Observando-se o texto do Hino de Jambeiro, percebe-se que o autor enaltece a natureza do Município, entre certas passagens, quando se refere a:
Observe as frases abaixo, analise-as e assinale a alternativa cuja frase apresenta um predicado nominal:
Assinale, entre as alternativas abaixo. a que apresenta corretamente o conceito de polissem ia:
Parte do Município de Jambeiro é banhada pela represa de Santa Branca, formada pelas águas dos rios Paraibuna e Paraitinga. A sede do Município é cortada pelo rio Capivari (afluente do rio Paraíba), que nasce no perímetro urbano, formado pela junção dos ribeirões ______ e ______, que passam pela cidade.
Assinale, entre as alternativas abaixo, a que completa corretamente o texto acima, sobre a hidrografia do Município de Jambeiro:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História, espera-se que os alunos, ao final do terceiro ciclo, sejam capazes de: I - Conhecer as principais características do processo de formação e da dinâmica dos Estados Nacionais. II - Conhecer realidades históricas singulares, distinguindo diferentes modos de convivência nelas existentes. III - Caracterizar e distinguir relações sociais da cultura com a natureza em diferentes realidades históricas. IV - Utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares. V - Ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos. Dos objetivos elencados acima, apenas um não é esperado que os alunos atinjam ao final do terceiro ciclo. Qual é?
Na letra do Hino de Jambeiro, acima reproduzida, as expressões torrão, estirpes. nacarados e fanal, têm respectivamente o mesmo significado de:
Assinale a alternativa correspondente à frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome respectivamente:
No início do século XX, a região de Jambeiro possuía grandes plantações de café. Com a queda do preço do café no final dos anos 20 do século XX houve o êxodo de muitas famílias jambeirenses para outras regiões do Estado (fenômeno também ocorrido em todas as pequenas cidades do Vale), passando a economia a basear-se na pecuária leiteira, que emprega reduzida mão-de-obra.
Em consequência, a população do município chegou a cair, na década de 60, para menos de 3000 habitantes. A atividade comercial. bastante intensa na época do café, foi muito abalada na década de 30 do século XX, em virtude da mudança de grande número de famílias para as _____________________________________________.
O artigo 5° da Lei 1722/2015, que institui o Plano Municipal de Educação de Jambeiro, que estabelece a proposta educacional do Município, com suas respectivas diretrizes, objetos, metas e ações, "Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com _______________________________________ avaliar a execução do PME, estabelecendo os mecanismos, necessários ao acompanhamento das metas".
A lacuna do texto do Artigo 5°, transcrito acima, pode ser completada corretamente, com uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
Algumas das informações e questões históricas, adquiridas de modo organizado ou fragmentado, são incorporadas significativamente pelo adolescente, que as associa, relaciona, confronta e generaliza. O que se torna significativo e relevante, consolida seu aprendizado. O que ele aprende fundamenta a construção e a reconstrução de seus valores e práticas cotidianas e as suas experiências sociais e culturais. O que o sensibiliza molda a sua identidade nas relações mantidas com a família, os amigos: os grupos mais próximos e mais distantes e com a sua geração. O que provoca conflitos ·e dúvidas estimula-o a distinguir, explicar e dar sentido para o presente, o passado e o futuro, percebendo a vida como __________________________________. Complete o texto, escolhendo a alternativa correta:
Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação, numerados de acordo com o quadro abaixo. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência numérica encontrada:
( ) outrora
( ) caça
( ) pontapé
( ) planalto
( ) anoitecer
( ) transcontinental
A sede municipal de Jambeiro localiza-se na latitude aproximada de 23°15'13" sul e na longitude 45°41'16" oeste, estando a uma altitude de 1695 metros. Sua população estimada em 2009 era de 5500 habitantes e a densidade demográfica 30,20h/km².
Do texto acima, a única informação errada refere-se a:
De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:
I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
Entre as afirmativas abaixo, assinale a que representa o princípio fundamental da Escola Inclusiva segundo a Declaração de Salamanca sobre Princípios, Políticas e Práticas, na área de necessidades educativas especiais.
Para o terceiro ciclo do ensino fundamental 5ª e 6ª séries/6° e 7° anos), os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem o eixo temático "História das Relações Sociais, da cultura e do trabalho", que se desdobra em dois subtemas: "As relações sociais e a natureza" e As relações de trabalho".
O eixo temático e os subtemas remetem ao estudo de questões sociais relacionadas a:
I - Real idade dos alunos.
II - Acontecimentos históricos e suas relações e durações no tempo.
III - Conceitos históricos e seus conceitos.
IV - Como cada sociedade organizava a divisão do tralha entre indivíduos e grupos sociais.
V - Organizações Políticas Internacionais.
Estão de acordo com o eixo temático e subtemas do terceiro ciclo do ensino fundamental as afirmativas: