Várias sessões de exercícios aeróbicos produzem
adaptações no sistema cardiovascular, como:
diminuição em repouso da pressão arterial
sistêmica e aumento do ventrículo esquerdo. Além
das adaptações no sistema cardiovascular, marque a
alternativa que aponta uma adaptação positiva
decorrente dos exercícios aeróbicos no sistema
nervoso:
A biomecânica se propõe a estudar, entre outros assuntos, as alavancas do corpo humano. Nas alavancas de primeira classe:
O princípio da sobrecarga progressiva (ou
crescente) é resultante de uma relação entre os
estímulos, as adaptações que estes causam e o
aumento da sobrecarga. Marque a alternativa que
indica as características deste princípio:
I. As exigências feitas aos atletas devem ser
aumentadas de forma sistemática quanto aos
parâmetros de: condicionamento físico,
coordenação, técnica, tática, força de vontade,
etc.
II. O intervalo entre o aumento dos estímulos deve
ser obedecer ao tempo de treinamento, ao nível
de desempenho esportivo, à idade física do
atleta e à idade biológica.
III. O aumento do volume do treinamento como
uma das possibilidades para o aumento da
sobrecarga.
IV. Priorização do sistema ATP-CP durante o
treinamento.
Historicamente, as influências militares sobre a
educação física e a ginástica escolar evidenciavam
a utilização de atividades estritamente práticas, as
quais objetivavam o aprendizado e o
aprimoramento técnico. Darido (1995) relata que,
até a década de 1980, era claramente observável
uma ênfase na formação esportivista do professor
de educação física escolar, que estava ligada ao
esporte de rendimento máximo. Dessa forma,
valorizava-se a seleção dos mais habilidosos, sendo
que, para cumprir tais finalidades, os profissionais
de educação física eram formados na perspectiva
do “saber fazer para ensinar”.
Contrapondo-se a esse modelo, em meados da
década de 1980, algumas Instituições de Ensino
Superior lançaram novas propostas curriculares em
que a ênfase passou a ser o conhecimento
científico. Dessa forma, a formação do profissional
de educação física deixa de ter sua ênfase na prática
de modalidades esportivas para a valorização da
teoria. Essa nova perspectiva baseia-se na premissa
de que o ensino é ou deveria ser uma ciência.
Assim, a solução dos problemas práticos na
educação física deve ser proveniente de estudos
acadêmicos que, por meio de princípios universais
de ensino e generalizações, viabilizem a construção
de uma única e grande teoria. Na tentativa de
atenuar esse afastamento entre teoria e prática na
formação curricular presentes nessas duas
propostas, Darido (1995) sugere que seja adotado
um modelo curricular em que a prática de ensino
não se faça presente apenas no final da formação,
mas que possibilite e estimule a prática desde a
formação inicial, por meio de uma reflexão na ação
e sobre a ação.
Nesse contexto, Marcellino (1995) relata a
existência de uma falsa dicotomia entre teoria e
prática na educação física. Para esse autor, teoria e
prática não podem ser vistos como antagônicas,
mas como algo englobado em um conceito único.
Geralmente, a teoria é vista como um discurso que
se mostra distante da realidade e da experiência
vivida. Já a prática é, muitas vezes, vista como uma
experiência desvinculada da teoria, o que implica
caracterizá-la como uma ação desprovida de
sentido. Na educação física, essa problemática é
ainda mais intensa, pois existe uma tendência de
associar a prática da educação física
exclusivamente à realização de alguma modalidade
esportiva ou atividade corporal, o que torna a
relação com a teoria ainda mais restrita. Uma
abordagem crítica da educação física pressupõe que
o professor deverá selecionar os conteúdos nas
aulas de modo a propiciar ao aluno a leitura da
realidade sociocultural em que ele está inserido.
Nesse contexto, a educação física passa a ser
entendida como uma disciplina que trata de um tipo
de conhecimento denominado cultura corporal, que
tem como temas o jogo, a ginástica, o esporte, a
dança, as lutas e demais formas de manifestação do
movimento. Para tanto, torna-se imprescindível que
o professor realize o planejamento de suas aulas,
considerando as características dos alunos, suas
vivências e experiências, bem como o contexto
sociocultural no qual a escola encontra-se.
As diversas abordagens da educação física escolar e
suas relações com Filosofia, História e Sociologia
identificam a necessidade de superar a dicotomia
entre teorias educacionais e organização didática de
sua prática docente. Para elaborar o planejamento
das atividades pedagógicas é correto que o
professor:
Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto
afirmar:
Segundo o Coletivo de Autores, (apud
CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta
uma grande tendência a possuir: “princípios de
rendimento atlético, competição, comparação de
rendimento e recordes, regulamentação rígida,
sucesso no esporte como sinônimo de vitória,
racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o
esporte para estar na escola, e ser ensinado na
escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,
deve ser ressignificado, reelaborado consolidado
em uma práxis educativa para além da repetição e
da mecanização, da finalidade única da técnica e do
rendimento, em que os mais fracos e os menos
habilidosos são colocados à margem e marcados
pela exclusão.
A partir da leitura acima questionamos: Que
esporte nós temos e que esporte queremos no
âmbito escolar? Por que alguns esportes estão
presentes na escola e outros não? A hegemonia do
esporte está presente na escola?
Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas
da Educação Física, tomando-a
como matéria escolar que trata, pedagogicamente,
de temas da cultura corporal de movimento,
estamos dizendo que estes temas são:
A força muscular é um dos componentes básicos para se obter sucesso na maioria das atividades físicas da vida diária. A força máxima de um indivíduo depende de 3 fatores:
Gallahue, classifica os níveis do aprendizado de uma nova habilidade motora em iniciante, intermediário/prático, avançado/refinado. Cada nível apresenta seus estágios correspondentes. Marque a alternativa que aponta os estágios que compõem o nível iniciante.
Em termos históricos, podemos afirmar que as
pessoas com deficiência eram excluídas da
sociedade. A preconização do corpo máquina nos
faz entender que quem não produz é representado
como inválido, sem utilidade. Estas características
são atribuídas indistintamente a todos que têm
alguma deficiência, marginalizando-os.
A releitura da deficiência por meio da lente da
inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos
respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a
inclusão social é um processo que contribui para a
construção de um novo tipo de sociedade por meio
de transformações pequenas e grandes, nos
ambientes físicos e na mentalidade de todas as
pessoas, como também da pessoa com deficiência
física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se
constituir como agente de inclusão. A atividade
física adequada às possibilidades dos sujeitos
valoriza, integra à realidade, obtendo autonomia,
autoconfiança e liberdade.
De tempos em tempos, os termos utilizados para a
referência às pessoas com deficiências variam
conforme reflexões linguísticas e sociológicas de
seus protagonistas e atores sociais. Em geral, o
significado do vocábulo “deficiente” está associado
aos conceitos vinculados à esfera das relações de
produção, implicando a necessidade de superação
de dificuldades pessoais, para além daqueles que
lhes são impostas pela sociedade. A diagnose, a
prescrição e a orientação de atividades físicas para
pessoas com deficiência ocorrem no sentido de
promover a interação social e a inclusão balizadas
por princípios de cidadania, sendo necessário,
muitas vezes, ultrapassar a tendência de
superproteção familiar, principalmente de crianças
e adolescentes. Nesse sentido, o professor de
educação física, ao trabalhar com esse segmento de
pessoas, deverá:
I. Inteirar-se do diagnóstico de cada quadro, para
prescrever e orientar atividades específicas,
segundo os limites e potencialidades
individuais.
II. Ter a dimensão do carinho e do cuidado, para
que tais indivíduos vivenciem experiências
motoras indispensáveis à sua formação cidadã,
prescrevendo limites às eventuais
potencialidades.
III. Ter a consciência dos direitos e dos deveres das
pessoas deficientes, condição que consubstancia
a construção de uma sociedade democrática de
direito.
IV. Considerar a existência de necessidade de
superação e, portanto, de fazer com que cada
indivíduo ultrapasse os seus limites, posto ser
essa uma forma incontestável de
reconhecimento social.
São corretas apenas as afirmações:
“Redimensionar a Educação Física no Ensino
Médio é fundamental, seja para a ocupação de um
espaço de aprendizagem na escola, seja para
mostrar a íntima relação dos conhecimentos que
essa disciplina tem com a realidade mais ampla da
vida do aluno, visando dotá-lo de autonomia para
toda a vida” (PICCOLO; MOREIRA, 2012, p. 13).
Neste mesmo sentido, os PCN defendem que:
I. Uma Educação Física atenta aos problemas do
presente não poderá deixar de eleger, como uma
das suas orientações centrais, a da educação
para saúde. A Educação Física encontra, na
orientação pela educação da saúde, um meio de
concretização das suas pretensões.
II. No Ensino Médio é importante a inclusão de
programas escolares que valorizem o
aprendizado e a prática de exercícios de
elevação e manutenção da frequência cardíaca
em limites submáximos, alongamento e
flexibilidade, relaxamento e compensação com
o objetivo profilático que desencadearão,
consequentemente, uma melhor qualidade de
vida.
III. O esporte deve encontrar seu lugar na escola
por meio de uma proposta que atinja a todos os
alunos.
IV. Os professores de Educação Física devem
propor e desenvolver projetos de ação que
realmente alcancem os objetivos do Ensino
Médio.
Marque a alternativa correta:
A mais antiga notícia sobre a Educação Física em
terras brasileiras data o ano de sua descoberta,
1500 . Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de
Caminha, que em uma de suas cartas, relata sobre
indígenas dançando, saltando, girando e se
alegrando ao som de uma gaita tocada por um
português (RAMOS, 1982). Segundo Ramos
(1982), esta foi certamente a primeira aula de
ginástica e recreação relatada no Brasil.
De modo geral, sabe-se que as atividades físicas
realizadas pelos indígenas no período do Brasil
colônia estavam relacionadas a aspectos da cultura
primitiva, tendo como características elementos de
cunho natural (como brincadeiras, caça, pesca,
nado e locomoção), utilitário (como o
aprimoramento das atividades de caça, agrícolas,
etc.), guerreiras (proteção de suas terras); recreativo
e religioso (como as danças, agradecimentos aos
deuses, festas, encenações, etc.) (GUTIERREZ,
1972).
Posteriormente, ainda no período colonial, criada
na senzala, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia,
surge a capoeira, atividade ríspida, criativa e
rítmica que era praticada pelos escravos (RAMOS,
1982). Desta forma, podemos destacar que no
Brasil colônia as atividades físicas realizadas pelos
indígenas e escravos representaram os primeiros
elementos da Educação Física no Brasil.
Sobre a história da Educação Física é incorreto
afirmar que:
Marque a alternativa falsa em relação ao objetivo do uso dos exemplos de comportamentos de pais e filhos no texto.
Marque a alternativa correta quanto ao uso ou não
da crase nos três enunciados abaixo,
respectivamente.
As Coordenações do IFTO se propõem bastante
___ construir uma educação de qualidade.
Nós, alunos do IFTO, aspiramos ___ pesquisa
voltada para melhoria da vida das pessoas.
As queimadas em Palmas ultrapassam ___
capacidade de se suportar as fumaças constantes.
Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:
Alguns processos administrativos geram relatórios que devem ser auditados pelos órgãos de controle internos ou externos. É comum a necessidade de digitalizar tais documentos para facilitar seu compartilhamento. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmações e assinale a opção incorreta.