Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 50 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As autoras Quadros e Karnopp (2004) afirmam que na Língua Portuguesa a fonologia busca interpretar os sons da fala (da fonética), tendo como base os sistemas de sons das línguas e os modelos teóricos disponíveis. Tal conceito também se aplica na Língua de Sinais. Como seria?

Para garantir a educação bilíngue do surdo de forma plena e satisfatória, a rede de educação deve ofertar:

Leia o texto V para responder às questões 06 a 10.

Texto V

A borboleta e a chama

Uma borboleta multicor voava na escuridão da

noite quando viu, ao longe, uma luz. Imediatamente

voou naquela direção e ao se aproximar da chama pôsse

a rodeá-la, olhando-a maravilhada. Como era bonita!

Não satisfeita em admirá-la, a borboleta resolveu

aproximar-se mais da chama. Afastou-se e em seguida

voou em direção à chama passando rente a ela. Viu-se

subitamente caída, estonteada pela luz e muito

surpresa por verificar que as pontas de suas asas

estavam chamuscadas.

— Que aconteceu comigo? - pensou ela.

Mas não conseguiu entender. Era impossível crer

que uma coisa tão bonita quanto à chama pudesse

causar-lhe algum mal. E assim, depois de juntar um

pouco de forças, sacudiu as asas e levantou voo

novamente.

Rodou em círculo e mais uma vez dirigiu-se para a

chama, pretendendo pousar sobre ela. E

imediatamente caiu queimada, no óleo que alimentava

a brilhante e pequenina chama.

— Maldita luz - murmurou a borboleta agonizante

- pensei que ia encontrar em você a felicidade e em vez

disso encontrei a morte. Arrependo-me desse tolo

desejo, pois compreendi, tarde demais, para minha

infelicidade, o quanto você é perigosa.

— Pobre borboleta - respondeu a chama - eu não

sou o Sol, como você tolamente pensou. Sou apenas

uma luz. E aqueles que não conseguem aproximar-se

de mim com cautela são queimados.

Leonardo Da Vinci

Uma das características típicas do gênero textual Fábula é a Moral da História. Poderíamos afirmar que essa Fábula não poderia ter como moral:

Leia o texto IV para responder às questões 05 e 06.

Texto IV

Esperança

Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano

Vive uma louca chamada Esperança

E ela pensa que quando todas as sirenas

Todas as buzinas

Todos os reco-recos tocarem

Atira-se

E — ó delicioso voo!

Ela será encontrada miraculosamente incólume na

calçada,

Outra vez criança…

E em torno dela indagará o povo:

— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?

E ela lhes dirá

(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)

Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não

esqueçam:

— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…

Assinale a alternativa CORRETA quanto às

afirmações que se encontram entre parênteses.

Leia o texto VI para responder às questões 11 a 14.

Algumas palavras e expressões antigas ou em desuso são facilmente encontradas no texto VI. No entanto, outras ainda são utilizadas nos dias de hoje. Por exemplo, pode-se trocar a expressão “Jogavam verde para colher maduro” (sublinhado nas linhas 9 e 10), por:

Sobre o Editor de texto Writer, assinale a alternativa CORRETA:

Se Franco é francês, então Adam não é alemão. Ou

Adam é alemão, ou Elder é espanhol. Se Paulo não é

português, então Franco é francês. Ora, Elder não é

espanhol. Logo:

As atribuições do tradutor e intérprete de Libras de acordo com a Lei nº12.319/2010 são: I – interpretar sempre que possível para os ouvintes o que os surdos colocam, mesmo que seja um assunto particular. (falta de ética). II - interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares; III - atuar somente nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos mas sem realizar tradução do português escrito;( a palavra somente erra a questão) IV - efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e viceversa; V - atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas e prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

Uma das lutas da comunidade surda é a implementação das escolas bilíngues para surdos. Assinale a alternativa em que de acordo com o Decreto Nº 5. 626/ 2005 são denominadas escolas bilíngues:

De acordo com Guarinello (2007) a princípio os surdos não tinham direito à educação. A primeira alusão à possibilidade de instruir os surdos aconteceu somente no século XIV. Sobre as personalidades que marcaram a educação de surdos é correto afirmar que:

Perlin (2011) afirma que há categorias de identidades surdas que são identificadas nos sujeitos surdos. Assinale o grupo de categorias que são identificadas por essa autora:

Qual afirmação não pode ser aceitada, ao tratar da atuação do profissional intérprete de Língua de Sinais?

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa incorreta:

Avalie as assertivas abaixo, classificando-as com “V” quando verdadeiras, ou “F”, caso sejam falsas, de acordo com os termos da Lei nº 8.112/1990. A seguir, escolha a alternativa que corresponda à sequência correta: I - Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. II - O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. III - Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou no interesse da administração, respeitadas as hipóteses legais. IV - Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.

Analise as assertivas I, II, II, em seguida responda assinalando a alternativa correta, nos termos da Lei nº 8.666/1993: I - As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei. II - Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento. III - Diante do princípio da vinculação ao Edital, uma vez concluído o procedimento de Sistema de Registro de Preços, a Administração fica obrigada a firmar contratações que deles deverão advir.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282