Em 1817, durante o império, fatores econômicos, políticos e sociais foram responsáveis pela Revolução Pernambucana: a crise
na produção de açúcar e algodão e a luta dos senhores rurais e homens livres contra o domínio comercial dos portugueses e para
diminuir os preços dos gêneros de primeira necessidade que eles vendiam. Além do desejo de substituir a monarquia absoluta pela
república, de forma mais liberal de governo, já adotada nos Estados Unidos da América. Examine as asserções seguintes:
I- O primeiro partido político propriamente dito do Ceará, o Partido Republicano, liderado pela família Alencar, surgiu na Revolução
Pernambucana de 1817, quando ocorreu a Proclamação da República, no Crato.
II- Na rica região do Cariri, onde a família Alencar gozava de largo prestígio, José Martiniano de Alencar leu na matriz de Crato uma
mensagem que trouxe de Pernambuco e proclamou a nova república. A Revolução de 1817 se tornou, no Ceará, um movimento
quase totalmente da família Alencar. José Martiniano recebeu o apoio de sua mãe, Dona Bárbara de Alencar, de seu tio, o Capitão
Leonel Pereira de Alencar, de seu padrinho, o vigário de Crato Miguel Carlos da Silva Saldanha, de seus irmãos Tristão e Carlos e de
numerosa parentela.
III- A Revolução Pernambucana foi uma das únicas revoluções antes da Independência, em que os revoltosos assumiram
temporariamente o poder político. Apesar de sua existência efêmera e da derrota dos insurretos, a Revolução Pernambucana, que
durou 75 dias em Pernambuco e 8 dias no Ceará, teve repercussão no movimento constitucionalista de 1821, na campanha da
Independência de 1822 e na Confederação do Equador, de 1824
IV- Os revolucionários ainda venceram algumas lutas contra as forças militares, mas acabaram sendo vencidos, e seus principais
líderes executados no Recife e em Fortaleza. Na capital cearense, o Passeio Público (antigo campo da pólvora) foi o local das
execuções e enforcamentos desses líderes.
Estão corretos os itens:
Há duas vertentes da Pedagogia Tradicional em sua origem:
Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:
Analise este fragmento: “Lembro-me perfeitamente do primeiro ano, quando Dona Maria Augusta Toscano colocou nas minhas mãos um livro chamado As Mais Belas Histórias, de Lúcia Casasanta” (l. 04 e 05). Todos os verbos presentes em tal trecho são:
Sustentando-se unicamente no conteúdo do texto em análise, não é possível asseverar que:
Sobre os princípios teóricos e metodológicos do ensino da História, são corretas as afirmações, EXCETO:
A Escola dos Annales ocupa um lugar privilegiado na produção historiográfica contemporânea; desde o seu início, no final dos anos de 1920, até a atualidade, vem influenciando várias gerações de historiadores que buscam compreender a história em suas múltiplas dimensões de abordagem. Entre as alternativas, todas estão corretas, EXCETO:
Sobre a Fortaleza do século XIX, examine as asserções seguintes:
1 - O crescimento de Fortaleza se evidencia em seu “aformoseamento”, na oferta de serviços urbanos e na adoção de uma
infraestrutura razoável. Passa a ter transporte coletivo por bondes de tração animal, calçamento nas ruas centrais, linhas de
telégrafo e de vapor para a Europa e Rio de Janeiro, iluminação a gás carbônico, telefonia, biblioteca pública, bons educandários
(como o Liceu e o Colégio Imaculada Conceição), seminário (o da Prainha), jornais etc.
2 - É a chamada Belle Époque. As elites inspiravam-se nos valores “civilizados” da Europa – luvas, chapéus, casacos, nomes
franceses, ideias do velho mundo. O Passeio Público era local de encontros, lazer e de mostrar a “civilidade”. Os intelectuais
reuniam-se nos famosos “cafés” (quiosques) da Praça do Ferreira. Num desses cafés, o Java, em 1892, formar-se-ia a mais irônica e
crítica associação de letrados cearenses, a Padaria Espiritual.
3 - Em 1875, o engenheiro pernambucano Adolfo Herbster elabora um plano urbanístico, objetivando disciplinar a expansão da
cidade através do alinhamento de suas ruas e da abertura de novas avenidas. Esse ordenamento de construção, desde o século XIX,
de ruas largas e grandes avenidas, perdura até os dias de hoje.
4 - Com o crescimento de Fortaleza, verificou-se uma preocupação do poder público e das elites em controlar e disciplinar as
camadas populares da cidade, pois, com a construção e melhoria de estradas e ferrovias, como a Estrada de Ferro Fortaleza Baturité
(EF(B), inaugurada em 1873, e a intensa migração rural-urbana, principalmente na época das secas, a exemplo da de 1877-79, a
população considerada pobre migrou com grande intensidade para Fortaleza.
São corretos os itens:
Sobre a História e o conceito de memória, é incorreto afirmar que:
Sobre a origem da Didática, assinale a correta:
Em relação aos objetivos do Ensino, conceituamos corretamente.
Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?
O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:
Em 2016, completam-se cento e quarenta e cinco anos de nascimento e fim da Comuna de Paris. Analisemos a discussão
historiográfica, em um viés marxista, referente a este tema:
“Para que uma revolução social possa triunfar são necessárias pelo menos duas condições: forças produtivas altamente
desenvolvidas e um proletariado bem preparado. Mas em 1871 estas duas condições estavam ausentes. O capitalismo estava ainda
pouco desenvolvido e a França era sobretudo um país de pequena burguesia (artesões, camponeses, lojistas, etc). Não existia
partido operário; a classe operária não tinha nem preparação nem grande arrebatamento e, no seu conjunto, não tinha mesmo uma
ideia muito clara das suas tarefas e dos meios de as realizar. Não havia nem uma real organização política do proletariado, nem
sindicatos nem associações cooperativas de massa" (LENIN, apud MARX e ENGELS, 1979, p. 21).
Sobre o texto acima, podemos afirmar que:
O conhecimento histórico não se limita a apresentar o fato no tempo e no espaço acompanhado de uma série de documentos que comprovam sua existência. É preciso ligar o fato a temas e aos sujeitos que o produziam para buscar uma explicação. E para explicar e interpretar os fatos, é precisa uma análise que deve obedecer a determinados princípios. Nesse procedimento, são utilizados conceitos que organizam os fatos, tornando-os inteligíveis (Bittencourt, Circe p. 183). Sobre os conceitos relacionados à História, podemos dizer que: