Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 33 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nas brincadeiras as crianças amadurecem algumas capacidades de socialização por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais, portanto, o brincar é:

Sobre Alfabetizar letrando assinale a alternativa correta.

A dificuldade de aprendizagem não se refere a uma única causa, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho da criança. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta a seguir:

Sobre o processo relacional da teoria da aprendizagem, assinale a alternativa correta:

Sobre a História da Alfabetização no Brasil, assinale a alternativa correta.

A pedagogia de projetos na Educação Infantil deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) A pedagogia de projetos na Educação pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento no contexto da escola.

( ) A prática pedagógica assume uma postura reflexiva e investigativa, com vistas a integrar o projeto em uma abordagem interdisciplinar.

( ) O projeto parte de uma problemática e, portanto, quando se conhece a priori todos os passos para solucionar o problema, esse processo se constitui em um exercício e aplicação do que já se sabe.

( ) O projeto na Educação Infantil deve ser conceituado como um conjunto de atividades que o professor propõe para que os alunos realizem a partir de um tema selecionado, resultando em uma apresentação de trabalho em sala de aula.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Ao se referir aos diferentes níveis e tipos de letramento que a criança pode atingir, Soares (2009) afirma que em relação à leitura e à escrita, esses níveis podem variar de acordo com as necessidades, demandas da criança e do seu meio, contexto social e cultural a que pertence.

Dessa forma, é correto afirmar que:

Considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades de ordem afetiva e cognitiva, embora a criança desenvolva suas capacidades de formas diversas. Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.

A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda equipe escolar. Dessa forma, é correto afirmar que:

O ato pedagógico, conforme Libâneo (1994, p. 56) “é uma atividade sistemática de interação entre os seres sociais". De acordo com essa citação, é correto afirmar:

A interação caracteriza-se como atividade cooperativa que implica ação entre os sujeitos no processo de comunicação, os quais revezam-se na condição de falante e de ouvinte. Dessa forma, as interações em sala de aula pode ser descritas como:

I. Uma diversificação de estratégias na aplicação do plano interativo.

II. Uma atividade onde as ações e reações dos indivíduos acontecem de forma participativa.

III. Um tipo de relação envolvendo a motivação e participação ativa no contexto da aprendizagem.

IV. Uma contínua articulação com os sujeitos envolvidos em constante equilíbrio das relações.

V. Uma garantia de reorganização dos elementos aplicativos e criativos.

Estão corretas as afirmativas:

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Na Educação infantil, a interação é um tipo de relação entre professor e alunos em sala de aula. A interação também pode ser:

I. Uma atividade cooperativa na ação dos sujeitos no processo de comunicação.

II. A relação com o grupo em contínuas articulações.

III. O compartilhamento do conhecimento entre os participantes envolvidos.

IV. Uma atividade que engloba a ação do professor e as reações dos alunos

V. Uma construção do aluno na síntese avaliativa do plano interativo.

Estão corretas as afirmativas:

O lúdico é apresentado como recurso da criança para se comunicar, para se relacionar como o outro e para compreender a si mesma e o que está a sua volta de modo a contribuir com o seu processo de desenvolvimento. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA a seguir:

Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento que está presente no cotidiano de modo intenso das crianças, pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social da criança. Com essa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I. A linguagem musical promove o equilíbrio centrado na experimentação e imitação.

II. A linguagem musical possibilita um exercício sensível e expressivo na criança.

III. A linguagem musical tem estrutura e características próprias, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.

IV. A linguagem musical busca desenvolver o prazer da escuta e a capacidade de observação das crianças

V. A linguagem musical é um sistema de produção independente que integra as várias dimensões da criança.

Estão corretas as afirmativas:

O ato de planejar é um ato decisório de maior importância e efetivado dentro de um projeto coletivo institucional. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) O planejamento permite a reflexão sobre as atividades anteriores, considerando o diagnóstico realizado, para melhor desempenho educacional.

( ) O planejamento do ensino, ou seja, o planejamento da atividade docente propriamente dita, necessita ser precedido de um Projeto Pedagógico e de um Projeto Curricular Institucional.

( ) O planejamento não é um ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão na prática docente para o alcance dos objetivos da aprendizagem.

( ) O planejamento isolado e diversificado de cada professor possibilita a formação de um corpo, individual e semelhante que é fundamental e necessária dentro da escola.

( ) O planejamento considera os resultados da aprendizagem para verificar se a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282