Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 56 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com as coordenadas geográficas, os ______ são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os ______ são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Em relação à concordância, assinale a alternativa incorreta.

“...dá pra acertar o pronome?” O uso da palavra sublinhada (pra) trata-se de:

                                                                                                    Cusco

Cusco, que na linguagem quéchua (língua indígena local) significa "umbigo do mundo", é uma pequena cidade do Peru situada no vale sagrado dos Incas, no alto da cordilheira dos Andes. O local, que atrai turistas de todas as partes, está localizado em uma região de clima seco e frio o que ajuda a preservar construções dos antigos povos incas que se misturam com prédios de estilo colonial. As ruínas de Cusco - cidade que foi nomeada pela Unesco em 1983 Patrimônio Cultural da Humanidade -, são o que mais chamam a atenção de 
turistas. Vários templos, palácios e fortalezas centenárias estão espalhadas pela cidade (...). Os incas acreditavam que quanto mais perto do céu e do sol, mais feliz o povo seria, por isso, as casas e os vilarejos da cidade são perto das montanhas.
                                                                                                                                                 

                                                                                                                                                     Juliana Venturi Tahamtani / R7.com. 2015.

O texto acima é predominantemente: 

Uma equação de 2º grau pode ser representada graficamente por uma parábola, que é uma curva simétrica que tem um ponto máximo, ou mínimo, chamado vértice.

Portanto, a coordenada x do vértice da parábola da equação y = -(x + 5)(x + 1) será:

Considere a seguinte sequência de números: -1, 3, -5, 7, … Com base nesse padrão, pode-se afirmar que o próximo número que deve aparecer na sequência será:

Considere a função f(x) = x + 1, que relaciona cada valor de x com um valor de y. Essa função pode ser representada graficamente em um plano cartesiano.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que descreva corretamente o gráfico dessa função:

O sistema hídrico brasileiro é dividido em 12 Regiões Hidrográficas (RH), sendo que cada uma destas regiões compreende uma ou mais bacias hidrográficas (adaptado de IBGE Educa, 2023).

Sobre as Regiões Hidrográficas e bacias hidrográficas brasileiras, assinale a alternativa correta.

Entre janeiro e maio de 2023 foram desmatados mais de 3.320km² do Cerrado, um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto o Cerrado bateu recordes de destruição nos primeiros cinco meses de 2023, o desmatamento na Amazônia Legal caiu 31% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 110 milhões de hectares de vegetação natural do bioma (49% do total) já foram removidos, sendo substituídos pelo cultivo extensivo de commodities agrícolas.
                                                                                                                                                                        (adaptado de BRAUN, 2023). 

A respeito do desmatamento no bioma Cerrado, assinale a alternativa incorreta.

“Já na Antiguidade, os seres humanos observavam o céu e, por meio dos corpos celestes, estabeleciam pontos de orientação e direção. [...] Com base na ‘trajetória’ do Sol, ou melhor, no movimento ______do sol, foram estabelecidas as direções cardeais: norte, sul, leste e oeste. O leste é onde o Sol ‘nasce’ pela manhã, e o oeste, onde o Sol se põe ao entardecer”.

                                                                                                                                                                        (SILVA; ROSS, 2019, p.80).

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Em 2021, considerando-se a linha de pobreza monetária proposta pelo Banco Mundial, a proporção de pessoas pobres no Brasil era de 
18,6% entre os brancos e praticamente o dobro entre os pretos (34,5%) e entre os pardos (38,4%). Mais da metade (53,8%) dos trabalhadores do país em 2021 eram pretos ou pardos, mas esses grupos, somados, ocupavam apenas 29,5% dos cargos gerenciais,  enquanto os brancos ocupavam 69,0% deles.
                                                                 

                                                                                                                                                                                                     (IBGE, 2022)

Assinale a alternativa que indica corretamente o problema social brasileiro representado pelos dados do IBGE.

“A produção do (a) ______ corresponde ao conjunto de atividades envolvidas na produção agropecuária, sob o comando de grandes 
grupos agroindustriais e financeiros, também comercializava insumos (sementes, fertilizantes, máquinas e equipamentos) [...] No Brasil, o(a) ______ produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros”.

                                                                                                                                                        (SAMPAIO; MEDEIROS, 2019, pp. 73-74)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

                                                                             As posições do observador e a paisagem

A posição do observador influencia a maneira como ele vê a paisagem. Isso quer dizer que uma pessoa no alto de um edifício, por exemplo, vê a paisagem de forma diferente de outra pessoa que esteja na rua. No primeiro caso, a paisagem observada será bem mais extensa do que aquela vista pela pessoa que está no plano da rua. Portanto, ao observar determinada paisagem, é importante considerar sua posição em relação a ela.

                                                                                                                                                                           (http://www.todoestudo.com.br)

De acordo com o texto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(    ) “No primeiro caso”, refere-se ao observador na rua.
(    ) “Isso quer dizer”, refere-se à influência da posição do observador na visão da paisagem.
(    ) “Portanto”, pode ser substituído por: mas, porém, contudo. 
(    ) “Por exemplo”, refere-se ao exemplo de posicionamento de observação. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A Lei nº 8.112/1990 trata das penalidades e infrações disciplinares do servidor público federal. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a configuração correta do abandono de cargo.

                                                                   As posições do observador e a paisagem

A posição do observador influencia a maneira como ele vê a paisagem. Isso quer dizer que uma pessoa no alto de um edifício, por exemplo, vê a paisagem de forma diferente de outra pessoa que esteja na rua. No primeiro caso, a paisagem observada será bem mais extensa do que aquela vista pela pessoa que está no plano da rua. Portanto, ao observar determinada paisagem, é 
importante considerar sua posição em relação a ela.

                                                                                                                                                                           (http://www.todoestudo.com.br)

De acordo com a leitura, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282