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Sobre a história da Língua de Sinais no Brasil, analise as seguintes sentenças: I. Em 1856, chega ao Brasil o Professor Ernest Huet, surdo francês, trazendo um alfabeto manual francês e alguns sinais da Língua Francesa de Sinais, dando origem à Língua Brasileira de Sinais.
II. Em 1881, é finalmente autorizado o uso da Língua de Sinais no Brasil, dentro do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
III. Em 1991, os esforços da concentração de forças começam a dar resultados, quando, em 10 de janeiro, o governador de Minas Gerais assina a Lei nº 103/91, que reconhece oficialmente no estado a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de uso corrente.
IV. De acordo com Silva (2001), ao longo da década de 90, o processo de reconhecimento oficial da Libras vai atingindo vários estados brasileiros, tais como: Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
V. Em Pernambuco, a Lei que reconhece o uso da Libras no estado é aprovada apenas em setembro de 2001.
Está(ão) CORRETA(S ) apenas

No horóscopo japonês, adaptado do chinês, o signo animal é determinado pelo ano de nascimento da pessoa. O zodíaco japonês tem um ciclo animal de 12 anos que segue a sequência: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e javali.
No Japão, aquele que nasceu em 1961 diz: "Sou nativo do ano do boi". Desse modo, uma pessoa que nascer no ano de 2186 do mesmo zodíaco, dirá ser nativa do ano do

Considerem-se verdadeiras as seguintes afirmações: “Todo rubro-negro é feliz.”
“Alguns pernambucanos são rubro-negros.”
“Alguns pernambucanos são alvirrubros.”
“Nenhum rubro-negro é alvirrubro.”
Qual das seguintes afirmações é verdadeira?

Assinale o item que estabelece a CORRETA relação entre os TEXTOS 02 e 03.

Em uma régua de 30cm de comprimento, se posicionássemos o Sol na marca 0 (zero) e o "Planeta Nove" na marca 30, em que posição da régua ficaria o planeta Terra?

As palavras são formadas por meio dos morfemas, os quais se originam da combinação de fonemas. Estes são considerados as menores unidades da língua, mas desprovidos de sentido. Essas unidades menores, que não possuem significado isoladamente, os fonemas são encontrados na Libras, à medida que essa língua forma um número infinito de sinais a partir de cinco elementos. Com base nessas informações, relacione as colunas, em seguida, analise e marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA dos números na segunda coluna. 1- Configuração de mão. 2- Locação. 3- Movimento. 4- Orientação. 5- Expressão facial e corporal. ( ) Pode estar voltada para cima, para baixo, para o corpo de quem sinaliza, para fora, para a esquerda e para a direita. ( ) Traduz sentimentos, dando mais sentido à Libras e, em muitos casos, determinando o significado de um sinal. ( ) Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais QUERER E QUERER-NÃO; IR e VIR. ( ) O espaço onde o sinal será realizado, pode ser no próprio corpo do sinalizador ou no espaço neutro (espaço “vazio”) em frente ao corpo do sinalizador, precisamente, entre a cabeça e o quadril. ( ) Parâmetro muito importante para realização do sinal, portanto, é preciso tomar cuidado, pois qualquer engano em sua realização pode levar a uma interpretação, radicalmente, diferente da que se pretendia.

A formação profissional do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em nível médio, deve ser realizada por meio de: I - cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou; II - cursos de extensão universitária; e III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Essa afirmação constitui o texto do Art. 4º da Lei

Assinale a alternativa que traz a figura em que se constata o fenômeno do verbo com concordância espacial.

A Lei de Libras pode ser considerada como um dos maiores marcos legais no reconhecimento da “comunicação e expressão” que “constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.” Sobre este tema, é CORRETO afirmar

O Decreto nº 5.626, nos artigos 17 e 18, que tratam da formação em nível superior, que a princípio, foi assumida nacionalmente pela UFSC e, em nível médio, aqui no estado de Pernambuco, I. a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC criou o curso superior de Letras-Libras em EaD, no ano 2006, sem oferecer mais nenhuma turma depois.
II. a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC ofertou cursos em Licenciatura em LetrasLibras em 2006; em 2008, além da Licenciatura, a UFSC também abriu o Bacharelado em Letras-Libras para tradutores e intérpretes e ampliou os polos, tendo a UFPE como parceira.
III. com o incentivo à formação técnica promovido pelo governo federal, o Centro de Apoio ao Surdo-CAS, passou a oferecer apenas cursos técnicos no estado.
IV. em Pernambuco, a Comunidade Surda nada fez para implementar o decreto, mesmo com o polo da UFSC na UFPE, respectivamente.
V. com o incentivo à formação técnica pelo governo federal, nos anos 2006/2007, a Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra-ETEASD criou o Curso Técnico em Interpretação e Tradução em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, respectivamente. Estão CORRETAS apenas

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