“As teorias e práticas mercantilistas estão
inseridas no contexto da transição do Feudalismo
para o Capitalismo, possuindo ainda características
marcantes das estruturas econômicas feudais e já
diversos fatores que serão mais tarde identificados
com características capitalistas, não sendo nenhum
dos dois sistemas, no entanto. O termo
mercantilismo define os aspectos econômicos desse
processo de transição. Se o mercantilismo tem sua
contraparte política no Estado absoluto, no campo
social tem relação com a estrutura social
comumente conhecida como sociedade do Antigo
Regime.” (SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel
Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São
Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284).
Das práticas apresentadas abaixo, qual não pode ser
identificada como pertencente ao mercantilismo:
Quanto às características gerais que identificam
dois dos regimes totalitários do período entreguerras,
nomeadamente o Fascismo e o Nazismo, é
correto afirmar que ambos apresentam o/a, exceto:
O documento não é inócuo. É, antes de mais nada,
o resultado de uma montagem, consciente ou
inconsciente, da história, da época, da sociedade
que o produziram, mas também das épocas
sucessivas durante as quais continuou a viver,
talvez esquecido, durante as quais continuou a ser
manipulado, ainda que pelo silêncio. O documento
é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o
ensinamento (para evocar a etimologia) que ele traz
devem ser em primeiro lugar analisados,
desmistificando-lhe o seu significado aparente. O
documento é monumento. Resulta do esforço das
sociedades históricas para impor ao futuro –
voluntária ou involuntariamente – determinada
imagem de si próprias. (2003, p.537-538).
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In:
FONSECA, Thaís N. L. (orgs.). História e
Memória. 5 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp,
2003, p. 525-541
Sobre as considerações postas por Le Goff, é
correto afirmar que a Documentação:
A integração com as áreas profissionais faz com
que a Historiografia parta para as discussões
temáticas. O estudante do Curso de Engenharia ou
de um Técnico do Eixo Tecnológico de
Infraestrutura deve conhecer as expressões
construtivas ao longo dos tempos históricos. O
papel do docente é justamente oportunizar este
contato.
Sendo assim observe as imagens e assinale a
alternativa que possui a correspondência correta:
Figura 1 – Colunas gregas
Fonte:
Acesso em 20 ago. 2016
Em “Apologia da História – ou, O Ofício de
Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch
apresenta algumas reflexões que são contribuições
teórico-metodológicas significativas para as
ciências humanas, em geral, e, em particular, para a
história. A respeito das principais formulações
conceituais desenvolvidas pela tendência
historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se
citar:
I. História-problema.
II. Materialismo histórico.
III. História de longa duração.
IV. Consciência de classe.
É correto o que se afirma em:
Numa das fases da Revolução Inglesa, durante a designada Revolução Puritana (1641-1649), estabeleceu-se uma guerra civil que opôs os seguintes setores da sociedade inglesa:
Entre os anos de 1894-1930, período conhecido como “República Velha”, o Brasil esteve sob o domínio de setores das oligarquias rurais de Minas Gerais e São Paulo, grupos que contavam com o apoio político de lideranças de outros Estados. Considerando este contexto e sua relação com o antigo norte goiano, atual Tocantins, é correto afirmar que:
Sobre Hobsbawm(1)
“Se eu me arrependo? Não, não creio. Tenho plena
consciência de que a causa que abracei revelou-se
infrutífera. Talvez não devesse ter seguido esse
caminho. Mas, por outro lado, se os homens não
cultivam o ideal de um mundo melhor, eles perdem
algo. Se o único ideal dos homens é a busca da
felicidade pessoal, por meio do acúmulo de bens
materiais, a humanidade é uma espécie diminuída”
Eric Hobsbawm - 1999
Com base nas publicações de Eric Hobsbawm
analise os itens abaixo, julgue-os e assinale a
alternativa correta.
I. Seria necessário muito esforço para vislumbrar
no conjunto da obra de Eric Hobsbawm a
presença da política. Seu projeto assim como
seus métodos foram de uma complexidade
desde seu primeiro livro, passando pelos artigos
e incluindo até as mais informais entrevistas.
II. Sob a égide de valores que remontam ao século
XVIII Iluminista, senão mesmo ao humanismo
cívico renascentista, construiu e buscou delinear
de forma coerente toda a sua trajetória
intelectual.
III. O ideal da razão permeou, inclusive, seu olhar
retrospectivo em sua autobiografia: Tempos
Interessantes: uma vida no século XX. O
comunismo, para Hobsbawm, foi parte da
tradição da civilização moderna, desde as
“Revoluções Americana e Francesa”, ou seja,
do compromisso com a melhoria das condições
de vida de todos os seres humanos.
IV. Fundamentou sua própria concepção de
política, aquela que se desenvolve numa “esfera
pública”, “na qual as pessoas articulam suas
opiniões e se unem para alcançar objetivos
coletivos”.
V. Concebeu a política como um sistema, não
diferindo da definição apresentada por Robert
Dahl, a saber, “qualquer estrutura persistente de
relações humanas que envolva controle,
influência, poder ou autoridade, em medida
significativa”.
(1) CORREA, P. G. História, política e revolução em Eric Hobsbawm e François Furet. 2006. 241 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo (USP). Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponive is/8/8138/tde-06072007-120331/ptbr.php> . Acesso em 20 ago. 2016
A história do Tocantins é marcada por momentos de idas e vindas. Tendo em vista a criação da comarca no norte em 1809, podemos inferir que:
Os itens a seguir fazem parte da integração entre a
História e cursos no eixo tecnológico de
Informação e comunicação, neste caso a história da
computação.(1)
Analise-os, julgue-os e assinale a alternativa
correta.
I. A segunda geração (1956 - 1963) foi
impulsionada pela invenção do transistor (1948)
e em 1956 já se produziam computadores com
esta tecnologia. Apareceram também os
modernos dispositivos, tais como as
impressoras, as fitas magnéticas, os discos para
armazenamento, etc. Os computadores
passaram a ter um desenvolvimento rápido,
impulsionados principalmente por dois fatores
essenciais: os sistemas operacionais e as
linguagens de programação.
II. Os circuitos integrados propiciaram um novo
avanço e com eles surgiram os computadores de
terceira geração (1964 - 1970). As tecnologias
LSI, VLSI e ULSI† abrigam milhões de
componentes eletrônicos em um pequeno
espaço ou chip, iniciando a quarta geração, que
vem até os dias de hoje (2016).
III. Os atuais avanços em pesquisa e o projeto de
novas tecnologias para os computadores estão
possibilitando o surgimento da quinta geração.
Dois avanços que configuram um divisor de
águas são o processamento paralelo, que
quebrou o paradigma de von Neumann, e a
tecnologia dos supercondutores.
IV. A partir de 1975, com a disseminação dos
circuitos integrados, a Computação deu um
novo salto em sua história, proporcionado pelo
surgimento e desenvolvimento da indústria dos
computadores pessoais e, principalmente, pelo
aparecimento da computação multimídia. Com
o aparecimento dos microcomputadores,
rompeu-se a barreira de deslumbramento que
cercava as grandes máquinas e seu seleto
pessoal que as manipulava, e surgiu a
possibilidade da transferência do controle do
computador para milhares de pessoas,
assistindo-se à sua transformação em um bem
de consumo.
V. No início da década de 1990, ocorreu uma
difusão intensa do paradigma da orientação a
objeto(2). Este paradigma esteve em gestação
por cerca de 30 anos e as novas tecnologias
como a Internet (...). O crescimento da Internet
e o “comércio eletrônico” introduziram novas
dimensões de complexidade no processo de
desenvolvimento de programas.
Marque a alternativa falsa em relação ao objetivo do uso dos exemplos de comportamentos de pais e filhos no texto.
Marque a alternativa correta quanto ao uso ou não
da crase nos três enunciados abaixo,
respectivamente.
As Coordenações do IFTO se propõem bastante
___ construir uma educação de qualidade.
Nós, alunos do IFTO, aspiramos ___ pesquisa
voltada para melhoria da vida das pessoas.
As queimadas em Palmas ultrapassam ___
capacidade de se suportar as fumaças constantes.
Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:
Alguns processos administrativos geram relatórios que devem ser auditados pelos órgãos de controle internos ou externos. É comum a necessidade de digitalizar tais documentos para facilitar seu compartilhamento. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmações e assinale a opção incorreta.
A História da Alimentação, a partir do conceito de cultura material, contribui para a compreensão das práticas e representações sociais. Assim, o alimento revela-se uma importante categoria para a análise das rupturas e continuidades históricas, visto que ele expressa aspectos da dinâmica social. Deste modo, e considerando a História da Alimentação no período do Brasil Colonial, é possível afirmar que: