À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:
1 conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2 experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
3 planos pedagógicos elaborados pelos sistemas educacionais.
4 objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5 processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Estão corretos apenas os itens:
As Abordagens Pedagógicas da Educação Física podem ser definidas como movimentos engajados na renovação teórico-prático da área com o objetivo de estruturação de seu campo de conhecimentos específicos. Esses movimentos surgiram na busca de uma nova dimensão, em que apresentaram propostas sobre o entendimento do objetivo de estudo da Educação Física passando desde a operacionalização de conteúdos, até o entendimento do processo avaliativo. Sendo assim, estabeleça a correta correspondência entre as Abordagens Pedagógicas da coluna I com suas características da coluna II.
Coluna I
1) Aula aberta.
2) Atividade Física para Promoção da Saúde.
3) Construtivista-lnteracionista.
4) Crítico-superadora.
5) Crítico-emancipatória.
Coluna II
( ) Embasa suas atividades durante as aulas no discurso da justiça social no contexto da sua prática. Busca levantar questões de poder, Interesse e contestação, e faz uma leitura dos dados da realidade à luz da crítica social dos conteúdos.
( ) Está centrada no ensino dos esportes que foi concebido para a Educação Física Escolar. Busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica e tornar o ensino escolar em uma educação de crianças e jovens.
( ) A intenção desta abordagem é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, respeitar o universo cultural do aluno além de valorizar suas experiências. Nesta proposta, o jogo é privilegiado como sendo "um instrumento pedagógico", ou seja, o principal meio de ensinar.
( ) Preocupa-se com a conscientização da população escolar para as pesquisas que mostram os benefícios da atividade física. Busca propiciar aos alunos não apenas situações que os tornem crianças e jovens mais ativos fisicamente, mas, que os conduzam a optarem por um estilo de vida ativo também quando adultos.
( ) Baseia-se na possibilidade de co-decisão dos alunos no planejamento, objetivos, conteúdos e formas de transmissão e comunicação do ensino. O grau de abertura para a participação na elaboração de propostas de ensino depende da compreensão dos professores e alunos sobre o sentido que esta representa para eles.
A sequência correta é:
Dentro do universo de produções da cultura corporal de movimento, diversos tipos de conteúdos foram incorporados pela Educação Física como objetos de ação e reflexão nas aulas em âmbito escolar. Estes conteúdos apresentam um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, sendo que todos visam, a seu modo, combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. Dessa forma, os comportamentos apresentados pelos alunos durante as aulas de Educação Física Escolar quando se leva em conta o caráter lúdico das atividades devem estar relacionados com:
No ambiente escolar, é importante ressaltar que o processo de atribuição de uma nota deverá adquirir um significado maior, tornando-se uma referência qualitativa ou quantitativa, que expressa e faz parte do próprio processo ensino-aprendizagem, e não apenas como um produto resultante dele. Quando se menciona o aspecto quantitativo do processo de verificação de conteúdos, faz-se referência ao conceito de:
A aprendizagem de movimentos depende de uma série de processos fisiológicos que envolvem o sistema nervoso. É o sistema que sente, pensa e controla nosso organismo. Para realizar essas funções, o organismo reúne as informações sensoriais vindas de todas as partes do corpo, e as transmite pelas terminações nervosas, para a medula e o encéfalo. Estes podem reagir de forma imediata, produzindo um movimento, ou não, e a informação sensorial é armazenada em bancos de memória do encéfalo. Dentre as funções do sistema nervoso, a função sensorial é responsável por:
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.
I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.
II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.
III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.
Está correto apenas o que se afirma em:
A oração destacada em "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA." atribui ao fragmento ideia:
No início de 2003, após debates em âmbito nacional, houve alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei n° 10.639, determinando que:
Sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), leia as afirmativas.
I. Fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
II. Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica.
III. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.
Está correto apenas o que se afirma em:
Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:
De acordo com Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo requer que o indivíduo faça uma adaptação as informações provenientes do meio ambiente e as intelectualize por processos complementares de acomodação e assimilação. Este processo de aquisição de informações visando ao desenvolvimento cognitivo das crianças se organiza nas seguintes fases:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental trazem como contribuição a reflexão e discussão da prática pedagógica sob a ótica de três aspectos fundamentais que norteiam seu exercício: o Princípio da Inclusão; o Princípio da Diversidade; e o Princípio das Categorias de Conteúdos. Dentre os aspectos citados acima, o Princípio da Inclusão tem por objetivo principal:
Considerando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho.
O exemplo acima contempla conteúdos de aprendizagem de natureza:
Durante as aulas de Educação Física Escolar os alunos poderão ser estimulados a aquisição de conhecimentos relacionados com a identificação das funções orgânicas, como a circulação cardiovascular e a frequência cardíaca, durante a execução de atividades aeróbicas. É considerada uma atividade física desta natureza:
Durante o processo de controle do movimento humano, os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos nervosos, possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Dentro deste contexto, as sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares. Do ponto de vista anatômico e funcional, uma sinapse é composta por três grandes compartimentos: membrana da célula pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós-sináptica. No decorrer deste processo de condução nervosa, pode-se observar a presença de um importante neurotransmissor armazenado no botão sináptico denominado: