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Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial direciona suas ações para o atendimento às especificidades dos alunos em situação de deficiência, em seu processo educacional e, no âmbito de uma atuação mais ampla na escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas:

O Atendimento Educacional Especializado para a deficiência mental, em sua prática busca, entre outros, trabalhar a ampliação da capacidade de abstração do aluno, o que não significa apenas desenvolver a memória, a atenção, as noções de espaço, tempo, causalidade, raciocínio lógico em si mesmas (SEESP/SEED/MEC- Brasília/DF). Nem tão pouco tem a ver com a desvalorização da ação direta sobre os objetos de conhecimento, pois a ação é o primeiro nível de toda a:

Os currículos de intervenção precoce centralizam-se nas áreas do desenvolvimento global da criança, constituem um guia curricular que serve de base para a organização de planos individuais de intervenção precoce multidisciplinar. Assinale a alternativa correta para o componente curricular "Experiências Significativas".

Texto para responder a questão.

Assinale a opção em que a classe gramatical da palavra destacada foi corretamente indicada entre parênteses.

Acerca das responsabilidades inerentes ao servidor público, de acordo com a Lei nº 8.112/1990, assinale a assertiva correta.

A Convenção da Guatemala, internalizada à Constituição Brasileira pelo Decreto n° 3.956/2001, no seu artigo 1º define deficiência como ''uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social". Essa definição ratifica a de deficiência, que passa a ser compreendida como:

"É determinada pelas características ambientais que permitem aos indivíduos reconhecer a identidade e as funções dos espaços, assim como definir estratégias para seu deslocamento e uso. São importantes, a forma, a iluminação, as cores e a disposição dos lugares e equipamentos, assim como as informações escritas ou desenhos - letreiros, mapas, imagens- que auxiliam na compreensão dos lugares". Trata-se do conceito de:

As Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva orientam as escolas regulares a se adaptarem para a nova realidade educacional, no que diz respeito à criança em situação de surdez. É necessária a presença de um intérprete-tradutor da Língua Portuguesa-Libras, como determina a abordagem bilíngue para a educação de surdos. Todo o intérprete deverá sempre usar o bom-senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. Segundo o Manual, "O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e Língua Portuguesa" produzido pelo MEC, a atuação do intérprete deve ser:

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