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No que se refere à competência, chamam-se absolutos os critérios criados para proteger

interesses públicos e critérios relativos são aqueles criados para a tutela de interesses

particulares. Nos termos do novo Código de Processo Civil, a incompetência relativa pode

ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.

Nos termos do novo Código de Processo Civil, a tutela de urgência e da evidência podem

ser requeridas apenas no curso do procedimento em que se pleiteia a providência principal.

Nos termos do novo Código de Processo Civil, o juiz pode dilatar os prazos processuais e

alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito

de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito.

Nos termos do novo Código de Processo Civil, a ação rescisória é a demanda através da

qual se busca desconstituir decisão coberta pela coisa julgada, com eventual rejulgamento

da causa original, não sendo cabível contra decisão interlocutória de mérito.

Nos termos da Lei n.12.016/09 (Mandado de Segurança), o reexame necessário é

indispensável no mandado de segurança e a sentença que concede o mandado produzirá

efeitos apenas depois de confirmada pelo tribunal.

Enquanto os naturalistas compreendem o direito como decorrência natural da legislação

pátria, os positivistas defendem que o direito se positivou independentemente da vontade

humana e das leis, tendo como pressupostos os valores do ser humano e a busca da justiça.

Como princípio fundamental relacionado à segurança jurídica a Constituição Federal

expressamente previu que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito

e a coisa julgada". A ação recisória, entretanto, é uma das hipóteses de relativização desse

princípio.

Segundo entendimento recente do Supremo Tribunal Federal, é imprescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil, conforme estabelece o art. 37, § 5º da Constituição Federal.

O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da

representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o número de trinta e seis,

será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação dos praças.

Estabelecendo divisão de tributos entre os entes federativos, a Constituição Federal

conferiu aos Municípios a instituição de imposto sobre a propriedade predial e territorial

urbana, permitindo sua progressividade em razão do valor do imóvel, bem como a

diferenciação de alíquotas de acordo com a localização e o uso do imóvel.

A competência para apreciação e julgamento de processos relativos a crimes praticados por magistrado ou membro do Ministério Público dos Estados será sempre do respectivo Tribunal de Justiça, respeitadas as instâncias recursais.

A administração pública, no sentido subjetivo, designa o conjunto de órgãos e agentes

estatais responsáveis por funções administrativas. No sentido objetivo, a administração

pública é um complexo de atividades concretas visando o atendimento do interesse

público.

São modalidades de parceria público-privada a concessão patrocinada, definida como

concessão comum, assim entendida a concessão de serviços públicos ou de obras públicas

de que trata a Lei n. 8.987/95 (Concessão e Permissão), quando não envolver

contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado, e a concessão

administrativa, definida como contrato de prestação de serviços de que a Administração

Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou

fornecimento e instalação de bens.

Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante tanto para o setor público quanto para o setor privado.

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