As autoras Quadros e Karnopp (2004) afirmam que na Língua Portuguesa a fonologia busca interpretar os sons da fala (da fonética), tendo como base os sistemas de sons das línguas e os modelos teóricos disponíveis. Tal conceito também se aplica na Língua de Sinais. Como seria?
Para garantir a educação bilíngue do surdo de forma plena e satisfatória, a rede de educação deve ofertar:
Leia o texto V para responder às questões 06 a 10.
Texto V
A borboleta e a chama
Uma borboleta multicor voava na escuridão da
noite quando viu, ao longe, uma luz. Imediatamente
voou naquela direção e ao se aproximar da chama pôsse
a rodeá-la, olhando-a maravilhada. Como era bonita!
Não satisfeita em admirá-la, a borboleta resolveu
aproximar-se mais da chama. Afastou-se e em seguida
voou em direção à chama passando rente a ela. Viu-se
subitamente caída, estonteada pela luz e muito
surpresa por verificar que as pontas de suas asas
estavam chamuscadas.
— Que aconteceu comigo? - pensou ela.
Mas não conseguiu entender. Era impossível crer
que uma coisa tão bonita quanto à chama pudesse
causar-lhe algum mal. E assim, depois de juntar um
pouco de forças, sacudiu as asas e levantou voo
novamente.
Rodou em círculo e mais uma vez dirigiu-se para a
chama, pretendendo pousar sobre ela. E
imediatamente caiu queimada, no óleo que alimentava
a brilhante e pequenina chama.
— Maldita luz - murmurou a borboleta agonizante
- pensei que ia encontrar em você a felicidade e em vez
disso encontrei a morte. Arrependo-me desse tolo
desejo, pois compreendi, tarde demais, para minha
infelicidade, o quanto você é perigosa.
— Pobre borboleta - respondeu a chama - eu não
sou o Sol, como você tolamente pensou. Sou apenas
uma luz. E aqueles que não conseguem aproximar-se
de mim com cautela são queimados.
Leonardo Da Vinci
Uma das características típicas do gênero textual Fábula é a Moral da História. Poderíamos afirmar que essa Fábula não poderia ter como moral:
Leia o texto IV para responder às questões 05 e 06.
Texto IV
Esperança
Mário Quintana
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na
calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não
esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
Assinale a alternativa CORRETA quanto às
afirmações que se encontram entre parênteses.
Leia o texto VI para responder às questões 11 a 14.
Algumas palavras e expressões antigas ou em desuso são facilmente encontradas no texto VI. No entanto, outras ainda são utilizadas nos dias de hoje. Por exemplo, pode-se trocar a expressão “Jogavam verde para colher maduro” (sublinhado nas linhas 9 e 10), por:
Sobre o Editor de texto Writer, assinale a alternativa CORRETA:
Se Franco é francês, então Adam não é alemão. Ou
Adam é alemão, ou Elder é espanhol. Se Paulo não é
português, então Franco é francês. Ora, Elder não é
espanhol. Logo:
As atribuições do tradutor e intérprete de Libras de acordo com a Lei nº12.319/2010 são: I – interpretar sempre que possível para os ouvintes o que os surdos colocam, mesmo que seja um assunto particular. (falta de ética). II - interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares; III - atuar somente nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos mas sem realizar tradução do português escrito;( a palavra somente erra a questão) IV - efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e viceversa; V - atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas e prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
Uma das lutas da comunidade surda é a implementação das escolas bilíngues para surdos. Assinale a alternativa em que de acordo com o Decreto Nº 5. 626/ 2005 são denominadas escolas bilíngues:
De acordo com Guarinello (2007) a princípio os surdos não tinham direito à educação. A primeira alusão à possibilidade de instruir os surdos aconteceu somente no século XIV. Sobre as personalidades que marcaram a educação de surdos é correto afirmar que:
Perlin (2011) afirma que há categorias de identidades surdas que são identificadas nos sujeitos surdos. Assinale o grupo de categorias que são identificadas por essa autora:
Qual afirmação não pode ser aceitada, ao tratar da atuação do profissional intérprete de Língua de Sinais?
Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa incorreta:
Avalie as assertivas abaixo, classificando-as com “V” quando verdadeiras, ou “F”, caso sejam falsas, de acordo com os termos da Lei nº 8.112/1990. A seguir, escolha a alternativa que corresponda à sequência correta: I - Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. II - O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. III - Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou no interesse da administração, respeitadas as hipóteses legais. IV - Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.
Analise as assertivas I, II, II, em seguida responda assinalando a alternativa correta, nos termos da Lei nº 8.666/1993: I - As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei. II - Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento. III - Diante do princípio da vinculação ao Edital, uma vez concluído o procedimento de Sistema de Registro de Preços, a Administração fica obrigada a firmar contratações que deles deverão advir.