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Um professor recebeu um kit contendo Punção e Reglete, acompanhado de um Informe da Direção e da Coordenação com orientações sobre o uso desses instrumentos, indispensáveis à inclusão do novo aluno que acaba de se matricular na escola. Visando pleno acolhimento desse aluno, pode-se afirmar que o kit trará grande valor ao trabalho docente, uma vez que este aluno provavelmente tem grau avançado de:

A Lei Federal n.º 13.005/2014, ao aprovar o Plano Nacional da Educação, estabelece uma periodicidade legal para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP publique estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo da Lei. Qual a periodicidade dessa publicação, estabelecida pela lei?

Para que a escola faça algum sentido, os jovens e os seus pais e professores deverão ter um deus a quem servir ou, se possível, vários deuses. Sem eles, a escola é inútil. O famoso aforismo de Nietzsche torna-se aqui relevante: “Aquele que sabe por qual razão viver poderá suportar quase qualquer como”. Isto é válido tanto para a aprendizagem como para a vida. Muito simplesmente, não há modo mais certo de levar o ensino ao seu fim do que não o dotar de um fim. (...)
Um deus, no sentido em que uso a palavra, é o nome de uma grande narrativa, uma narrativa que possui credibilidade, complexidade e poder simbólico suficientes para permitir que o indivíduo organize a vida em função dela.

O Fim da Educação; Postman, Neil

Coesão por elipse consiste no apagamento de um termo do enunciado, uma vez que ele fica subentendido no contexto em que ocorre. Assinale a alternativa em que esse mecanismo de coesão ocorre.

A pessoa que não sabe o que quer, quando entra em uma livraria, entra também em um estado de desespero. Se vai a um restaurante self-service, fica desesperada. Quando vai a um rodízio, essa coisa bem brasileira (espeto corrido, como se diz no Sul), só pode ser um local de fruição e aproveitamento se tiver critério de seleção. Do contrário, se for aceitando tudo o que vier, no máximo vai ficar empanturrada em 15 minutos. O indivíduo se depara hoje com um excesso de oferta, sua única possibilidade para criar um anteparo, uma capacidade de aproveitamento menos alienado e robótico, é através de critérios de seleção. Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas: ela pergunta para onde vai a estrada, ao que o bicho questiona para onde a moça quer ir. Ela responde que não sabe para onde vai — então qualquer caminho serve.

FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/mario-sergio-cortella-nao-basta-ter-informacao-e-preciso-saber-o-que-fazer-com-ela.html

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

Para que a escola faça algum sentido, os jovens e os seus pais e professores deverão ter um deus a quem servir ou, se possível, vários deuses. Sem eles, a escola é inútil. O famoso aforismo de Nietzsche torna-se aqui relevante: “Aquele que sabe por qual razão viver poderá suportar quase qualquer como”. Isto é válido tanto para a aprendizagem como para a vida. Muito simplesmente, não há modo mais certo de levar o ensino ao seu fim do que não o dotar de um fim. (...)
Um deus, no sentido em que uso a palavra, é o nome de uma grande narrativa, uma narrativa que possui credibilidade, complexidade e poder simbólico suficientes para permitir que o indivíduo organize a vida em função dela.

O Fim da Educação; Postman, Neil

Em “Sem eles, a escola é inútil”, o termo em destaque recupera, por coesão anafórica:

A pessoa que não sabe o que quer, quando entra em uma livraria, entra também em um estado de desespero. Se vai a um restaurante self-service, fica desesperada. Quando vai a um rodízio, essa coisa bem brasileira (espeto corrido, como se diz no Sul), só pode ser um local de fruição e aproveitamento se tiver critério de seleção. Do contrário, se for aceitando tudo o que vier, no máximo vai ficar empanturrada em 15 minutos. O indivíduo se depara hoje com um excesso de oferta, sua única possibilidade para criar um anteparo, uma capacidade de aproveitamento menos alienado e robótico, é através de critérios de seleção. Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas: ela pergunta para onde vai a estrada, ao que o bicho questiona para onde a moça quer ir. Ela responde que não sabe para onde vai — então qualquer caminho serve.

FONTE: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/mario-sergio-cortella-nao-basta-ter-informacao-e-preciso-saber-o-que-fazer-com-ela.html

Sobre a passagem “Talvez a advertência mais séria seja aquela feita pelo gato para Alice, a do País das Maravilhas” e os termos em destaque, é correto afirmar que:

Durante o processo de preparação das aulas, o(a) professor(a), muito atento(a) ao processo global de formação de seus(suas) alunos(as), estabeleceu estreita relação entre a avaliação e o conteúdo trabalhado, alcançando excelentes vias de aplicação, na vida cotidiana, dos conceitos estudados. Como forma de concluir adequadamente esse ciclo de trabalho, o(a) professor(a) não poderá se esquecer:

Uma professora conduziu uma espécie de "processo de investigação" que deveria ser todo realizado pelos alunos, permitindo-os viver interessantes e positivas experiências de "confrontos" com os colegas, de responsabilização por escolhas, reflexão sobre prazos e planejamentos. A avaliação dos resultados foi feita a partir de objetivos construídos de forma autônoma com suporte docente, visando solução ou amenização de problemas vividos realmente na comunidade. O conteúdo curricular, nessa ação pedagógica, ganhou profundo sentido, tornando-se ferramenta prática e não somente abstrações a serem decoradas para uma prova. Analisando a estrutura descrita, pode-se afirmar que a proposta apresenta grande afinidade com o modelo educacional proposto por:

A inclusão de crianças com deficiência na escola regular, para que tenham acesso à sua formação integral como todos os demais brasileiros, foi um grande ganho, visto que promoveu mútua oportunidade de aprendizado, ao proporcionar a real e diária convivência entre seres humanos separados a anos pelas "muralhas da divisão, do preconceito e do afastamento". Do ponto de vista docente, a inclusão demanda intensa reflexão sobre planejamento e prática de ensino, com vistas à plena inclusão, o que requer a busca incessante por atualização teórica e novas ferramentas. Um professor que recebe alunos surdo-cegos em sua turma, encontraria valoroso apoio em qual método de comunicação?

O Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica obrigatória é "direito público subjetivo". Analisando o conceito, a fim de melhor aplica-lo no cotidiano escolar, é correto afirmar que:

Valorizando a perspectiva transversal do conhecimento, um professor elencou, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, 06 temas que funcionarão como espécie de "cenário" por meio do qual serão desenvolvidas suas aulas. Conforme orientação do PCN, quais temas devem ser trabalhados em sala de aula?

Rudolf Steiner elaborou profundas reflexões sobre a formação das crianças na escola, propondo alternativas para garantia de novos caminhos educacionais, capazes de transpor os limites da visão clássica / tradicional, pouco eficaz na compreensão do ser humano em sua totalidade. Seu nome ficou profundamente ligado à Antroposofia, à Medicina Antroposófica, à Pedagogia Waldorf e à Agricultura Biodinâmica. Partindo desses princípios que definem fortemente algumas características da proposta de Steiner, assinale a alternativa que dialoga com sua visão sobre a educação.

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