Observando-se o texto do Hino de Jambeiro, percebe-se que o autor enaltece a natureza do Município, entre certas passagens, quando se refere a:
Observe as frases abaixo, analise-as e assinale a alternativa cuja frase apresenta um predicado nominal:
Assinale, entre as alternativas abaixo. a que apresenta corretamente o conceito de polissem ia:
Parte do Município de Jambeiro é banhada pela represa de Santa Branca, formada pelas águas dos rios Paraibuna e Paraitinga. A sede do Município é cortada pelo rio Capivari (afluente do rio Paraíba), que nasce no perímetro urbano, formado pela junção dos ribeirões ______ e ______, que passam pela cidade.
Assinale, entre as alternativas abaixo, a que completa corretamente o texto acima, sobre a hidrografia do Município de Jambeiro:
Um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado. Ou seja, a solução não está disponível de início, mas é possível construí-la.
Em muitos casos, os problemas usualmente apresentados aos alunos não constituem verdadeiros problemas, porque, via de regra, não existe um real desafio nem a necessidade de verificação para validar o processo de solução.
O que é problema para um aluno pode não ser para outro, em função dos conhecimentos de que dispõe.
Resolver um problema pressupõe que o aluno:
1 - Elabore um ou mais procedimentos de resolução (como realizar simulações, fazer tentativas, formular hipóteses).
2 - Aplique de forma mecânica uma formula ou processo operatório.
3 - Compare seus resultados com os de outros alunos.
4 - Valide seus procedimentos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, os pressupostos corretos para resolver um problema, são apenas os relacionados em:
Na letra do Hino de Jambeiro, acima reproduzida, as expressões torrão, estirpes. nacarados e fanal, têm respectivamente o mesmo significado de:
Assinale a alternativa correspondente à frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome respectivamente:
No início do século XX, a região de Jambeiro possuía grandes plantações de café. Com a queda do preço do café no final dos anos 20 do século XX houve o êxodo de muitas famílias jambeirenses para outras regiões do Estado (fenômeno também ocorrido em todas as pequenas cidades do Vale), passando a economia a basear-se na pecuária leiteira, que emprega reduzida mão-de-obra.
Em consequência, a população do município chegou a cair, na década de 60, para menos de 3000 habitantes. A atividade comercial. bastante intensa na época do café, foi muito abalada na década de 30 do século XX, em virtude da mudança de grande número de famílias para as _____________________________________________.
O artigo 5° da Lei 1722/2015, que institui o Plano Municipal de Educação de Jambeiro, que estabelece a proposta educacional do Município, com suas respectivas diretrizes, objetos, metas e ações, "Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com _______________________________________ avaliar a execução do PME, estabelecendo os mecanismos, necessários ao acompanhamento das metas".
A lacuna do texto do Artigo 5°, transcrito acima, pode ser completada corretamente, com uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
O estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas nesse processo - aluno, professor e saber matemático - assim como das relações entre elas.
Numa reflexão sobre o ensino de Matemática é de fundamental importância ao professor:
1 - Identificar as principais características dessa ciência, de seus métodos, de suas ramificações e aplicações.
2 - Conhecer a história de vida dos alunos, seus conhecimentos informais sobre um dado assunto, suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
3 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a prática em sala de aula e as escolhas pedagógicas estão intimamente ligadas a essas concepções.
4 - Te r clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a definição de objetivos e conteúdos de ensino e as formas de avaliação estão intimamente ligadas a essas concepções.
Estão relacionadas nos Parâmetros Curriculares de Matemática, as afirmativas:
Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação, numerados de acordo com o quadro abaixo. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) outrora
( ) caça
( ) pontapé
( ) planalto
( ) anoitecer
( ) transcontinental
A sede municipal de Jambeiro localiza-se na latitude aproximada de 23°15'13" sul e na longitude 45°41'16" oeste, estando a uma altitude de 1695 metros. Sua população estimada em 2009 era de 5500 habitantes e a densidade demográfica 30,20h/km².
Do texto acima, a única informação errada refere-se a:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Entre as afirmativas abaixo, assinale a que representa o princípio fundamental da Escola Inclusiva segundo a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas, na área de necessidades educativas especiais.
No conteúdo Espaço e Forma, proposto para o ensino de Matemática no quarto ciclo do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem:
I - Representação e interpretação do deslocamento de um ponto num plano cartesiano por um segmento de reta orientado.
II - Estabelecimento da razão aproximada entre a medida do comprimento de uma circunferência e seu diâmetro.
III - Determinação da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.
IV - Identificação e construção das alturas, bissetrizes, medianas e mediatrizes de um triângulo utilizando régua e compasso.
V - Verificações experimentais e aplicações do teorema de Tales.
VI - Verificações experimentais, aplicações e demonstração do Teorema de Pitágoras.
Observe as afirmativas acima e assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, para o ensino de Matemática no quarto ciclo do ensino fundamental.