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Na condução da aprendizagem dos seus alunos o professor tem duas funções básicas que são:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação veio em atendimento aos preceitos constitucionais e resultou de um longo processo de tramitação que se iniciou em 1988, ano em que foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil. A Lei recebeu diversas alterações ao longo do tempo, uma das alterações foi:

Sobre a redação correta e atual do artigo 6º da LDB nº 9394/96, que considera a participação e responsabilidade dos pais, marque a alternativa CORRETA.

Sobre a Tendência Crítico-Social dos Conteúdos, é INCORRETO.

“Dentre as diferentes formas com que o currículo foi – e continua sendo – significado ao longo dos tempos, ganha destaque sua identificação com o conhecimento – escolar, acadêmico, científico, erudito – e se vincula a um debate sobre as relações entre currículo e ciência”. (LOPES; MACEDO, 2012, p. 152). Sobre currículo, analise os itens abaixo. I. O processo acentuado de críticas pelas quais a ciência passa a ser submetida no século XX tem impactos significativos no campo do currículo. II. A desconstrução das bases do que se entende por conhecimento na modernidade, promove uma reconfiguração da significação do currículo, particularmente aquelas associadas a critérios epistemológicos. III. Com o pensamento crítico, a teoria curricular passa a questionar a centralidade do conhecimento acadêmico-científico e, especialmente, a assunção de sua neutralidade partilhada pelas abordagens tradicionais. Está correto o afirmado:

Pode-se afirmar sobre a avaliação escolar numa perspectiva progressista, EXCETO:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)

Considerando o disposto na LDB Nº 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não apresenta uma função da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sobre Art. 4º da Lei nº 9394/96, é CORRETO afirmar que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

Para o planejamento, requer-se do professor, EXCETO:

Para Giroux (1986, p.17), as instituições escolares representam “armas de contestação e luta entre grupos culturais e econômicos que têm diferentes graus de poder”. Sobre Gestão participativa e qualidade da educação, julgue os itens colocando “V” para Verdadeiro e “F” para Falso. ( ) A escola é concebida como espaço social marcada pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação de todos os envolvidos na organização do trabalho pedagógico. ( ) A dominação no interior da escola efetiva-se por meio das relações de poder que se expressam nas práticas autoritárias e conservadoras dos diferentes profissionais, distribuídos hierarquicamente, bem como por meio das formas de controle existentes no interior da organização escolar. ( ) O planejamento participativo propõe e pode implementar intervenções coletivas sobre o social, refletidas e conscientes. ( ) A escola de qualidade tem obrigação de evitar repetência e a evasão. A sequência de julgamento correta de cima para baixo é:

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