Ao elaborar e iniciar a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Ministério da Educação propõe um norteamento educacional às escolas brasileiras, “a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos”. Essa igualdade implica:
Os temas transversais expressam as temáticas relevantes para a formação do aluno, todos os temas trazem conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino das diversas áreas. Assinale a alternativa que apresenta um tema transversal expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A tendência pedagógica no qual a avaliação é mútua, é permanente e recíproca do professor para o aluno e do aluno para com o professor, em que os alunos, como os professores, saberão quais são as suas dificuldades e quais os seus progressos, é a:
Em relação ao Ensino Fundamental, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº9394/96), marque a alternativa incorreta.
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Tecnicista, é correto afirmar que:
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações, na busca de uma melhoria da qualidade da educação (...)". Parecer CNE/CEB n.º 04/98.
Considere, dentre as afirmativas abaixo a que melhor completa a ideia dos PCNs:
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos.
Em relação a educação inclusiva, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras ou “F” para as falsas.
( ) Respeita e valoriza todos os alunos.
( ) É uma escola integrada à sua comunidade.
( ) Oferece o mesmo currículo para todos, sem adaptações.
( ) O acesso é facilitado aos indivíduos portadores de deficiência.
( ) É o lugar onde todas as crianças devem aprender juntas.
( ) Determina a mesma forma de avaliação para todos.
A sequência correta de cima para baixo é:
A tendência Liberal Tecnicista é implementada inicialmente nos Estados Unidos, o qual acaba impondo a implementação a todos os países da América Latina. No Brasil, ela é implementada a partir do Governo Militar.
Assinale a alternativa que preenche corretamente o quadro abaixo.
“A avaliação do rendimento do aluno tem sido uma preocupação constante dos professores, pois faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino, e o progresso alcançado por eles e a eficácia do ensino.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
A avaliação _____________ caracteriza-se por um processo interpretação-intervenção sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem com a finalidade de garanti-lo, aprimorá-lo, direcioná-lo, enfim, de dar condições efetivas para que o ensino e a aprendizagem ocorram com sucesso e a avaliação _____________é usada para registrar ou descrever o que foi aprendido no passado, realizada ao final de um curso, período letivo ou unidade de ensino. A avaliação__________________ auxilia o aluno a aprender e a se desenvolver, ou seja, colabora para a regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.
“A Supervisão tem como objetivo geral dar condições para que os objetivos da educação sejam atingidos.” São objetivos da Supervisão Escolar, EXCETO: