Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Tomando por base as considerações de Libâneo no livro Democratização da escola pública (1990), assinale as alternativas abaixo com V para verdadeiro e F para falso acerca das tendências pedagógicas que se vinculam respectivamente à Pedagogia Liberal e à Pedagogia Progressista:

(   ) Tradicional; renovada progressivista; renovada não diretiva; tecnicista/libertadora; libertária/crítico-social dos conteúdos.
(   ) Libertadora; libertária/crítico-social dos conteúdos/ tradicional; renovada progressivista; renovada não diretiva; tecnicista.
(   ) Tradicional; escolanovista/construtivista; histórico-social.
(   ) Tradicionalista; tecnicista/moderna; contemporânea.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

''A inclusão postula uma reestruturação do sistema de ensino, com o objetivo de fazer com que a escola se torne aberta às
diferenças e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou características pessoais” (DUTRA, 2009). Inclusão total e incondicional na escola significa

Segundo os arts. 29 e 30 da Lei Nº 9493/94 (LDB), a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança préescolar, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Observada a faixa etária correspondente, a educação infantil será oferecida em:

As etapas necessárias a um planejamento de ensino bem-sucedido se norteiam pelas seguintes etapas:

1. Escolha dos procedimentos didáticos.

2. Formulação dos objetivos.

3. Estabelecimentos dos processos avaliativos.

4. Seleção do conteúdo.

5. Seleção das tecnologias didáticas.

6. Diagnóstico da realidade do aluno.

7. Organização dos conteúdos.

Marque a alternativa que estabelece a ordem correta dos itens acima, de cima para baixo:

Dias (1996) defende que é preciso resgatar o trabalho com jogos e brincadeiras na educação infantil. Assim, na criança, a
imaginação criadora surge na forma de jogos que se transformam num primeiro instrumento de enfrentamento da realidade.
O conhecimento deixa de estar preso ao aqui e agora para se transformar em canal de expressão de linguagem verbal, experiências vividas e interpretação da realidade. Outros benefícios didáticos decorrentes do uso do lúdico na educação pré-escolar, além da capacidade criadora, incluem, EXCETO:

Dentre os recursos didáticos mais utilizados na educação infantil para a transferência didática dos conteúdos de matemática, podemos citar, EXCETO:

Não obstante serem interdependentes e indissociáveis, os conceitos de alfabetização e letramentos se distinguem, conforme nos ensina Magda Soares (1998), tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem. Neste sentido, podemos estabelecer a seguinte diferença:

Sobre o sentido da charge abaixo, concluise que:

  1. No que diz respeito à responsabilização pelas notas baixas, houve uma mudança de foco do aluno para o professor.
  2. A família deixou de acompanhar e cobrar bom desempenho dos filhos e passou a lançar toda a responsabilidade sobre o professor e a escola.
  3. Apesar dos avanços tecnológicos e da sociedade como um todo, os alunos continuam tirando notas baixas.
  4. A nossa educação não melhorou nem piorou nestes últimos quarenta anos.

Estão corretos os itens

Segundo Frigotto apud Gentili, no livro A pedagogia da exclusão (1998), as propostas educacionais atuais enfatizam quase que exclusivamente o ensino por competências, concepção vinculada à ótica produtivista, cujo papel é desenvolver habilidades de conhecimento, de valores e atitudes e de gestão de qualidade, definidas pelas necessidades do mercado. De acordo com o ponto de vista do autor, é CORRETO afirmar que a política neoliberal na Educação:

Para Sacristán & Goméz (2000), a escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias,
habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Com base na lista das funções sociais da escola elaborada por esses autores afirmação, faça a correspondência da primeira coluna com a segunda:

  1. Função reprodutora
  2. Função educativa
  3. Função compensatória
  4. Função transformadora

(   ) Visa a utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e consequências, bem como oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução.
(   ) Visa a garantir a imitação social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade.
(   ) Visa a provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam
direta e acriticamente nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola. Visa a atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social.

A sequência correta dos itens é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282