Vivemos um momento de transformações estruturais como globalização, revolução tecnológica e formação de blocos econômicos. É necessário democratizar essas informações a fim de dar ao homem condições que lhe permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos em que estão inseridos. Esses pressupostos alicerçam o homem para uma perspectiva de inclusão social, em uma convivência justa, pacífica e de respeito às diferenças.
Vera S. P. Porto. A educação tem uma função de
mudança social. 2017 (com adaptações).
Considerando o texto acima, que trata da relação entre educação e sociedade, assinale alternativa que apresenta o papel da escola na sociedade contemporânea.
Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em práticas sociais de leitura e de escrita."
Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo
Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).
Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.
O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de
O sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2000) afirma que o principal desafio do professor da atualidade é repensar sua própria prática, redimensionando‐a para atuar frente às rápidas e profundas transformações pelas quais passam a sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta à competência mais necessária ao enfrentamento desse desafio.
As Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Fundamental definem, em sua quarta diretriz, o paradigma curricular que deverá ser articulado, por cada unidade escolar, ao projeto de sociedade que se pretende construir e transformar. Com relação a esse paradigma, assinale a alternativa correta.
A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta os elementos constitutivos da organização do trabalho pedagógico escolar no segundo ciclo.
A escola inclusiva é uma demanda da sociedade atual, dada a grande diversidade social que apresenta, resultado da universalização do acesso à escola. No que se refere ao modelo educacional inclusivo, assinale a alternativa correta.
Acerca do Plano de Saúde na Escola (PSE), assinale a alternativa correta.
No que se refere à escola de tempo integral, assinale a alternativa correta.
Com relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação(TIC) na educação, assinale a alternativa correta.
Durante a coordenação pedagógica coletiva, uma professora do 2.º ano relatou a grande diferença nos níveis de aprendizagem de seus alunos. Segundo ela, era possível subdividir os alunos em quatro grupos distintos. A coordenadora pedagógica lembrou que o ato educativo deve compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu próprio desenvolvimento. Considerando essa situação hipotética e a função da avaliação na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta o que a professora deveria observar ao planejar e construir seus instrumentos de avaliação.
Acerca da relação entre educação e sociedade e de suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, assinale a alternativa correta.
Para que o trabalho pedagógico aconteça de modo fluido e integrado, envolvendo a todos os que dele participam, algumas providências são necessárias. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma dessas providências.
A escola inclusiva é uma demanda da sociedade atual, dada a grande diversidade social que apresenta, resultado da universalização do acesso à escola. No que se refere ao modelo educacional inclusivo, assinale a alternativa correta.