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Folha de respostas:

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As linguagens oral e escrita são instrumentos de representação de pensamentos e idéias. Assinale a alternativa que melhor esclarece o processo de aquisição dessas duas linguagens.

“A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evitar a diluição delas em generalidades. De fato, será principalmente na possibilidade de relacionar as disciplinas em atividades ou projetos de estudo, pesquisa e ação, que a interdisciplinaridade poderá ser uma prática pedagógica e didática adequada aos objetivos do Ensino Médio.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf) Pensando em atender ao princípio da interdisciplinaridade trabalhando com o desenvolvimento de projetos, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser considerados:

O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho” e assegura-lhes: I Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II Direito de ser respeitado por seus educadores;
III Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV Direito de organização e participação em entidades estudantis estando com 15 anos completos;
V Acesso à escola pública e gratuita até o 5º Ano e próxima de sua residência.
Assinale a alternativa CORRETA.

O construtivismo desenvolveu nos educadores comprometidos com a construção do conhecimento de seus alunos o procedimento de rever continuamente as propostas de atividades em função do objetivo de aprendizagem que se pretende alcançar. Nesse sentido, podemos afirmar que a avaliação:
I deve existir.
II deve ser contínua.
III deve processar-se cada vez mais no âmbito do individual.
IV deve processar-se cada vez mais no âmbito do coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Podemos dizer que um projeto pedagógico politicamente comprometido deverá (re)estruturar a escola em articulações coerentes, imprimindo-lhe uma unidade interna que se expressa:
I No modo de conceber, organizar e desenvolver o currículo;
II Nas formas de orientar o processo metodológico de conclusão do ensino;
III Nas relações amplas e complexas do cotidiano escolar responsáveis pelas aprendizagens mais significativas;
IV Nas aprendizagens que consolidam valores;
V Nas aprendizagens que desenvolvem a cultura.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

“(...) para a epistemologia genética, o mundo é sempre um mundo de sujeitos, mais ou menos autônomos; jamais um mundo que suprime o sujeito. A instância coletiva depende sempre do somatório das relações entre os indivíduos.” (BECKER, Fernando. EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO - Porto Alegre: ARTMED, 2001: 86)
Considerando a epistemologia genética na construção da Pedagogia Construtivista, podemos afirmar que o construtivismo:
I Defende que um determinado conteúdo de ensino só tem sentido se compreendido no seu processo de construção.
II Afirma que a construção do conhecimento requer desafios que articulem as dimensões cognitivas, afetivas, éticas e estéticas.
III Propõe que a necessidade individual dos educandos deve se sobrepor as necessidades do trabalho coletivo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Assinale a alternativa que explicita o objetivo do Projeto Político Pedagógico.

A pluralidade cultural é fundamental para a vivência plena da cidadania. Muitos são os objetivos que se pretendem alcançar quando se discute essa temática. Assinale a alternativa que contém um objetivo que NÃO corresponde ao entendimento correto do conceito de pluralidade.

A definição de pesquisa, segundo o dicionário Michaelis, é o ato de investigar. Uma investigação é feita quando o pesquisador faz estudos sobre algo, analisa causas, levanta dados e encontra e explica possibilidades. Toda a pesquisa com fins científicos requer um estudo prévio sobre a eficácia de sua finalidade. Um dos materiais da pesquisa é o dado estatístico, que se obtém mediante um processo que envolve, por exemplo, a observação ou outra mensuração de características de uma população ou amostra tais como renda anual numa comunidade, sexo dos indivíduos de uma tribo indígena, percentagem de açúcar em cereais, etc. Cada uma dessas características é chamada de variável, porque originam valores que tendem a exibir certo grau de variabilidade quando são feitas mensurações sucessivas.
Diante disso, assinale a alternativa que explicita o conceito que define estatística.

O atendimento educacional às pessoas com deficiência deve amparar-se em legislações que garantem o direito constitucional de acesso e permanência a educação para todos. Desse modo:

Segundo Fernando Hernández em Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho, a visão sobre o conhecimento e o currículo que os profissionais da escola possuem pode contribuir para a mudança em Educação e possibilitar o trabalho com projetos. Assinale a alternativa que apresenta os aspectos que precisam ser considerados ao se trabalhar com projetos na escola:

O pedagogo-orientador, diante do compromisso de formador, deve considerar, dentre outras, as dimensões constitutivas do processo formativo do educador enfatizadas por Antonio Joaquim Severino, que são:

São considerações fundamentais para o planejamento de uma atividade pedagógica que pretende favorecer a construção do conhecimento:
I os conhecimentos espontâneos dos aprendizes;
II a escuta e a observação sobre o fazer dos aprendizes;
III a repetição e o exercício contínuo sobre os conceitos;
IV a proposta de interação prática com os conceitos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

“Para a elaboração dos itens do Saeb e da Prova Brasil, buscou-se uma associação entre os conteúdos da aprendizagem e as competências utilizadas no processo de construção do conhecimento.”
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf) As avaliações externas têm se pautado nos conceitos de matriz de referência composta por habilidades e competências. O conceito de competência desenvolvido por Philippe Perrenoud está associado a(à )

Na publicação da UNESCO, “Ensino médio e Educação profissional, desafios da integração”, no desenvolvimento de um debate sobre a articulação e integração curricular, são observadas as seguintes necessidades de estrutura de um Currículo Integrado:
I evidenciar a opção política no currículo;
II possibilitar estruturalmente sua avaliação histórica, social e coletiva;
III ser modelo de currículo, demostrando eficácia e eficiência na resolução das problemáticas de aprendizagem; IV possuir concepções e alguns princípios norteadores comuns a um parâmetro nacional;
V prever um longo tempo para o desenvolvimento das aprendizagens;
VI otimizar as necessidades de aceleração do currículo, tendo em vista a iniciação no mercado de trabalho.
É pertinente para a construção de um Currículo Integrado, apenas o descrito em:

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