Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Um aluno do ensino médio do IFSC, regularmente matriculado e assíduo, recebeu, durante o período letivo, um diagnóstico de uma doença grave e, urgentemente, foi internado em um hospital para receber os primeiros tratamentos. Em relação a esse aluno, segundo a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

Analise as assertivas abaixo:

I – De acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988, as atividades de pesquisa, de extensão e de estímulo e fomento à inovação realizadas por universidades e/ou por instituições de educação profissional e tecnológica poderão receber apoio financeiro do Poder Público.
II - O plano nacional de educação (PNE), previsto na Lei de Diretrizes e Bases, tem duração quinquenal com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas executadas por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento educacional especializado, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho, promoção humanística, científica e tecnológica do País e o estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
III - Uma das metas do PNE é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência do plano, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.
IV - Outra meta do PNE é oferecer, no mínimo, 10% (dez por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, preferencialmente na forma integrada à educação profissional no turno noturno.
V - De acordo com a Lei nº 12.711/2012, as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 25% (vinte e cinco por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade dessas vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência, nos termos da legislação, em proporção ao total de vagas no mínimo igual à proporção respectiva de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do IBGE.

Assinale a alternativa que apresenta a opção CORRETA:

Anastasiou e Alves (2005), destacam que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Nesse sentido, os autores diferenciam na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos de aprendizagem: conteúdos factuais; conteúdos procedimentais, conteúdos atitudinais e conteúdos conceituais.
Considerando as características de cada conteúdo, associe corretamente a coluna da direita com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

A assistência em enfermagem em clínica médica tem como um dos procedimentos básicos a administração de medicamentos. Lembrando que uma das certezas na administração de medicamentos é a dose certa, e, para tanto, dominar o calculo na administração de medicamentos é essencial ao exercício da enfermagem.
Sendo a prescrição médica, 'Anfotericina B 35 mg EV + SG 5% 500 ml, correr em 4 horas 1X ao dia'.

Assinale a alternativa que responde corretamente e em ordem as seguintes questões:
- Qual a classe medicamentosa do medicamento prescrito?
- A disponibilidade na farmácia é de frascos de 10 ml com 50 mg, qual a dose em mililitros que será aspirada do frasco?
- Qual será o número de gotas por minuto para infusão?

Um importante problema associado ao reconhecimento da trombose venosa profunda é que os sinais e sintomas inespecíficos. A cuidadosa avaliação é inestimável na detecção dos sinais iniciais dos distúrbios venosos. No histórico de Enfermagem as principais preocupações clínicas desta avaliação são:
I - Dor no membro
II - Sensação de peso e/ou comprometimento funcional.
III - Edema, aumento da temperatura da superfície do membro e visualização de segmento venoso ingurgitado.

Estão CORRETAS:

Considerando a lei do exercício profissional cabe ao enfermeiro realizar a Classificação de Risco, uma vez que a Lei n.º 7.498/86 incumbe, privativamente ao enfermeiro, a Consulta de Enfermagem e a realização de técnicas de maior complexidade, que exijam conhecimentos científicos adequados, e a capacidade de tomar decisões rápidas. Qual a sequência CORRETA da classificação de risco preconizada por cores conforme o Ministério da Saúde.

“Somos frutos de nossa história e de nosso passado". Assim como as pessoas, a concepção de saúde de um país está intimamente ligada ao seu contexto histórico e social. Para compreender a complexa realidade de saúde no Brasil é fundamental entender as relações políticas, sociais e históricas pelas quais passamos ao longo do tempo. Sobre esse tema analise as afirmações:

I. O Brasil colônia respeitava a legislação e as práticas vigentes em Portugal. Por essa razão, com a colonização se iniciaram as primeiras ações de saúde normatizadas por Portugal.
II. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o modelo campanhista de saúde do início do século XX não colaborou para a diminuição de casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.
III. Em 1910 é divulgado para o mundo o resultado do relatório Fleixner, considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos EUA, com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial.
IV. A educação formal de enfermeiras brasileiras, iniciou pelo curso de parteiras junto à escola médica, no século XIX.
V. Como consequência do Flexerianismo que consolidou o modelo científico na medicina, o ensino médico passa a ser calcado nas especializações e no uso crescente de novas tecnologias.

Assinale a opção CORRETA:

A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.

Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.

A respiração é a sucessão rítmica de movimentos de expansão pulmonar, com a finalidade de realizar trocas gasosas. Referente a respiração avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) O oxigênio é vital para o ser humano, no momento da inspiração ocorre a contração do diafragma, a expansão do tórax, levando a uma pressão negativa que expande o volume e diminui a pressão alveolar e atmosférica.
( ) A expiração é um processo ativo, que envolve a retração do tecido elástico do pulmão à medida que os músculos do diafragma e intercostais se deslocam, gerando a diminuição do volume torácico e assim o aumento da pressão no interior do alvéolo.
( ) Os problemas na respiração podem ser advindos da ventilação: obstrução, atelectasia, perda da elasticidade pulmonar; pela difusão do oxigênio, pelo transporte e também pela regulação do suprimento de oxigênio.
( ) Referente a taxonomia um indivíduo eupneico está com a respiração normal dentro dos valores de referência, taquipneico acima dos valores considerados de referência e bradipneico abaixo dos valores de referência.
( ) A capacidade pulmonar é verificada pelo volume respiratório e o espaço morto anatômico (150cm³ de ar que não está envolvido nas trocas gasosas alveolares, fica no interior da célula).

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Considerando a Lei nº 11.892/2008 e a história do IFSC analise as assertivas abaixo:

I – é finalidade do IFSC ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;
II – também é finalidade dos Institutos Federais ministrar cursos em nível de educação superior, incluindo cursos superiores de tecnologia, cursos de licenciatura, bacharelados e engenharias além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu;
III – além de realizar pesquisas aplicadas, o IFSC deve desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com as associações comerciais e industriais locais e movimentos sociais com ênfase na produção, desenvolvimento e comercialização de soluções científicas e tecnológicas;
IV – as Escolas de Aprendizes Artífices, criadas em 1909, foram implementadas para oferta de cursos de formação inicial e continuada de nível técnico e de nível superior para os trabalhadores e filhos dos desfavorecidos da fortuna;
V – O IFSC, ao longo de sua história, já teve as seguintes nomenclaturas e institucionalidades: CEFET-SC (década de 2000), ETF-SC (década de 1990) e UTF-SC (década de 1980).

Está CORRETA a alternativa:

De acordo com Lei nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008, os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica.

Considerando a especificidade da educação profissional e tecnológica, analise as afirmativas a seguir.

I. O professor na educação profissional também atuará nos programas de formação inicial e continuada de trabalhadores; no ensino técnico nas formas concomitante, subsequente e integrado ao ensino médio; no ensino técnico quando ministrado de forma articulada com a educação de jovens e adultos.
II. O professor da rede federal da educação profissional e tecnológica tem o desafio de ensinar seus estudantes para que eles compreendam o mundo do trabalho de forma crítica e reflexiva.
III. A docência na educação profissional não requer necessariamente um profissional que seja, essencialmente, um sujeito da pesquisa, mas que esteja comprometido com sua atualização permanente na área de formação específica e pedagógica.
IV. A formação para o mundo do trabalho é essencial na educação profissional, dessa forma as ações de permanência e êxito não constituem políticas de atendimento aos discentes durante o seu percurso formativo.
V. Os cursos ofertados pelos Institutos Federias podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários que abrangem desde da formação inicial e continuada até a pós-graduação.

Assinale a opção CORRETA:

Considerando as normas abaixo, numere as assertivas:

1. Código de Ética do Servidor Público Federal.
2. Estatuto do Servidor Público Federal.
3. Lei da Carreira do Magistério Federal.
4. Lei do Processo Administrativo Federal.

( ) É vedado ao servidor usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.
( ) A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
( ) O regime de 40 (quarenta) horas com dedicação exclusiva implica o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas na lei.
( ) São devedores do servidor manter conduta compatível com a moralidade administrativa, ser assíduo e pontual ao serviço e tratar com urbanidade as pessoas.

A alternativa que a apresenta a relação e sequência CORRETA é:

A pele, maior órgão do corpo humano tem função protetora, de regulação de temperatura corporal e equilíbrio hídrico. Referente a avaliação de Enfermagem da pele avalie o acerto das afirmações adiante e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) O histórico da pele envolve a totalidade da área cutânea, inclusive as mucosas, couro cabeludo, pelos e unhas.
( ) O aspecto geral da pele é avaliado ao se observarem coloração, temperatura, umidade, ressecamento, textura, lesões, vascularização, mobilidade e condições dos fâneros.
( ) Eritema é indicativo de um processo infeccioso e vem acompanhado de rigidez na região.
( ) A cianose pode ser evidenciada na pele por uma coloração azulada.
( ) A icterícia decorrente do aumento da bilirrubina sérica é evidente primeiro na pele e depois nas escleróticas.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Com relação aos cuidados em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva invasivas marque (V) para verdadeiro e (F) para falso

( ) O cateter de artéria pulmonar é uma forma de identificar a disfunção ventricular direita, mede pressões ventriculares e débito cardíaco. É utilizado um cateter de via única e possui um valão em sua extremidade distal.
( ) O Balão intra-aórtico é um balão fino, longo e flexível, introduzido pela artéria femoral e deslocado até o ventrículo direito, age com o princípio da contrapulsação e reque que o balão seja insuflado durante a diástole e desinsuflado durante a sistole.
( ) A medição da pressão intra-adiminal (PIA) é indicada em casos de aumento do conteúdo abdominal, pancreatite aguda, afecções abdominais agudas, politrauma entre outros. Para aferição fidedigna o enfermeiro deve considerar a mensuração no momento da expiração.
( ) A Pressão Venosa Central é a pressão exercida pelo sangue nas veias de grande calibre, no retorno ao coração pela veia cava superior.
( ) A Pressão intracraniana (PIC) é a pressão resultante da presença de três componentes dentro da caixa craniana são eles: parenquimatoso, liquórico e vascular.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade. Em relação ao climatério é correto afirmar, EXCETO.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282