Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Na intenção de praticar a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, um profissional do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) preparou uma aula que tem por objetivo propiciar o aprendizado de conceitos presentes na História, na Geografia e na Matemática. Em relação a essa temática, pode-se afirmar que:

Quem é o pensador da Filosofia da Educação que, em seus estudos, classificou a escola e seu modelo de tratamento do indivíduo, assim como a prisão, em um espaço especializado na produção de seres humanos que se aproxima muito do modelo das fábricas, ao que denominou "instituições disciplinares"?

Uma professora começa a perceber que o aluno chega sempre atrasado às aulas, cansado e apresentando sinais claros de irritação. Conversando com o mesmo, descobre que ele está trabalhando no período noturno como chapeiro em uma lanchonete no centro da cidade. Considerando que a professora atua no Sexto Ano do Ensino Fundamental, o aluno ingressou na escola em idade correta, nunca foi retido e não se encontra em situação de aprendiz, é importante que o a docente:

Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase esteja usado adequadamente.

Um importante educador brasileiro influenciou fortemente o debate sobre metodologias de alfabetização e obteve reconhecimento internacional sobre seu trabalho. No método que criou, a preocupação inicial do professor consiste na descoberta de palavras significativas do meio social ou comunitário de origem dos alunos e, como momento complementar, a preocupação em promover a compreensão plena do sentido histórico / social da palavra encontrada, a fim de incrementar o processo de alfabetização com a transposição do limite de representação das palavras e ideias, alcançando a significação da vida do próprio indivíduo. Dessa forma, enfatiza que alfabetizar não é apenas um processo de suporte para o domínio técnico da linguagem, mas de iniciação do empoderamento do indivíduo e do grupo social ao qual faz parte. Esse método foi desenvolvido por:

Complete corretamente as lacunas da frase, tendo como base, o determinado pela Constituição Federal.

"Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem aplicar, no mínimo ____ da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento de ensino. A União aplicará, anualmente, nunca menos de ___ ".

O processo de planejamento de cada aula deve contemplar a forma de realização da avaliação que, na realidade, expressa a visão do professor sobre o que é e para quê serve "aprender". Sob esta perspectiva, se o profissional não iniciar sua aula ensinando algum elemento presente no currículo, mas aplicando uma avaliação diagnóstica, há sinais contundentes de que ele:

O professor atuante no Ensino Fundamental tem profundo preparo para condução de processos que levam a criança à plena alfabetização. Para alcançar esse preparo tão importante na garantia do pleno acesso ao conhecimento historicamente construído pela humanidade, o profissional estudou alternativas metodológicas para alfabetização, dentre as quais, o Método Sintético e o Método Analítico, corretamente definidos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282