Acerca do desenvolvimento da agricultura e da
consequente sedentarização dos grupos humanos,
considere as afirmativas abaixo:
I. Esse processo teve início a partir das
civilizações mediterrâneas, sobretudo gregos e
romanos, responsáveis pela construção de
grandes obras públicas, como canais de
irrigação, diques e aquedutos.
II. Também identificados sob a denominação de
“povos fluviais” ou “civilizações hidráulicas”,
egípcios e mesopotâmicos foram pioneiros na
constituição de sociedades rigidamente
hierarquizadas e com governo.
III. A ocupação humana dos vales dos rios Tigre e
Eufrates remonta ao período Paleolítico e,
devido à abundância de recursos hídricos, essa
região foi sucessivamente disputada por vários
povos.
IV. Na região designada como Crescente Fértil,
verificou-se o desenvolvimento das atividades
agrícolas atreladas ao avanço de técnicas de
irrigação e atividades comerciais, tudo isso
mediado pela atuação de Estados fortes.
É correto o que se afirma em:
Leia o texto a seguir:
A política no pódio: episódios de tensões e
conflitos nos Jogos Olímpicos da Era Moderna
Flavio de Campos
Em tempos de protestos e conflitos em
praças esportivas brasileiras, este artigo tem
como objetivo retomar alguns episódios
marcantes de tensões e enfrentamentos
ideológicos ocorridos durante a história dos Jogos
Olímpicos de Verão da Era Moderna. Pretende-se
questionar a perspectiva, contida nos discursos
oficiais do Comitê Olímpico Internacional, entre
os organizadores dos mais diversos países e de
setores expressivos da imprensa, de que a
política e os esportes devem estar apartados em
nome do espírito olímpico. A referência a tais
episódios demonstra como as situações históricas
revelam a recorrência das práticas e confrontos
políticos mais ou menos explícitos.
CAMPOS, F. de. A política no pódio:
episódios de tensões e conflitos nos Jogos
Olímpicos da Era Moderna. História
USP, São Paulo, n. 108, jan./mar. 2016
Disponível em: <
http://www.revistas.usp.br>. Acesso em: 20
ago. 2016
O artigo publicado na Revista da Universidade de
São Paulo (USP) traz inferências quanto a questões
políticas, sociais e culturais (co)relacionadas à
História das Olimpíadas.
Analise os itens a seguir, julgue-os e
posteriormente assinale a alternativa correta:
I. Na Antiga Grécia, a trégua sagrada ( –
ekechería) era proclamada a cada quatro anos
por emissários que anunciavam a realização
dos Jogos Olímpicos. Assim, as hostilidades
entre as póleis deveriam ser suspensas e
garantidos salvo-condutos nos percursos de
ida e volta da cidade de Olímpia, considerada
como território neutro e inviolável durante as
competições.
II. Em 393 d.C., Ambrósio, bispo de Milão, obteve
do imperador romano Teodósio a proibição aos
Jogos Olímpicos, a principal referência lúdica
da cultura clássica. Em um contexto de
afirmação do cristianismo e de luta contra os
mais diversos paganismos, o combate aos jogos
fúnebres e às reminiscências aos demais jogos
helênicos (píticos, nemaicos e ístmicos) fez
parte do programa de ação das lideranças cristãs
que procuravam estabelecer a sua hegemonia
diante de outros sistemas de crenças e práticas
devocionais no Mediterrâneo.
III. O resgate dos Jogos Olímpicos no final do
século XIX, capitaneado por Pierre de Freddy,
o barão de Coubertin, foi estimulado pelas
proposições do cristianismo atlético ou
cristianismo muscular, que se desenvolvera,
sobretudo nas escolas inglesas, articulando-o a
uma visão idealizada do mundo grego, que
serviria de preceptiva para as práticas
esportivas dos sportsmen.
IV. Berlim foi a cidade escolhida para sediar os
Jogos de 1916. Os dirigentes do Comitê
Olímpico Internacional acreditavam que a
indicação da Alemanha pudesse contribuir para
evitar a eclosão da guerra, como se fosse
possível uma ekechería no mundo
contemporâneo. Pelo contrário, a guerra
impediu a realização da VI Olimpíada da Era
Moderna. O mesmo voltaria a acontecer em 1940
e em 1944, no contexto da Segunda Guerra
Mundial. Ainda assim, esses jogos são
oficialmente contados, mesmo que não
realizados.
Considerando as contribuições da cultura indígena
no Brasil, analise os itens abaixo, julgue-os e em
seguida assinale a alternativa correta:
I. A influência cultural indígena na sociedade
brasileira perpassa o hibridismo quanto a
assimilação da língua portuguesa e suas
influências das línguas indígenas. Várias
palavras de origem indígena se encontram em
nosso vocabulário cotidiano, como palavras
ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju,
mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas
como nomes próprios (como o parque do
Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar
que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer
árvore e “puera” tem o sentido de algo que já
foi. O rio Tietê em São Paulo também é um
nome indígena que significa “rio verdadeiro”)
II. Além da influência indígena na culinária
brasileira, herdamos também a crença nas
práticas populares de cura derivadas das
plantas. Por isso se recorre ao pó de guaraná, ao
boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente
de sucupira, entre outros, para curar alguma
enfermidade.
III. A culinária brasileira herdou vários hábitos e
costumes da cultura indígena, como a utilização
da mandioca e seus derivados (farinha de
mandioca, beiju, polvilho), o costume de se
alimentar com peixes, carne socada no pilão de
madeira (conhecida como paçocA) e pratos
derivados da caça (como picadinho de jacaré e
pato ao tucupi), além do costume de comer
frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri,
graviola, caju, açaí e o buriti).
IV. Por volta de 1500, momento da chegada dos
europeus, até os dias atuais, século XXI, a
população indígena diminuiu drasticamente, de
três a cinco milhões de índios para, atualmente,
segundo a FUNAI (Fundação Nacional do
Índio), 358 mil índios.
Sobre a agrimensura assinale a alternativa incorreta:
Ao longo do texto, a conjunção mas foi usada várias vezes. Em qual das alternativas a substituição da conjunção mas altera o sentido do enunciado no texto?
“No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores
problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a
escassez de recursos e serviços que assegurem
condições de acessibilidade às pessoas com
necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007).
Nesse contexto, não pode ser considerada uma
ação de inclusão:
A remoção e a redistribuição são importantes institutos jurídicos presentes na Lei n.º 8.112/90. Consubstanciados nesses dois instrumentos assinale a alternativa correta:
Todo servidor público civil do Poder Executivo Federal deve observar as regras contidas no Decreto n.º 1.171/94, por ser o seu Código de Ética Profissional. Com base nessa norma, assinale a alternativa correta:
A grande extensão da base de informações
disponíveis na Internet têm gerado situações onde a
quantidade de resultados torna o processo de busca
ineficiente. Para melhorar os índices de exatidão
nestas buscas, os sistemas de busca (p.ex. google)
utilizam códigos especiais associados aos termos de
busca para refinar seus resultados. Em uma
situação de rotina em que se pretende encontrar
sites que se referem a animais e em especial a
coelhos brancos, deve-se digitar os termos de busca
no formato:
A escolha do uso de certas palavras no texto contribui para a construção do posicionamento argumentativo constituinte desse texto. Esse é o caso da palavra sinceramente, usada duas vezes, seguidamente. Com isso, marque a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir sinceramente no texto sem alterar o posicionamento argumentativo do mesmo.
Marque a alternativa em que a ausência de vírgula não altera o sentido do enunciado.
“Quando utilizamos o termo tecnologia
educacional, os educadores consideram como um
paradigma do futuro, mas a tecnologia educacional
está relacionada aos antigos instrumentos utilizados
no processo ensino-aprendizagem” (Tajra, 2012).
São elementos instrumentais da tecnologia
educacional:
I. O giz e a lousa;
II. O rádio, o aparelho de som e o gravador de fitas
cassete e de vídeo;
III. O retroprojetor, o jornal impresso e a televisão;
IV. O livro;
V. O computador.
A alternativa que define todos os elementos
instrumentais da tecnologia educacional citados
anteriormente é:
Mesmo diante da importância dada à educação no texto constitucional, sendo um direito de todos e dever do Estado e da família, o Estado brasileiro ainda luta para concretizar certas garantias educacionais, mesmo após duas décadas da criação da Constituição Cidadã. Assinale a alternativa que NÃO corresponde expressamente as disposições relativas à Educação trazidas pela Constituição Federal de 1988.
Os sistemas de informação são gravados em diferentes dispositivos ou mídias de armazenamento permanente. Para atividades de backup de dados, primordiais no dia a dia, têm-se destacado alguns dispositivos devido à alta capacidade de armazenamento. Selecione a alternativa a seguir que identifica estes dispositivos.
Surgida na França, durante a década de 1920, esta tendência historiográfica estabeleceu a relevância de aspectos da vida privada, da cultura e das mentalidades como temas dignos da pesquisa histórica. Ao admitirem a contribuição de outras ciências, terminaram por ampliar o conceito de tempo histórico e propuseram novos objetos e procedimentos metodológicos. O trecho acima refere-se à/ao: