Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768334

O termo Destinação, no sentido em que é empregado na obra de Schellenberg (2005), compreende tudo o que se pratica em relação aos documentos para determinar o seu destino final. A eficiência de um programa de destinação de documentos está ligada à determinação do valor dos documentos. Assim, nada pode substituir o cuidadoso trabalho de análise documental do arquivista: “não há possibilidade de se inventarem técnicas que reduzam a uma operação mecânica o trabalho de decidir sobre o valor dos documentos”. Considerando as informações abaixo, marque a opção correspondente às sentenças, conforme os instrumentos de destinação propostos por Schellenberg: I – Lista de descarte. II – Tabela de descarte. III – Plano de destinação. ( ) Para a identificação de corpos de documentos acumulados num órgão do governo e que precisam ser descartados imediatamente ou dentro de determinado prazo. ( ) Para identificar tipos rotineiros de documentos cujo descarte futuro possa ser realizado a intervalos determinados. ( ) Objetiva identificar todos os corpos de documentos de um órgão e indicar o destino que se deva dar a cada um deles, seja a eliminação, seja a transferência para um arquivo de custódia permanente. ( ) O principal objetivo é fornecer as bases para um entendimento entre a própria repartição e os funcionários do arquivo de custódia, sobre o que deve ser feito com os documentos da repartição a que dizem respeito.

Carregando...
Q768322

No que abrange à discussão do contexto social e de memória coletiva dos arquivos, os arquivistas passaram a sugerir que a compreensão mais completa da proveniência deveria incluir a análise dos seguintes contextos, EXCETO:

Carregando...
Q768327

Acerca da estrutura e funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens e marque a opção CORRETA:

Carregando...
Q768341

Em relação aos conceitos de documentos digitais, julgue as afirmações abaixo:

I – Documento arquivístico autêntico é aquele que preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo.

II – A identidade de um documento arquivístico digital se dá pelos elementos intrínsecos e extrínsecos presentes na face do documento e pelos atributos expressos em metadados.

III – A integridade de um documento refere-se à completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.

IV – A confiabilidade de um documento arquivístico tem a ver com a veracidade de seu conteúdo, ou seja, de seu autor e da pessoa responsável pela gestão.

Estão CORRETAS as afirmações:

Carregando...
Q768339

Dentre as definições abaixo, em conformidade com a ISAD (G), marque a opção CORRETA:

Carregando...
Q768321

Para garantir o recebimento dos documentos arquivísticos digitais selecionados para preservação, algumas atividades têm como objetivos a autenticidade e a acessibilidade contínuas desses documentos, EXCETO:

Carregando...
Q768326

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18/11/2011) determina que os sítios de órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem para fornecer, no âmbito de suas competências, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). Esses sítios deverão, na forma do regulamento, atender, entre outros, aos requisitos elencados abaixo. Marque a opção que apresenta INCORREÇÃO de acordo com o texto da lei.

Carregando...
Q768338

Dentre as assertivas abaixo para o tratamento de arquivos permanentes, independente de seu suporte, qual alternativa NÃO condiz com princípios, conceitos e solução para o tratamento adequado a esses arquivos:

Carregando...
Q768333

A NOBRADE estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos no Brasil compatíveis com as normas internacionais em vigor, como a ISAD ( G ) e ISAAR (CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Em relação à descrição arquivística, considere as afirmações abaixo:

I – Nem todos os níveis precisam ser implementados.

II – Dentre os itens obrigatórios estão: código de referência; título; data(s); nível de descrição; dimensão e suporte; nome(s) do(s) produtor(es); condições de acesso somente para descrições em níveis 0 e 1.

III – Itens documentais (nível 5) só poderão ser descritos como parte integrante de dossiês/ processos.

Está CORRETA a alternativa:

Carregando...
Q768340

Alguns fatores determinam o recolhimento dos acervos. Nas alternativas abaixo, qual característica NÃO se encaixa nesse rol de fatores:

Carregando...
Q768320

De acordo com as diretrizes para avaliação de documentos digitais com fins de preservação permanente, avalie os itens abaixo e encontre aquele que está INCORRETO.

Carregando...
Q768332

Abaixo encontram-se afirmativas acerca das funções arquivísticas. Julgue-as e selecione a CORRETA:

Carregando...
Q768344

Segundo Bellotto (2014), quanto ao Princípio de Respeito aos Fundos, constituem os pilares da arquitetura orgânica dos documentos de arquivos:

Carregando...
Q768325

Na perspectiva da gestão de documentos, o diagnóstico é um trabalho que antecede às funções arquivísticas. Uma de suas etapas é o diagnóstico institucional que, segundo Lopes (2000), deve abranger vários itens, alguns elencados abaixo, porém um deles NÃO está adequado a esse momento. Identifique-o:

Carregando...
Q768337

Considerando que o documento arquivístico é definido como qualquer documento produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica no curso de uma atividade prática como um instrumento e subproduto de tal atividade, existem diretrizes que objetivam fornecer recomendações para a produção e manutenção de materiais digitais confiáveis em geral, e de documentos arquivísticos em particular. Das opções abaixo, marque a opção que está INCORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282