Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 98 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Text VI

This is the first chapter of the mythic Star Wars saga.

Set thirty years before the original Star Wars film, Episode I introduces young Anakin Skywalker, a boy with special powers, unaware that the journey he is beginning will transform him into the evil Darth Vader.
Obi-Wan Kenobi, the wise old Jedi from the original series, is a determined young apprentice and Palpatine, well known as the evil Emperor, is an ambitious Senator in the Galactic Republic.
It is a time when the Jedi Knights are the guardians of peace in a turbulent galaxy and a young Queen fights to save her people. In the shadows an evil force is waiting for the right moment to strike.

                                    

(Reinildes Dias. Reading Critically in English, 3rd ed. UFMG 2002.)

Anakin Skywalker is

Considere as seguintes proposições:

• se a geladeira não está ligada, então a água está gelada;
• se a geladeira está ligada, então a garrafa não está cheia.

Ora, a garrafa está cheia. Conclui-se, então, que a

Três automóveis, sendo um esportivo, um conversível e um sedan, serão utilizados para transportar 8 crianças. De quantas maneiras as crianças poderão se agrupar para entrar nos 3 veículos, considerando que 2 crianças devem entrar no automóvel esportivo, 3 no conversível e 3 no sedan?

Sejam as proposições:

· Se a porta está fechada, então a janela está aberta ou a porta está fechada;
· Se a porta está fechada, então a janela está fechada e a porta não está fechada;
· Se a porta ou a janela estão fechadas então a porta está fechada e a janela está aberta;,

Tais proposições são, respectivamente, exemplos de

Sobre os ácidos inorgânicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Propriedades periódicas são aquelas definidas na tabela periódica, conforme a variação do número atômico (Z) dos elementos químicos. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) A eletronegatividade diminui no período da esquerda para a direita e na família de baixo para cima.

( ) A eletroafinidade aumenta no período da esquerda para a direita e na família de cima para baixo.

( ) O potencial de ionização diminui no período da direita para a esquerda e na família de cima para baixo.

 

A sequência está correta em

Para facilitar o trabalho dos químicos, os compostos químicos foram dividos em diversas classes ou funções. Duas funções importantíssimas são os ácidos e as bases. Historicamente, os conceitos que definem os ácidos e as bases mudaram conforme a evolução dos conceitos e o entendimento da química. Diante do exposto, analise as afirmativas.

I. O sueco Svante Arrhenius recebeu o Prêmio Nobel de Química devido aos seus trabalhos de dissociação eletrolítica. Dentro destas teorias, tem‐se as seguintes definições: “ácido é toda substância química que, em água, libera como cátion exclusivamente íons H+” e “base é toda substância química que, em água, libera como ânions exclusivamente íons H+”. Trata‐se da teoria iônica.

II. Em 1923, Johannes Nicolaus Bronsted e Thomas Martin Lowry propuseram, independente, a teoria ácido‐base de Bronsted‐Lowry. Para eles, “ácido é toda substância que libera íons H+” e “base é toda substância que recebe (ou aceita) íons H+”. Trata‐se da teoria protônica.

III. Gilbert Newton Lewis, em 1916, foi um dos grandes responsáveis pelas explicações adequadas sobre as ligações covalentes, a partir do estudo do comportamento dos elétrons. Para Lewis, “ácido é toda substância capaz de aceitar (ou receber pares de elétrons) pares de elétrons de outra substância” e “base é toda substância capaz de doar (ou ceder pares de elétrons) pares de elétrons para outra substância”. Trata‐se da teoria eletrônica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Analise o seguinte diagrama de fases quando duas substâncias estão misturadas e aquecidas, como ocorre, por exemplo, num processo de destilação fracionada.

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Um analista produziu uma solução aquosa quando diluiu 2 x 103 µg de certa enzima com massa molecular igual a 28.000 Da (aproximadamente 28.000 u), em 1 cm3 de água. Em seguida, realizou um ensaio enzimático, adicionando 100 x 10–3 mL da solução da enzima em um recipiente que já continha uma mistura contendo 290 µL de um tampão adequado (pH 8) e mais 10 µL do substrato da enzima (concentração igual a 2 x 10–3 mols/L). As concentrações molares finais (no ensaio enzimático) da enzima e do substrato enzimático são, respectivamente,

Acerca da destilação simples, uma técnica muito utilizada em laboratórios, por ser versátil e útil, analise as afirmativas.

I. Processo que envolve, basicamente: aquecimento da mistura; vaporização de um dos líquidos; condensação de seu vapor; e, coleta em um segundo recipiente.

II. Usada para separar componentes contidos em uma mistura de líquidos de pontos de ebulição, cujos valores são muito distintos, ou quando um dos componentes da mistura não irá sofrer vaporização na faixa de trabalho daquela destilação.

III. A mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação e aquecida, geralmente, por uma manta de aquecimento. O aquecimento provoca a vaporização do líquido de menor ponto de ebulição, e este vapor é forçado para cima e para dentro do condensador. No condensador, a água que circula na camisa externa resfria o vapor que se condensa e é recolhido num segundo recipiente.

IV. Quando um líquido começa a se vaporizar, entra em contato com o termômetro de controle do sistema e, durante toda a sua vaporização, a temperatura marcada no termômetro ficará constante.

Estão corretas as afirmativas

Sobre os equipamentos de proteção individual (EPI’s), assinale a afirmativa INCORRETA.

Acerca dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No caso específico dos supervisores de áreas, as atribuições envolvem a verificação e o acompanhamento quanto ao uso dos EPI’s por parte dos colaboradores e do pessoal das empresas contratadas.

( ) À área de segurança industrial compete especificar, testar e aceitar os EPI’s fornecidos pelas empresas e, também, realizar auditorias periódicas quanto à observância do uso dos EPI’s pelos colaboradores.

( ) As empresas fabricantes de EPI’s devem ser cadastradas no Ministério do Trabalho (MT), que expedirá o Certificado de Registro de Fabricante (CRF) e, quando a empresa for importadora, o MT deverá emitir o Certificado de Registro de Importador (CRI).

( ) A legislação prevê que a não utilização dos EPI’s é considerada falta leve.

( ) Como recurso auxiliar ao uso correto dos equipamentos, as empresas sinalizam os ambientes onde o uso destes seja requerido.

A sequência está correta em

Segundo a ABNT NBR 7500/2003 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos – EMENDA 1, os veículos de transportes de produtos perigosos devem ser devidamente identificados quanto aos riscos e produtos que transportam. Com base na afirmativa anterior, analise.

1. Representa um transporte de carga a granel de um único produto perigoso na mesma unidade de transporte.

2. Representa um transporte de carga a granel de mais de um produto perigoso de mesmo risco principal na mesma unidade de transporte.

3. Representa um transporte de carga a granel de mais de um produto perigoso de riscos principais diferentes na mesma unidade de transporte.

4. Representa um transporte de carga fracionada de mais de um produto perigoso de mesmo risco principal na mesma unidade de transporte.

As figuras anteriores que NÃO estão de acordo com as descrições feitas na referida norma são

A Resolução nº 3.665/2011, da Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. Sobre essa resolução, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Durante as operações de carga, transporte, descarga, transbordo, limpeza e descontaminação, os veículos e equipamentos utilizados no transporte de produtos perigosos devem estar devidamente sinalizados, e portar a Ficha de Emergência e o Envelope para Transporte.

( ) Os veículos utilizados no transporte de produtos perigosos devem portar um conjunto de equipamentos para situações de emergência adequado ao tipo de produto transportado.

( ) Desde que os veículos usados no transporte de produtos perigosos possuam equipamentos para situação de emergência, qualquer veículo pode ser utilizado para transportar produtos perigosos.

( ) Os veículos e equipamentos de transporte de produtos perigosos a granel devem ser inspecionados por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os quais realizarão inspeções periódicas e de construção para emissão do Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e do Certificado de Inspeção Veicular (CIV), de acordo com regulamentos técnicos daquele Instituto, complementados com normas técnicas brasileiras ou internacionais aceitas.

A sequência está correta em

O pHmetro, instrumento eletroanalítico muito versátil, auxilia os químicos nas medidas de pHs de soluções, solos etc. O mercado fornece diversos e distintos modelos de pHmetros, tanto portáteis, quanto de bancada, e os seus preços variam conforme a precisão desejada pelo analista. Um dos elementos mais importantes e com o qual se deve tomar mais cuidado é o eletrodo, pois será ele que informará o valor do pH da amostra. Apesar dos vários modelos diferentes, o uso de todos os pHmetros devem seguir procedimentos mínimos e necessários para que as medidas sejam bem feitas e precisas. Em relação ao uso e à manutenção do eletrodo do pHmetro, analise.

I. Todo pHmetro possui um eletrodo que pode ser feito em diversos modelos e materiais. O eletrodo de vidro combinado, devido à praticidade e ao preço, é um dos mais utilizados para fazer medidas corriqueiras de pHs em materiais comuns. No entanto, existem materiais que necessitam de eletrodos específicos e mais sensíveis.

II. Para melhores resultados, deve‐se manter, sempre, o bulbo úmido. Usar a capa protetora cheia com solução de armazenagem de eletrodos para guardar o eletrodo. Pode‐se usar, também, solução padrão pH 4 com 1/100 parte de KCl saturado. Na ausência dessas soluções, deve‐se usar água destilada para armazenagem.

III. Após o uso, deve‐se enxaguar o eletrodo de pH e a junção de referência com água deionizada e guardá‐lo conforme recomendações do fabricante.

IV. Para reutilizar eletrodos de pH, deve‐se enxaguar bem a junção com água deionizada e secar o eletrodo, mas nunca deixar o eletrodo seco. Um bulbo desidratado pode causar atraso na resposta.

V. Para reidratar o bulbo, deve‐se deixar o eletrodo imerso em uma solução padrão pH 4 por 10 a 30 minutos. Se isto não resolver, o eletrodo deverá ser jogado fora.

Estão corretas apenas as afirmativas

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282