Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para Sacristán & Goméz (2000), a escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias,
habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Com base na lista das funções sociais da escola elaborada por esses autores afirmação, faça a correspondência da primeira coluna com a segunda:

  1. Função reprodutora
  2. Função educativa
  3. Função compensatória
  4. Função transformadora

(   ) Visa a utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e consequências, bem como oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para o indivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução.
(   ) Visa a garantir a imitação social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade.
(   ) Visa a provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam
direta e acriticamente nas práticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola. Visa a atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social.

A sequência correta dos itens é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282