De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as questões abaixo e marque C para as questões CERTAS e E para as questões ERRADAS.
Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
( ) I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
( ) II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
( ) III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
( ) IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
( ) V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, por meio de notas ou conceitos. (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)
Depois da análise, marque a alternativa correta:
Segundo o conceito de avaliação entendido por Hoffmann, 2012 a mesma não tem por finalidade apontar objetivos atingidos, pontos de chegada definitivos a cada idade ou etapa, mas a investigação séria dos processos evolutivos de pensamento. Para esse tipo de avaliação a autora chama de:
Na gestão democrática da escola, esse instrumento deve ser utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã. Assim, constitui-se como um órgão colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidade s e potencialidades da escola. Essa instância colegiada recebe o nome de:
Sobre o desenvolvimento infantil, considere as seguintes afirmações, baseadas nas ideias de Hoffmann, 2012. I. O desenvolvimento se dá nas crianças em ritmo evolutivo por meio de uma exploração ativa e incessante do meio. II. O professor deve compreender a lógica do pensamento infantil inerente à ação interativa. III. A avaliação na educação infantil, deve ser compreendida apenas num processo de observação cotidiana. IV. A contribuição de Vygotsky na avaliação da aprendizagem são as possibilidades do progresso intelectual. As afirmativas corretas são:
Um dos grandes desafios da Educação Infantil é democratizar o acesso às práticas sociais de leitura e de escrita, disponibilizando às crianças os conhecimentos e as experiências necessárias para pensar sobre sua própria língua, presentes na:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre os recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:
No contexto educacional, em que tendência pedagógica a “aprendizagem” é “baseada no desempenho”?
São temas referentes ao município de Caxias, o que trata a Lei Municipal nº 2.156/2014, exceto:
Com relação ao Planejamento na Educação Infantil, considere as afirmações abaixo e julgue-as verdadeiras ou falsas. I. O educador infantil, junto à coordenação pedagógica, decidirão a disposição que darão ao mobiliário, mesas, cadeiras e outros. Como organizarão o grupo e como devem ser as interações para facilitar a mediação e favorecer a aprendizagem das crianças. II. O ambiente infantil se constitui cenário em que se desenvolvem as experiências de aprendizagem. III. O educador deve atuar com flexibilidade, realizando adaptações necessárias para oferecer experiências de aprendizagem pertinentes ao grupo de crianças. IV. A organização e planejamento do ambiente educativo deve promover o isolamento das crianças e a obediência aos adultos. Estão corretas as alternativas:
De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 no Art. 59, os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
I. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II. Continuidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III. Professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins; bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares, disponíveis para o ensino fundamental obrigatório.
De acordo com a lei citada, as afirmações INCORRETAS são:
Vygotsky, em sua teoria, aponta que o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, construído pela experiência social. A criança constrói conhecimento nas trocas com outras crianças e adultos e. também. produz:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Apenas em uma alternativa a forma pronominal “me” não exerce a mesma função sintática de “ao consumidor pobre” (L.52/53). Marque-a:
Não devem abranger obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 9.394/96, nos currículos do Ensino Fundamental: