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Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas, os avanços tecnológicos permitiram que a enfermagem escolha o curativo de acordo com a natureza, à localização e ao tamanho da lesão. Com relação ao tratamento das feridas marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) Nas feridas abertas o melhor curativo é o seco, ocluso, pois facilita a barreira protetora contra microrganismo; promover a diminuição da dor.
( ) Curativo com Sulfadiazina de Prata é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
( ) De acordo com o comprometimento tecidual as feridas são classificadas em dois estágios: Estágio I caracterizado pelo comprometimento da epiderme apenas, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual e Estágio II que se caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular ou necrose tissular.
( ) A Terapia de Pressão Negativa (TPN) é um dispositivo que ajuda a fechar feridas de difícil cicatrização, aplicando simultaneamente uma pressão negativa sob as margens da ferida
( ) Desbridamento autolítico é um processo seletivo de remoção da necrose (preserva o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos; e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida..

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Associe as sentenças que seguem considerando a prática extensionista no contexto dos desafios da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os princípios da extensão no IFSC:

1. Impacto e transformação social a partir da educação.
2. Desenvolvimento integral do discente.
3. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
4. Aproximação contínua dos extensionistas com o mundo do trabalho e inserção socioprofisional discente.
5. Responsabilidade socioambiental dos extensionistas.
6. Interdisciplinaridade.
7. Contribuição à superação das desigualdades sociais e ao desenvolvimento regional.

( ) Projetos integradores, ações de pesquisa como princípio educativo, empresas juniores, projetos de extensão e de ensino curriculares e extracurriculares.
( ) Lei da aprendizagem, programa de estágios e acompanhamento de egressos.
( ) Diálogo entre os diversos currículos e áreas do conhecimento.
( ) Melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
( ) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
( ) Melhoria do Índice de Gini; eliminação de práticas discriminatórias; questões de gênero; políticas de migração; fortalecimento dos territórios.
( ) Acesso à cultura e ao esporte, com estímulo ao pensamento crítico.

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, é:

Associe os tipos de atividades de extensão regulamentadas pela Resolução 61/2016 do Conselho Superior do IFSC com uma das propostas de definição:

(1) Intervenção pontual, sem continuidade e que preferencialmente integra outra atividade.
(2) Formação inicial e continuada de trabalhadores, para elevação da escolaridade.
(3) Iniciativas processuais, coerentes e contínuas que, articuladas, visam ao cumprimento de objeto único em prazo determinado.
(4) É a atividade que se caracteriza por ser decorrente do fazer extensionista, sempre resultado de uma outra atividade de extensão com registro institucional.
(5) Conjunto integrado de outras atividades de extensão, de caráter contínuo, regular, multidisciplinar.
(6) Atividade pedagógica de caráter teórico e prático, de oferta não periódica com objetivos, carga horária, ementa, cronograma e critérios de avaliação definidos em formulário próprio.

( ) Curso

( ) Produto

( ) Projeto

( ) Evento

( ) Programa

A ordem CORRETA de associação, de cima para baixo, excetuando uma das propostas de definição, é:

O Instituto Federal de Santa Catarina no processo de institucionalização da modalidade a distância estabelece segundo a legislação vigente resoluções e portarias internas que normatizam as diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, de Graduação e Pós-Graduação.

Considerando a especificidade desta modalidade de ensino analise as características das afirmações abaixo:

I. A educação a distância se caracteriza de acordo com a legislação vigente, como modalidade, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos.
II. Conforme a Portaria nº 1.428, de 28 de Dezembro de 2018, as Instituições de Ensino Superior que possuam pelo menos um curso de graduação presencial reconhecido poderão introduzir entre 20% a 60% da carga horária total do curso em disciplinas na modalidade a distância.
III. Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância
IV. Os cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade de Educação a Distância estabelecerão, em seus respectivos projetos pedagógicos, os percentuais mínimos de atividades presenciais necessários para o cumprimento da formação técnica pretendida.
V. Na modalidade de educação de jovens e adultos é possível oferecer até 80% (oitenta por cento) de sua carga horária a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo.

Assinale a opção CORRETA:

São considerados fatores clínicos associados à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS):

I. Atividade aumentada do sistema nervoso simpático ligada à disfunção do sistema autônomo;
II. Reabsorção renal de sódio, cloreto e água aumentada;
III. Atividade aumentada do Sistema renina-angiotensina-aldosterona que resulta em diminuição do líquido extracelular;
IV. Vasodilatação diminuída das arteríolas ligadas a alguma disfunção endotelial;

Assinale a alternativa CORRETA:

Baseado na Resolução do COFEN 557/2017 que normatiza a aspiração de vias aéreas, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.

( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes em unidades de emergência, unidade de terapia intensiva, semi intensivas, ou demais unidades de assistência, deverão ser executadas pelo enfermeiro conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
( ) Os pacientes internados em unidades de emergência, sala de estabilização e demais unidades de assistência que necessitem de aspiração de vias aéreas e sejam classificados como graves, deverão ser aspirados privativamente pelo enfermeiro, mesmo estando sem respiração artificia, exceto em situações de emergência.
( ) O Técnico em enfermagem não poderá aspirar os pacientes em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva, sendo ela em uso hospitalar, domiciliar ou em atendimento ambulatorial.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes intubados ou com traqueostomias deve ser realizada privativamente pelo enfermeiro, sendo em unidade de terapia intensiva, emergência ou demais unidades de assistência.
( ) Os pacientes classificados como não graves com necessidade de aspiração de vias aéreas, que estejam internados em unidades de internação, atendimentos domiciliar poderão ser aspirados pelo Técnico em Enfermagem, desde que previamente avaliado pelo Enfermeiro, que fará a prescrição desse procedimento.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

As drogas vasoativas são comumente empregadas nos pacientes graves e hemodinamicamente instáveis. Assinale qual droga comumente utilizada em Unidade de Terapia Intensiva apresenta as seguintes características: é uma catecolamina sintética, pode promover diminuição da resistência arterial periférica, aumentar o volume sistólico e o débito cardíaco. É indicada na Insuficiência Cardíaca congestiva.

De acordo com os parâmetros de hipertensão arterial na gestação analise as afirmações:

I. Na hipertensão arterial na gestação observa-se níveis tensionais absolutos iguais ou maiores do que 140mmHg de pressão sistólica e iguais ou maiores do que 90mmHg de pressão diastólica, mantidos em medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos três ocasiões. Este conceito é mais simples e preciso. A pressão diastólica deve ser identificada pela fase V de Korotkoff.
II. A pré-eclâmpsia é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e proteinúria (> 300 mg/24h) após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas;
III. A eclâmpsia corresponde à pré-eclâmpsia complicada por convulsões que podem ser atribuídas a outras causas.
IV. As alterações hipertensivas da gestação estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.
V. A hipertensão gestacional é caracterizada por hipertensão arterial sistêmica detectada antes da 12ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória" (quando ocorre normalização após o parto) ou “crônica" (quando persistir a hipertensão).

Assinale a alternativa CORRETA:

O avanço tecnológico das últimas décadas proporcionou melhorias na qualidade da saúde da população e redução nas taxas de mortalidade de um número considerável de doenças. Entretanto, grande oferta destas novas tecnologias torna necessário que, além dos benefícios, seus riscos e custos sejam avaliados no processo de tomada de decisão para disponibilizá-las ao sistema de saúde, promovendo o uso racional de tecnologias (CAPUCHO et al, 2012). Uma das consequências desse processo é aumento das ações judiciais no SUS, com o intuito de garantir ao cidadão o acesso a serviços e produtos, o que gera um impacto financeiro importante como observado na figura abaixo:

Sobre este tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:
I. A judicialização é uma forma de acesso às ações e serviços públicos de saúde.
II. A Judicialização quando utilizada de forma indevida, gera efeitos negativos, com impactos orçamentários e financeiros capazes de afetar a execução das políticas públicas de saúde, destacando-se as ações judiciais na área de assistência farmacêutica e oncológica.
III. A análise do gráfico acima demonstra um crescimento de 100% dos gastos da União para o período de 2006 a 2015.
IV. Os primeiros passos para a institucionalização do processo de incorporação de tecnologias no âmbito da gestão federal da saúde ocorreu em 2006, com a criação da Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde (CITEC).
V. Não há no Brasil, legislação ou normatização sobre a inclusão de novas tecnologias no SUS.

Assinale a opção CORRETA:

Em cada instituição de ensino superior, a extensão deve estar sujeita à contínua autoavaliação crítica, que se volte para o aperfeiçoamento de suas características essenciais de articulação com o ensino, a pesquisa, a formação do estudante, a qualificação do docente, a relação com a sociedade, a participação dos parceiros e a outras dimensões acadêmicas institucionais.

Nesse contexto, e tendo por base as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, assinale a alternativa INCORRETA:

De acordo com as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, presentes na Resolução 7/2018 do Conselho Nacional da Educação, analise as afirmações:

I. Todos os cursos brasileiros de graduação devem garantir pelo menos 10% da sua carga horária total em atividades de extensão.
II. Nos cursos não presenciais, as atividades de extensão devem ser garantidas a distância.
III. A prestação de serviços pode, enquanto modalidade de extensão, colaborar na integralização da carga horária de extensão presente no respectivo projeto pedagógico de curso.
IV. As diretrizes para a extensão na educação superior brasileira também devem ser direcionadas aos cursos superiores de pós-graduação.
V. As diretrizes para a extensão na educação superior brasileira também devem considerar prioritariamente os Planos de Custos Institucionais (PCIs) e os Projetos Padrões Educacionais (PPEs).

Assinale a opção CORRETA:

Avalie as afirmações relativas à Avaliação Institucional e marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas.

( ) A avaliação interna das Instituições de Ensino Superior, também chamada de autoavaliação, deve estar em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e constituir um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação.

( ) A avaliação das instituições de educação superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES, tem por objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes.
( ) Em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) a avaliação das instituições de educação deve considerar diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes: a missão, o plano de desenvolvimento institucional, políticas de atendimento à comunidade e sustentabilidade financeira.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, diferentemente do modelo anterior, passou a combinar componentes relativos ao ensino, à pesquisa, à extensão, à responsabilidade social, ao desempenho dos alunos, à gestão da instituição, ao corpo docente, às instalações, dentre outros aspectos.
( ) A avaliação das Instituições Educação Superior constitui um instrumento de monitoramento da qualidade educacional, na medida em que combina os resultados de desempenho dos estudantes com a autoavaliação institucional e a avaliação externa realizada por especialistas, conforme prevê as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

De acordo com o potencial de contaminação em cirurgias, enumere as afirmações correlacionando seus conceitos:

I. CIRURGIAS LIMPAS
II. CIRURGIAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS
III. CIRURGIAS CONTAMINADAS
IV. CIRURGIAS INFECTADAS

( ) Realizadas em tecidos ou órgãos com presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de víscera, lesão penetrante há mais de quatro horas ou contaminação fecal.
( ) Realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, em abertura do trato respiratório, digestório ou geniturinário, sob condições controladas.
( ) Realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação é difícil, quebra grosseira de técnica asséptica, trauma penetrante a menos de quatro horas, feridas abertas cronicamente.
( ) Realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, cirurgias eletivas não traumáticas, com fechamento por primeira intenção, sem penetração no trato respiratório, digestório e geniturinário, sem falha técnica e sem drenos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

A pressão arterial (PA) é a inter-relação entre o débito cardíaco, a resistência vascular periférica, o volume sanguíneo, a viscosidade do sangue e a elasticidade da artéria. Quais fatores durante a aferição da PA geram um resultado falsamente alto?

De acordo com a lei do exercício profissional o enfermeiro e o técnico em enfermagem possuem competência para desenvolver o preparo e administração de medicamentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e geram cerca de 1,3 milhões de danos anualmente nos Estados Unidos (WHO, 2017). Referente a prevenção de erros no preparo e administração de medicamentos, analise as afirmações:
I. No posto de enfermagem de uma unidade de internação o local de preparo de medicamentos deve ser espaçoso, limpo, arejado, organizado, bem iluminado, com baixo nível de ruídos e de fácil circulação, que permita o acesso a pacientes e familiares para esclarecer qualquer dúvida no momento que o profissional de enfermagem esteja preparando os medicamentos.
II. A dupla checagem é um procedimento indicado para que seja realizado no momento do preparo dos medicamentos e também na administração de alguns medicamentos. Existe mais de uma forma de ser realizada a dupla checagem, podendo ser adaptada ao local e ao tipo de medicação, porém, não deve ser ignorada, pois há evidências que é uma barreira efetiva para prevenção de erros que poderão lesar o paciente.
III. Durante o processo de preparo e administração de medicamentos os profissionais de enfermagem devem estar atentos aos “certos" que são utilizados como uma forma de barreira para prevenção erros nesses momentos. Segundo protocolo do Ministério da Saúde no Brasil hoje são preconizados nove certos sendo eles: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa
IV. A comunicação é uma excelente barreira na prevenção de erros no momento da administração dos medicamentos, é importante sempre identificar o paciente de forma correta com, pelo menos, dois indicadores, como nome completo e data de nascimento, questionar o paciente se o mesmo é alérgico a algum medicamento, comunicar ao paciente qual medicamento será administrado, e orientar sobre resultado esperado e possíveis reações.
V. Indica-se cuidados específicos com alguns tipos de medicamentos no momento da administração para evitar erros, tais como: atenção a lateralidade dos equipos em pacientes em uso sondas e acesso venoso, certificar-se que os medicamentos via oral foram realmente ingeridos pelo paciente, controle da vazão em medicamentos administrados por bomba de infusão.

Assinale a alternativa CORRETA:

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