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Durante a formatura de uma turma do Instituto Federal, havia 60 veículos no estacionamento, entre carros e motos. Um segurança resolveu contar o número de rodas desses veículos que estavam em contato com chão. Após fazer essa contagem, ele concluiu que havia 220 rodas. O número de rodas de motos que estavam em contato com o chão nesse dia era de:

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Segundo a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, marque V (para VERDADEIRA) e F (para FALSA), nas alternativas a seguir:

( ) Considera-se criança a pessoa até onze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e vinte e um anos de idade.

( ) A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

( ) Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

( ) Os dirigentes dos estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar em caso de maus tratos, faltas injustificadas e elevados níveis de repetência.

( ) Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho noturno, realizado entre as dezoito horas de um dia e as seis horas do dia seguinte.

A sequência CORRETA a se considerar, de cima para baixo, é:

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Sobre o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), faça a relação entre as colunas abaixo, conforme a classificação dos tipos de ações praticadas, citadas pela Lei 13.185, de 6 de novembro de 2015, em seu artigo 3º.:

1 – Verbal

2 – Moral

3 – Sexual

4 – Social

5 – Psicológica

6 – Física

7 – Material

8 – Virtual

( ) Furtar, roubar, destruir pertences de outrem.

( ) Socar, chutar, bater.

( ) Insultar, xingar e apelidar pejorativamente.

( ) Difamar, caluniar, disseminar rumores.

( ) Perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar.

( ) Depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

( ) Assediar, induzir e/ou abusar.

( ) Ignorar, isolar e excluir.

A sequência CORRETA da numeração, na ordem de cima para baixo, é:

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De acordo com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais, analise as assertivas abaixo:

I – É objetivo dos Institutos Federais estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

II – Os Institutos Federais têm por finalidades e características promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

III – A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior, ambos de caráter deliberativo.

IV – Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor e 5 (cinco) Pró-Reitores.

Marque a alternativa que apresenta somente assertiva(s) CORRETA(S).

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Teresa Cristina R. Rego, em seu texto “A indisciplina e o processo educativo: uma análise sobre a perspectiva vygotskiana" (1996), apresenta dados de uma pesquisa realizada por Galvão (1992): “Segundo esta pesquisa, o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado a uma série de aspectos associados à ineficiência da prática pedagógica desenvolvida" (p. 100).

Dos itens listados abaixo, marque a alternativa que NÃO faz parte destes aspectos relacionados pela autora:

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Durante uma aula de informática, no respectivo laboratório, um estudante abriu uma lata de refrigerante e começou a tomá-lo. O professor, percebendo a ação, solicitou que o estudante se dirigisse ao pedagógico ou setor responsável para que fosse registrada uma ocorrência disciplinar do tipo:

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Segundo Silva (2010): “Identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas e as famílias dos envolvidos possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying. Cada personagem dessa trama apresenta comportamento típico, tanto na escola como em seus lares." (p. 47).

Faça a relação entre personagem do bullying e sua respectiva característica, conforme a autora: ( V ) Vítimas. ( A ) Agressores. ( E ) Espectadores.

( ) Começam a apresentar diversas desculpas, inclusive sintomas de doenças físicas (que podem de fato existir), com o intuito de faltar às aulas.

( ) Estão sempre se envolvendo de forma direta ou velada em desentendimentos e discussões entre alunos ou entre alunos e professores.

( ) Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares, o que inclui também perdas constantes de seus pertences, especialmente materiais didáticos.

( ) Não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais frequente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo.

( ) Tendem, em ambos os ambientes (na escola e no lar), a se manterem calados sobre o que sabem ou presenciam.

( ) Não respeitam hierarquias, como a diferença de idade ou de força física, entre seus familiares.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

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O texto a seguir serve de referência para a questão.



Em relação às regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA:

I – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “países" e “incluía".

II – ( ) É correto afirmar que as palavras “relatório", “prêmio" e “disponíveis" recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

III – ( ) É correto afirmar que se acentuam graficamente as palavras “instituições" e “distribuição" por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

IV – ( ) É verificável que, no terceiro parágrafo, todas as palavras acentuadas graficamente são proparoxítonas.

V – ( ) Em todos os parágrafos, há pelo menos uma palavra acentuada graficamente por ser ou proparoxítona ou paroxítona terminada em ditongo crescente.

Está CORRETA, na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, a sequência:

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A tecnologia _______________ é utilizada principalmente em celulares, smartphones e tablets pois dispensa o uso de mouses para a utilização dos aplicativos, já que é sensível ao toque. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

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O texto a seguir serve de referência para a questão.



Leia as considerações acerca de recursos de construção do texto de referência.

I – O pronome “deles", na oração “Tratava deles com cuidados maternos." (linha 34), refere-se ao termo “os moleques e os primos" presente em uma das orações anteriores.

II – O autor utilizou-se do discurso direto para promover a escassa interação das falas das personagens, o que pode ser observado pelo uso dos travessões.

III – O enunciado “Eu andava pegando pássaros no alçapão." (linhas 5-6) pode ser classificado como um período composto por duas orações coordenadas.

IV – Dentro do enunciado “Gostava de saltar com os meus primos e fazer tudo o que eles faziam." (linha 1), há presença de apenas um substantivo que é, posteriormente, retomado por um pronome.

V – A oração “Mas o engenho tinha tudo para mim." (linha 20) inicia-se com uma conjunção coordenativa adversativa que remete a uma oposição em relação à oração imediatamente anterior.

Está CORRETO o que se declara em:

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Um professor solicitou um trabalho de pesquisa na biblioteca do campus onde o discente deveria buscar as informações em livros, artigos de revistas e reescrevê-las em forma de texto dissertativo-argumentativo. O discente apropriou-se de um trabalho de um colega de classe. Foi chamado pelo setor pedagógico por solicitação do professor. Para o registro dessa ocorrência disciplinar, foi escrita no sistema acadêmico do aluno a seguinte observação: “O estudante incorreu no Código de Ética e Disciplina do Corpo Discente, no artigo 4º, item III, letra i, nº 4: ‘plagiar, ou seja, apropriar-se de trabalho de outro e utilizá-lo como se fosse seu, sem dar o devido crédito e fazer menção ao autor, como no caso de cópia de trabalhos de outros estudantes ou de conteúdos divulgados pela Internet ou por qualquer outra fonte de conhecimento’”. Ou seja, conforme o Código citado, o aluno cometeu um:

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Leia o fragmento de texto abaixo:

"[...] a pretensão de alguns educadores, de vir a saber sobre a singularidade subjetiva do agir de um aluno, por um lado, está fadada ao fracasso [...] o fato de pensar que haveria uma essência psicológica da dita indisciplina escolar, bem como que seria possível usufruir institucionalmente de um saber a seu respeito, determina o aparecimento, de direito, de uma série de instâncias de avaliação preventiva, diagnóstico e/ou tratamento escolar ou paraescolar, nas quais hoje em dia cifra-se, paradoxalmente, o destino da empresa pedagógica." (LAJONQUIÈRE, 1996, p. 28).

Segundo o autor, no texto citado, essa situação tem contribuído para:

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O texto a seguir serve de referência para a questão.



Segundo Cunha e Cintra (2017), dentre outros usos, empregam-se aspas:

I – Para realçar ironicamente uma palavra ou uma expressão.

II – Para indicar a significação de uma palavra ou de uma frase.

III – Para acentuar o valor significativo de uma palavra ou expressão.

IV – Para fazer sobressair estrangeirismos, arcaísmos ou neologismos.

V – No início e no fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto.

No texto de referência, o emprego de aspas se justifica pelos fins indicados nos tópicos:

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Leia o trecho abaixo e depois responda:

“[...] não é possível imaginar que a saída para a compreensão e o manejo da indisciplina resida em alguma instância alheia _______________, ou que esta permaneça sempre a reboque das determinações extra-escolares. Abstenhamo-nos, pois, de demandar uma ação mais efetiva da família, uma melhor definição social do papel escolar, ou mesmo um maior abrigo das teorias pedagógicas." (Aquino, 1996, p. 50).

O fragmento CORRETO que completa a citação acima do autor é:

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A quadra poliesportiva retangular de um ginásio, cujas dimensões são 16 metros de largura e 27 metros de comprimento, será pintada com as cores verde e vermelho. A quadra será pintada de verde, exceto dois retângulos, cujas dimensões são 3,6 metros de largura e 5,7 metros de comprimento; e um círculo, cuja medida do raio é igual a 1,8 metros, internos a quadra, que serão pintados de vermelho. A área total, em metros quadrados, que será pintada de vermelho será de aproximadamente:

(Para efeito de cálculos, considere π = 3)

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GABARITO:

  • 31) B
  • 32) B
  • 33) B
  • 34) E
  • 35) E
  • 36) A
  • 37) A
  • 38) B
  • 39) C
  • 40) E
  • 41) C
  • 42) C
  • 43) A
  • 44) B
  • 45) D
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