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Questões de concursos

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Q247167

Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos, em um determinado IF. “ Em sala de aula converse com o estudante, estabeleça uma relação de diálogo e de reconhecimento ao seu saber, pois o estudante tem muito a nos ensinar em sala de aula. Troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que fazem no grupo social ao qual pertence. Discuta sobre temas de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, ao respeito ao bem comum e a democracia. Selecione a partir da realidade cultural e social os conteúdos a serem trabalhados, pesquise, explore e problematize juntos os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, e assim é possível pensar em ações de intervenção na realidade. Explore temas que os alunos ainda não conheçam. Ah! Há um universo de temas para conhecer e o estudante adulto tem garra e quer aprender.” Considerando o relato descrito acima, é possível relacionar estas ações com a seguinte concepção:

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Q247155

Considerando os direitos e deveres individuais e coletivos previsto na Constituição Federal do Brasil, todas as opções estão corretas, exceto:

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Q247162

Nos termos da Lei no 8.112/90, são formas de provimento de cargo público: I. Redistribuição; III. Readaptação;
II. Promoção; IV. Aproveitamento;

Estão certos os itens:

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Q247154

Considerando o disposto na Lei no8.112/90, responda a opção correta:

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Q247159

Nos termos da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação. , assinale a única opção incorreta:

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Q247161

Considerando a Lei 8.112/90, a demissão será aplicada nos casos a seguir expostos, exceto:

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Q247166

A Lei de Diretrizes e Base da Educação no Brasil (9394/96. representa um marco na construção da identidade do ensino médio. O ensino médio, segundo os termos da lei (Art. 35. , tem diferentes finalidades. Entre as finalidades do ensino médio não se destaca:

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Q247172

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/ 96) , os conteúdos e metodologias e formas de avaliação no ensino médio organizar-se-ão de maneira que o estudante demonstre:

I. Domínio de princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna.
II. Conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
III. Domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania.
IV. Capacidade de intercambiar áreas de conhecimento de maneira recíproca, gerando exegese dos conhecimentos e

enriquecimento pessoal.

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Q247158

Sobre as finalidades da educação superior, nos termos da Lei no 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação. , todas as afirmações seguintes são corretas, exceto:

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Q247165

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) preconiza a valorização dos profissionais da educação. O texto da lei determina a valorização do profissional da educação, assegurando-lhe, inclusive nos termos dos estatutos e dos Planos de Carreira do Magistério Público alguns direitos (Art.67.)

Entre os direitos previstos na lei, não se destaca:

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Q247153

Conforme a Constituição Federal do Brasil, considere as seguintes opções:

I. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei estadual, sem o que não poderão ser instaladas.
II. Incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
III. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
IV. São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

Marque a alternativa correta:

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Q247160

Nos termos da Constituição da República do Brasil, assinale a resposta incorreta:

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Q247171

A concepção de avaliação que um professor tem determina a escolha dos instrumentos e procedimentos utilizados no processo avaliativo. Uma avaliação de caráter democrático se caracteriza por atividades e estratégias de ensino que respeita a participação do estudante, sua cultura e a realidade sociocultural. Uma estratégia de ensino relacionada a esse perfil pode ser assim descrita:

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Q247169

O processo de avaliação consiste necessariamente em diagnosticar em que medida os objetivos propostos pela proposta pedagógica estão sendo realmente alcançados. A forma de compreender a avaliação reflete uma postura filosófica e epistemológica diante da educação. Indique a alternativa que demonstre as características da avaliação de caráter democrático.

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Q247157

Assinale a opção incorreta, nos termos da Constituição Federal do Brasil:

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) A
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