Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 48 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente, educacional conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o processo de aprendizagem está mais ligado:

A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à LDB (lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 artigos em que:

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas. I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça. II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de combate à discriminação contra a mulher. III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito ·em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT. IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias. Está correto apenas o que se afirma em:

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (Art. 4° do ECA)

A garantia de prioridade compreende:

A Educação Física desempenha papel fundamental, juntamente com outras áreas do conhecimento, na formação dos sujeitos e, isso implica na reflexão sobre o papel da avaliação escolar que legitime, garanta e aprimore a relevância dessas formas de conhecimento. Nesse sentido, a avaliação, na Educação Física, deve:

Exposto nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o Ensino Fundamental, trata-se do princípio que sugere que o professor de Educação Física complemente o ensino e desenvolva a oferta de experiência de aprendizagem, tendo em mente que elas devem envolver as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.

Assinale o princípio a que se refere.

A habilidade de direcionar ou regular os mecanismos essenciais do movimento chama-se:

Considerando os jogos cooperativos, onde, enfatizam a participação, o desafio e a diversão, mesmo sabendo que pode até haver certa competição envolvida no jogo, mas o resultado dessa concorrência não está focado em perder ou ganhar, e sim em participar de uma atividade prazerosa em grupo, qual alternativa representa exemplos de jogos cooperativos?

O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se constantemente o sentido da palavra, a figuração de linguagem, a relação semântica dos vocábulos. Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os processos de formação das palavras, não são apontados pela autora. Para isso, tomemos como objeto as palavras "PUXA-SACO" e "PÉ-NO-SACO", utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, ao processo de formação das palavras destacadas:

Quanto às variantes linguísticas presentes nas orações a seguir, assinale a alternativa em que a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida.

Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt, teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, leia as afirmativas.

1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e cognitiva.

2. O organismo agrega algo à experiência que não está contido nos dados sensoriais, e este algo é organização.

3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais do que a soma de suas partes.

4. A Gestalt é molecular, objetiva, empirista e comportamentalista.

Está correto apenas o que se afirma em:

É um princípio norteador das Políticas Públicas Inclusivas de educação:

São diretrizes do Plano Nacional de Educação:

1- criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.

2- universalização do atendimento escolar.

3- superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

4- melhoria da qualidade da educação.

5- valorização dos(as) profissionais da educação.

Estão corretos apenas os itens:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282