Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:
Sobre o papel mediador do professor na prática pedagógica com crianças, leia as afirmativas.
1- Ele é responsável por criar condições, para que os alunos pensem e atuem por si mesmos e que consigam ter a capacidade de pensar e examinar criticamente as ide ias que lhes são apresentadas e a realidade social.
2- O professor mediador desempenha o papel de servir como elo entre o aluno e a matéria de aprendizagem.
3- O que quer que o professor faça nas atividades pedagógicas, se não resultar na interação do aluno com o objeto de aprendizagem e vice-versa, nada acontecerá na ação de construção do conhecimento.
4- O docente contribui, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia perante o conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.
5- O papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que ele estabeleça os caminhos a serem seguidos no processo de aprendizagem.
Está correto apenas o que se afirma em:
Leia as afirmativas a respeito da maneira como a infância é vista atualmente. I. Inexistem crianças caracterizadas por sua expressão particular, sendo retratadas então como homens de tamanho reduzido, um adulto em miniatura. II. A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta vozes. III. Hoje, acredita-se que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. IV. Hodiernamente, durante o processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que procuram desvendar. Está correto apenas o que se afirma em:
Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se:
Na Política Nacional de Educação Infantil, a proposta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, em princípio, era corrigir as distorções do Fundef no que se refere à abrangência, tratava-se agora de financiamento para:
Na prática educativa, o cuidado se relaciona com a dimensão:
Na Educação Infantil, o trabalho com os conhecimentos matemáticos deve ser realizado de forma articulada com essas vivências e sua função social, pois as crianças já operam com esses conhecimentos no seu cotidiano. Nessa perspectiva, uma das habilidades que devem ser desenvolvidas nessa área do conhecimento é:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, a fim de garantir:
A publicação Indicadores da Qualidade na Educação Infantil buscou traduzir e detalhar os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (MEC) em indicadores operacionais, separados em diferentes dimensões: I. planejamento institucional. II. formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar. III. interações. IV. promoção da saúde. V. espaços, materiais e mobiliários. VI. formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais. VII. cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. VIII. instrumentalização assistencial do ensino. Estão corretos apenas os itens:
Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente, educacional conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o processo de aprendizagem está mais ligado:
A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 artigos em que:
Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas. I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça. II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de combate à discriminação contra a mulher. III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito ·em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT. IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias. Está correto apenas o que se afirma em:
As linguagens oral e escrita têm como objetivos, entre outros: 1- incentivar o uso de símbolos, brincadeiras; registros, diferentes narrativas; diversas leituras de mundo. 2- trabalhar com diversas possibilidades de transformação e expressão de ideias, emoções e formas de agir e pensar. 3- explorar os múltiplos usos e funções da língua oral e escrita. 4- registrar as conversas e discussões sobre textos incentivando o uso destes registros, priorizando alguns gêneros. Estão corretos apenas os itens:
São algumas condições para a organização curricular das instituições de Educação Infantil:
1- assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.
2- combater o racismo e as discriminações de gênero, socioeconômicas, étnico-raciais e religiosas.
3- dar atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.
4- trabalhar com os saberes que as crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou construção por elas de novos conhecimentos.
5- selecionar aprendizagens a serem promovidas com as crianças, restringindo-as a tópicos tradicionalmente valorizados pelos professores, mas ampliando-as na direção do aprendizado delas para assumir o cuidado pessoal.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Embora possua caráter aberto, o processo para realizar um diagnóstico sobre a qualidade de uma instituição de educação infantil precisa levar em consideração alguns aspectos importantes, tais como: 1- direitos humanos fundamentais. 2- reconhecimento e a valorização das diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência. 3- valores sociais mais restritos, como o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento de uma cultura de paz e a busca por relações humanas mais individualizadas. 4- legislação educacional brasileira. 5- conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância. Estão corretos apenas os itens: