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Sobre o Código de Ética do Pedagogo, é CORRETO afirmar que

I. deverá guardar sigilo de tudo que tem conhecimento, como decorrência de sua atividade profissional, que possa prejudicar o educando.

II. As penalidades previstas no código consideram apenas advertência e suspensão do exercício profissional.

III. constituem infrações disciplinares: violar, sem justa causa, sigilo profissional; praticar crime infamante.

IV. a quebra do sigilo não será admitida em nenhuma circunstância ou hipótese.

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990), em seu capítulo V, trata das Medidas Socioeducativas na Seção I, Art. 112, afirmando que: verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente algumas medidas. Das medidas relacionadas a seguir, qual NÃO se refere a uma medida socioeducativa prevista no ECA?

Leia o texto a seguir.

Uma mudança que já vem ocorrendo na prática em nossa língua, inclusive pelos praticantes da norma-padrão, é o verbo “namorar". A raiz desse verbo é “am", que significa “união". E sua ação pressupõe algo direto, em um reveza-mento constante de agente/paciente. É um verbo transitivo direto (claro, quando exigir complemento). Todavia, talvez porque psicologicamente nos neguemos a aceitar que a ação de namorar seja individual, o povo juntou certa preposi-ção a esse verbo, estabelecendo, assim, a companhia. [...] É praticamente impossível que a forma considerada correta se mantenha como tal.

Revista Língua Portuguesa. Edição 62, p. 20 (Adaptado).

Certas estruturas linguísticas vão sendo modificadas pelos falantes de acordo com a percepção que eles têm sobre elas, ainda que a norma-padrão costume manter suas prescrições. Assim, qual das frases a seguir, retiradas de jornais, é fruto da referida mudança na regência do verbo “namorar" e, portanto, está em desacordo com a norma-padrão?

Leia o texto.

Observe, nesse texto, o emprego dos verbos e dos modos em que estão conjugados e assinale a alternativa CORRETA.

 

 

 

 

 

Todos os 200 alunos de um determinado curso preparatório prestaram pelo menos um dos concursos públicos B, T ou R.

Desses alunos, 160 prestaram o concurso B, 120 prestaram o concurso T e 100 o concurso R. Se k alunos, dentre os 200

citados inicialmente, prestaram ambos os concursos B e R, então quantos são, ao todo, os possíveis valores de k?

Suponha que são verdadeiras as sentenças a seguir. I. Todo grande pensador tem raciocínio lógico perfeito. II. Quem tem raciocínio lógico perfeito pensa muito. III. Todo estudante pensa muito. Analise as quatro sentenças que seguem. 1.Quem não tem raciocínio lógico perfeito não é um grande pensador. 2.Todo grande pensador pensa muito. 3.Quem pensa muito é um grande pensador. 4.Algum estudante tem raciocínio lógico perfeito. 5.Algum estudante não tem raciocínio lógico perfeito e, portanto, não é um grande pensador. Dentre as sentenças (1), (2), (3), (4) e (5), exatamente quantas são consequências lógicas de (I), (II) ou (III)?

Um comerciante deseja calcular o valor total de laranjas utilizando o Microsoft Excel 2003. Qual alternativa representa a função que o comerciante deverá utilizar? O valor resultante da função está contido na célula E2.

A Política Nacional de Assistência Social (2004) tem como usuários os cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos, tais como: famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e, ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social. Para desenvolver o trabalho social com esses usuários, a Assistência Social está articulada em proteções, que podem ser definidas como:

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990) trata da questão do Acesso à Justiça em seus artigos 141 até 144. Em relação a esses direitos previsto a crianças e adolescentes, é CORRETO afirmar:

I. É garantido o acesso de toda criança ou adolescente à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, por qualquer de seus órgãos. A assistência judiciária gratuita será prestada aos que dela necessitarem, através de defensor público ou advogado nomeado.

II. Os menores de dezesseis anos não serão representados e os maiores de dezesseis e menores de vinte e um anos poderão comparecer sozinhos frente ao juiz, pois já são considerados emancipados.

III. E vedada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional.

IV. Qualquer notícia a respeito do fato não poderá identificar a criança ou adolescente, vedando-se fotografia, referência ao nome, apelido, filiação, parentesco e residência.

Sobre a estrutura sintática de regência, de concordância e de colocação dos trechos repetidos a seguir, assinale a alternativa que faz uma afirmação CORRETA.

 

 

 

 

Analise as assertivas acerca dos objetivos da Assistência Social previstos na Lei 8.742/93 e, depois, assinale a alterna-tiva CORRETA.

I. Habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e promoção de sua integração à vida comunitária.

II. Vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos.

III. Garantia de, no mínimo, três salários-mínimos de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Segundo uma pesquisa feita com usuários do site Guia do Estudante, apenas 14% dos estudantes afirmam entender muito bem como funciona a pontuação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), 62% entendem mais ou menos e 24% não entendem como é calculado o resultado final. Dentro de cada prova do ENEM – Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias (exceto a redação) – foram estabelecidas es-calas de proficiência. Essas escalas consideram que cada conhecimento adquirido é necessário para avançar naquela área. Ou seja, para aprender o conteúdo B, é necessário conhecer o conteúdo A, e para aprender o conteúdo C, é necessário ter aprendido o B. Qual é a Teoria que subsidia a avaliação que está evidente no modelo utilizado pelo INEP (órgão do Ministério da Edu-cação que elabora o ENEM) nos processos de avaliação de larga escala?

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