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Q574058

No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais são genericamente denominados:

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Q574072

Assinale a alternativa que contém todas as modalidades de licitação contempladas na Lei 8666/93:

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Q573947

Texto para responder às questões de 01 a 06.

Músculos de pixels

No meio do Ph.D. sobre movimentos de seres vivos, Torsten Reil fundou

uma empresa de games que é sucesso na Apple Store.

por Tiago Cordeiro

As cenas de bastidores de filmes e games com um ator

vestido com um macacão em frente a um fundo verde estão

com os dias contados. É assim que ainda funcionam várias

produções: os movimentos do personagem são gravados e

vão para um banco de dados que o desenvolvedor do game

(ou o editor do filme) vai usar para cada situação. A técnica,

conhecida como motion capture, está prestes a ficar

ultrapassada. E o futuro da animação tem nome e sobrenome:

Torsten Reil.

Britânico de 38 anos, Reil lidera um movimento que está

revolucionando este mercado. Como CEO e fundador de um

dos mais inovadores estúdios de animação para games do

mundo, o Natural Motion, ele se especializou em desenvolver

softwares que criam vidas artificiais. Hoje é possível traduzir

em fórmulas matemáticas o mecanismo de evolução do

comportamento de um ser vivo inteligente. A sacada de

Torsten foi reunir essas fórmulas num programa e aplicá-las a

um personagem com características humanas. Na medida em

que ele faz movimentos repetitivos, aprende a usar sua

musculatura virtual e a reagir como se estivesse no mundo

real, obedecendo às leis da física (...). Com isso, os

movimentos ficam muito mais ricos e verossímeis.

Reil aprendeu a fazer isso há dez anos, enquanto preparava

seu trabalho de Ph.D. em biologia na Universidade Oxford. O

ano era 2001. Biólogo de formação, ele pesquisava a

recriação computadorizada dos movimentos de seres vivos,

uma área que estava despontando e servia para prever o

comportamento de animais do presente e do passado, como

os dinossauros. Reil, então com 27 anos, trabalhava com os

movimentos de bípedes — a maioria das pesquisas naquele

momento eram focadas em animais marinhos, bem mais

simples. Mas nem chegou a concluir o Ph.D.

Assim que conseguiu fazer um ser animado em 3D aprender

a caminhar sozinho, largou Oxford e abriu o Natural Motion. A

empresa já lançou 9 jogos para celular. Todos chegaram à

lista dos 10 aplicativos mais baixados da Apple Store;

somados, já ultrapassaram 30 milhões de downloads. Só um

destes jogos, o CSR Racing, chegou ao topo do ranking da

Apple Store e rendeu US$ 12 milhões somente no primeiro

mês após o lançamento.

Para alcançar este sucesso, Reil largou o ambiente

acadêmico com um plano ambicioso: construir figuras

humanas virtuais de dentro para fora, com músculos, ossos e

tendões, e fazê-las aprender a caminhar, correr, apanhar,

cair. Ele contou com apoio da própria universidade, que

mantém uma empresa, a Isis Inovation, dedicada a levar

pesquisas desenvolvidas em Oxford para o mercado. (...)

O objetivo era fazer com que o personagem de um game não

caísse da mesma forma ao tomar um soco pela direita ou pela

esquerda. Para isso, Reil submeteu seu personagem a

exercícios repetitivos, até que ele tivesse capacidade de

reagir com inteligência — uma espécie de evolução artificial

estimulada por algoritmos. Após dois anos de

desenvolvimento, a Natural Motion tinha um software de

geração de animação para oferecer aos estúdios, o

Endorphin.

A indústria se interessou. Além do maior realismo, o software

permitia economizar tempo (logo, dinheiro) no

desenvolvimento de figuras animadas — é mais rápido e

eficiente ensinar o personagem a se movimentar do que

desenhar (ou filmar) todos os movimentos necessários. O

Endorphin foi usado em comerciais de TV, em games (...) e

em filmes (...). O passo seguinte foi atacar o mercado de

games para a Apple Store. "O trabalho de Torsten Reil está

abrindo um novo horizonte para o uso da inteligência artificial

na animação", diz Michael Wooldridge, professor de ciências

da computação em Oxford.

(...) a Natural Motion também conseguiu uma licença do

governo britânico para pesquisar o uso de seus softwares na

medicina. O objetivo é mapear os movimentos de crianças

com paralisia cerebral e recriá-los em um cenário virtual.

Assim, seria possível fazer projeções virtuais de novos

aparelhos, como cadeiras de rodas, ou testar o efeito de uma

determinada cirurgia sem usar as crianças como cobaias. (...)

Extraído de http://revistagalileu.globo.com/ > Acesso em 22/03/2013

A separação silábica das palavras ultrapassada, algoritmos

e cobaias, retiradas do texto, dá-se correta e respectivamente

em:

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Q573954

Considere um conjunto A formado por todos os números

naturais pares de 1 a 10, um conjunto B formado por todos os

números naturais de 0 a 12 que são divisíveis por 3 e um

conjunto C formado por todos os números naturais de 0 a 15.

Sobre esses três conjuntos, podemos corretamente afirmar

que:

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Q574060

Sobre a função administrativa de planejamento, afirma-se: I É um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. II Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. III Abrange somente o nível estratégico da organização. IV O seu produto é o plano que proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Está CORRETO somente o que se afirma em:

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Q574065

A Redação Oficial, o Ato Normativo e toda comunicação do Poder Público devem ser redigidos com:

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Q574057

O conjunto de documentos relacionados entre si, por assunto, e que constitui uma unidade de arquivamento é chamado de:

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Q574069

Considerando a contratação de serviços técnicos especializados, é CORRETO afirmar que tais serviços poderão ser adquiridos através da modalidade “inexigibilidade de licitação”, desde que se constate:

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Q574071

Um edital de licitação, para ter sua validade assegurada, depende de uma série de requisitos, dentre os quais: a forma de retirada do edital, o objeto de contratação, os requisitos de habilitação, a forma de julgamento das propostas financeirocomerciais, a data, a hora e o local do certame. Além dos requisitos elencados, pode-se acrescentar a ele o exposto na alternativa:

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Q573946

Texto para responder às questões de 01 a 06.

Músculos de pixels

No meio do Ph.D. sobre movimentos de seres vivos, Torsten Reil fundou

uma empresa de games que é sucesso na Apple Store.

por Tiago Cordeiro

As cenas de bastidores de filmes e games com um ator

vestido com um macacão em frente a um fundo verde estão

com os dias contados. É assim que ainda funcionam várias

produções: os movimentos do personagem são gravados e

vão para um banco de dados que o desenvolvedor do game

(ou o editor do filme) vai usar para cada situação. A técnica,

conhecida como motion capture, está prestes a ficar

ultrapassada. E o futuro da animação tem nome e sobrenome:

Torsten Reil.

Britânico de 38 anos, Reil lidera um movimento que está

revolucionando este mercado. Como CEO e fundador de um

dos mais inovadores estúdios de animação para games do

mundo, o Natural Motion, ele se especializou em desenvolver

softwares que criam vidas artificiais. Hoje é possível traduzir

em fórmulas matemáticas o mecanismo de evolução do

comportamento de um ser vivo inteligente. A sacada de

Torsten foi reunir essas fórmulas num programa e aplicá-las a

um personagem com características humanas. Na medida em

que ele faz movimentos repetitivos, aprende a usar sua

musculatura virtual e a reagir como se estivesse no mundo

real, obedecendo às leis da física (...). Com isso, os

movimentos ficam muito mais ricos e verossímeis.

Reil aprendeu a fazer isso há dez anos, enquanto preparava

seu trabalho de Ph.D. em biologia na Universidade Oxford. O

ano era 2001. Biólogo de formação, ele pesquisava a

recriação computadorizada dos movimentos de seres vivos,

uma área que estava despontando e servia para prever o

comportamento de animais do presente e do passado, como

os dinossauros. Reil, então com 27 anos, trabalhava com os

movimentos de bípedes — a maioria das pesquisas naquele

momento eram focadas em animais marinhos, bem mais

simples. Mas nem chegou a concluir o Ph.D.

Assim que conseguiu fazer um ser animado em 3D aprender

a caminhar sozinho, largou Oxford e abriu o Natural Motion. A

empresa já lançou 9 jogos para celular. Todos chegaram à

lista dos 10 aplicativos mais baixados da Apple Store;

somados, já ultrapassaram 30 milhões de downloads. Só um

destes jogos, o CSR Racing, chegou ao topo do ranking da

Apple Store e rendeu US$ 12 milhões somente no primeiro

mês após o lançamento.

Para alcançar este sucesso, Reil largou o ambiente

acadêmico com um plano ambicioso: construir figuras

humanas virtuais de dentro para fora, com músculos, ossos e

tendões, e fazê-las aprender a caminhar, correr, apanhar,

cair. Ele contou com apoio da própria universidade, que

mantém uma empresa, a Isis Inovation, dedicada a levar

pesquisas desenvolvidas em Oxford para o mercado. (...)

O objetivo era fazer com que o personagem de um game não

caísse da mesma forma ao tomar um soco pela direita ou pela

esquerda. Para isso, Reil submeteu seu personagem a

exercícios repetitivos, até que ele tivesse capacidade de

reagir com inteligência — uma espécie de evolução artificial

estimulada por algoritmos. Após dois anos de

desenvolvimento, a Natural Motion tinha um software de

geração de animação para oferecer aos estúdios, o

Endorphin.

A indústria se interessou. Além do maior realismo, o software

permitia economizar tempo (logo, dinheiro) no

desenvolvimento de figuras animadas — é mais rápido e

eficiente ensinar o personagem a se movimentar do que

desenhar (ou filmar) todos os movimentos necessários. O

Endorphin foi usado em comerciais de TV, em games (...) e

em filmes (...). O passo seguinte foi atacar o mercado de

games para a Apple Store. "O trabalho de Torsten Reil está

abrindo um novo horizonte para o uso da inteligência artificial

na animação", diz Michael Wooldridge, professor de ciências

da computação em Oxford.

(...) a Natural Motion também conseguiu uma licença do

governo britânico para pesquisar o uso de seus softwares na

medicina. O objetivo é mapear os movimentos de crianças

com paralisia cerebral e recriá-los em um cenário virtual.

Assim, seria possível fazer projeções virtuais de novos

aparelhos, como cadeiras de rodas, ou testar o efeito de uma

determinada cirurgia sem usar as crianças como cobaias. (...)

Extraído de http://revistagalileu.globo.com/ > Acesso em 22/03/2013

Sobre o método desenvolvido por Reil, pode-se afirmar

corretamente que:

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Q573958

Uma aplicação em determinado banco rende 1,5% ao mês em

regime de juros simples, e José aplicou R$ 620,00 nessa

instituição. Qual o montante gerado por essa aplicação após

dois anos? Por quanto tempo José deveria manter tal

aplicação, se desejasse usar todo o montante gerado para dar

entrada em uma moto, no valor de R$1550,00?

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Q573960

Num clássico regional entre dois times de vôlei, a quantidade

de torcedores do time A era o triplo da quantidade de

torcedores do time B somado a 200. Sabendo que existem

1400 torcedores do time A no jogo, quantos eram os

torcedores do time B?

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Q574064

Considerando a distinção entre os conceitos de eficiência e eficácia na Administração, analise as características descritas a seguir, atribuindo ( 1) para eficiência e ( 2) para eficácia. (__) Trabalho realizado corretamente. (__) Realização de tarefas. (__) Resolução de problemas. (__) Treinamento de funcionários. (__) Acerto na solução proposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

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Q574056

O responsável pelo Arquivo pode valer-se de métodos diferenciados de organização. Assim, dentre os métodos mais utilizados, podemos destacar:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) A
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