Sobre a finalidade do Programa da Educação em Tempo Integral, analise as afirmativas a seguir:
I- Alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.
II- Redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas.
III- Melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais.
IV- Garantir o fornecimento de alimentação balanceada para os alunos.
Sobre as afirmativas referentes as finalidades do PETI:
De acordo com a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, os tradutores e intérpretes de Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo possuir:
A Resolução SGED nº 111, de 10 de janeiro de 2018, dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Municipais de Educação e nos Centros Municipais de Educação Infantil de Coronel Fabriciano. Nesse sentindo, analise os dispostos desse Resolução a seguir:
I- Os conceitos de desempenho dos alunos, a serem emitidos no final de cada etapa e ao final de cada ciclo serão considerados reprovados (com conceito Regular) os alunos que estiverem com notas entre 59,9 a 0 pontos.
II- Os componentes curriculares cujos objetivos educacionais colocam ênfase nos domínios afetivo e psicomotor, são aqueles como Arte, Ensino Religioso e Educação Física, sendo suas notas e/ou conceitos não influenciáveis nos resultados finais dos alunos.
III- No caso de desempenho satisfatório do aluno e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deverá reter o aluno automaticamente no ano correspondente.
IV- O ciclo intermediário corresponde a duração de 2 anos de escolaridade, do 4º ao 5º ano e o ciclo complementar corresponde a mesma duração e vai do 6º ao 7º ano.
Estão CORRETAS as afirmativas segundo a Resolução SGEB nº 111:
A propósito do Texto 1, analise as afirmativas a seguir:
I- O autor do texto defende a utilização da metodologia da sala de aula invertida em substituição integral às metodologias vigentes, centradas na relação professor-aluno e na aula presencial.
II- O autor do texto defende que a metodologia da sala de aula invertida é mais coerente com o contexto atual, que exige maior criatividade e dinamismo por parte de professores e alunos.
III- O autor do texto argumenta a favor da utilização das metodologias ativas, porém considera que a relação de aprendizado entre professor e aluno não deve ser abolida.
IV- O autor do texto critica as metodologias vigentes, considerando-as passivas e arcaicas, porém não apresenta uma alternativa metodológica viável e mais atual.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Os termos em destaque funcionam como pronomes relativos, EXCETO em:
O valor semântico da conjunção destacada foi CORRETAMENTE identificado em:
Em um sorteio para entrega dos convites da festa junina da Prefeitura de Fabriciano utilizou-se 4 bolas brancas e 4 bolas vermelhas. Duas bolas foram retiradas uma a uma ao acaso e sem reposição.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a probabilidade de se retirar uma bola branca e depois uma bola vermelha.
Sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Municipais de Educação e nos Centros Municipal de Educação Infantil de Coronel Fabriciano, analise as afirmativas a seguir:
I. O ciclo de alfabetização, tem a duração de 3 (três) anos de escolaridade.
II. O ciclo complementar, tem a duração de 3 (três) anos de escolaridade.
III. O ciclo intermediário, tem a duração de 2 (dois) anos de escolaridade.
IV. O ciclo de aprimoramento, tem a duração de 2 (dois) anos de escolaridade.
Sobre as afirmativas referentes aos ciclos de ensino de Fabriciano:
Leia a charge:
A partir da leitura comparativa entre a charge e o Texto 1, é CORRETO afirmar que a charge:
Releia um trecho do Texto 1.
Sobre os termos destacados, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os termos em destaque funcionam como locuções adverbiais de tempo de acordo com a classificação da gramática tradicional.
( ) A posição canônica dos termos em destaque é no final das orações. Nesse caso, seu deslocamento tem como objetivo ressaltar as etapas da pesquisa.
( ) O uso de vírgulas, para separar os termos em destaque cujo função é de realce, não é obrigatório.
( ) Os termos em destaque são fundamentais para construção da coesão do trecho, pois sinalizam temporalmente as etapas da pesquisa, informação essencial para se entender como o trabalho aconteceu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em geometria analítica se aprende coordenadas de um ponto e o cálculo de distância entre esses pontos. Dados os pontos A (-1;-2) e B (3;3).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o resultado do cálculo da distância entre os pontos A e B:
É vedado à escola pública, EXCETO:
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações voltadas para a infância e a juventude.
Segundo o texto do Estatuto, essas programações correspondem às alternativas, EXCETO:
Pedro trabalhando em um computador cujo processador de texto é o MS-Word 2010, identificou a necessidade de colocar todo o texto que digitou em letra maiúscula.
Para que Pedro possa iniciar essa tarefa, ele deverá selecionar: