Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 48 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep/MEC) que tem como objetivo:

Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, entre outras, as seguintes diretrizes:

1 difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
2 promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
3 consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
4 orientação para o trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.

1 significação social da profissão.
2 revisão constante dos significados sociais da profissão.
3 refutação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas (resistentes a inovações).
4 significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).

Estão corretos apenas os fatores:

Em seu importante comentário sobre o pensamento sociológico contemporâneo, o sociólogo brasileiro José Maurício Domingues (1999; 54) assevera que coube a Bourdieu a tentativa de síntese mais bemsucedida entre Marx e Weber no que concerne às reflexões sobre a sociabilidade em geral e à diferenciação social e às tensões inerentes à estratificação social em especial. Nas palavras de Bourdieu: "As diferenças primárias, encontram seu princípio no volume global de capital como conjunto de recursos e de poderes efetivamente utilizados, capital econômico, capital cultural, e também capital social: as diferentes classes (e frações de classe) se distribuem assim desde aquelas que são mais bem providas simultaneamente de capital econômico e capital cultural até aquelas que são mais desprovidas segundo essas duas relações". (Pierre Bourdieu, apud DOMINGUES, J. M: 1999; 54). Essa caracterização refere-se ao fenômeno denominado:

" A capacidade que atores competentes têm de se 'manterem em contato' com as bases do que fazem, da forma como fazem, de tal modo que, se interrogados por outros", (GIDDENS: 2009; 443) podem fornecer explicações inteligíveis para justificar suas ações, tem sua melhor expressão, no conceito de:

" A teoria do conhecimento assim renovada parece destinada a reunir as vantagens das duas teorias rivais, sem ter os seus inconvenientes" (1999; 159). Essas palavras de Durkheim são proferidas na esteira da sua longa e profícua reflexão a respeito das religiões. Sua pretensão é promover o estabelecimento de uma nova ciência cujas vantagens consistem exatamente na superação dos binarismos estéreis. Assim, as correntes de pensamento às quais Durkheim se refere diretamente pretendendo superá-las na síntese sociológica por ele elaborada estão assentadas na alternativa:

Segundo Marx & Engels (2005; 53), em O Manifesto do Partido Comunista "na sociedade burguesa o trabalho vivo é sempre um meio de:

As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos a que se dá o nome de figuras de linguagem. Neste sentido, assinale a alternativa em que se emprega expressão com sentido diferente do usual, baseado em relação implícita entre dois elementos, atribuindo-lhe nova identidade.

0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:

A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:

A capacidade de conceber, operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o horizonte e o "aqui e agora" é a dimensão denominada Planejamento:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos, a saber:

0 processo de ensino pelo qual a matéria (conteúdos, conhecimentos sobre determinado fato, acontecimento ou fenômeno natural) é estudada no seu relacionamento com fatos sociais a ela conexos é denominado:

0 sociólogo britânico Anthony Giddens, um dos mais importantes pensadores das implicações sociais da globalização, toma a relação entre confiança e modernidade como um dos fenômenos contemporâneos que mais sofreram transformações em face dos impactos da globalização. Os conceitos de desencaixe e reencaixe são fundamentais à compreensão desses novos processos. Complementam estes conceitos outros dois, igualmente importantes: o primeiro se refere a "relações verdadeiras que são mantidas por, ou expressas em, condições sociais estabelecidas em circunstâncias de co-presença"; o segundo diz respeito "ao desenvolvimento de fé em fichas simbólicas ou sistemas peritos" (GIDDENS; 1990; 84). Esses conceitos, respectivamente, recebem as seguintes definições:

O conceito de estrutura social é fundamental para a definição não só de um tipo de sociedade específico, mas também toda uma série de conceitos sociológicos fundamentais, dentre os quais o próprio conceito de cultura. "O primeiro passo na Sociologia, como em qualquer ciência, é a classificação sistemática dos fenômenos de que trata. A primeira coisa a observar é que tais classificações parecem muito inadequadas para abranger todas as variedades de sociedade humana que existem ou existiram. Se examinarmos mais atentamente as classificações, verificaremos que, sob aspectos importantes, elas se assemelham entre si" (BOTTOMORE, T: 1978; 124). Nessa esteira, o conceito que define " um complexo formado pelas características culturais idênticas mais importantes de várias sociedades determinadas" (Idem; 133) é o de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282