Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 48 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em geral, as normas sobre conselhos de ensino referem-se a funções deliberativa, consultiva, normativa, mediadora, mobilizadora, fiscal, recursal, entre outras. A função mobilizadora é assim entendida quando:

À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:

1 conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2 experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
3 planos pedagógicos elaborados pelos sistemas educacionais.
4 objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5 processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.

Estão corretos apenas os itens:

Para se obter equilíbrio em uma composição visual é preciso ponderar as diferentes forças visuais presentes, de modo a que se harmonizem, sem se anular. Portanto, neste sentido, para que haja equilíbrio é necessário que cada força visual individual presente na criação da imagem visual:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. Um traço constante nas orquestras barrocas era a presença do órgão e do cravo contínuo, preenchendo a harmonia, enriquecendo a textura e mantendo a unidade da orquestra. A forte característica da música orquestral barroca era:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

A exploração de recursos tecnológicos na educação musical, mais especificamente falando, das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC), caminha com o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicadas à música. O que tem colaborado no fazer musical de forma decisiva. Estes recursos vêm sendo incorporados à educação musical, possibilitando, assim:

Provas: IBADE - 2017 - SEE-PB - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

As mudanças conceituais que caracterizaram a dança em determinadas épocas são consequências das formas de pensar, sentir e agir de determinados grupos sociais. Dessas ações residem as diferenças e semelhanças entre as produções poéticas da dança em tempos, lugares e espaços diversos. Partindo deste pressuposto, a dança como linguagem artística procura materializar:

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.
II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.
III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.

Está correto apenas o que se afirma em:

A oração destacada em "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA." atribui ao fragmento ideia:

No início de 2003, após debates em âmbito nacional, houve alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação com a sanção da conhecida Lei n° 10.639, determinando que:

Sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), leia as afirmativas.

I. Fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica - desde creches, Pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos.
II. Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica.
III. Todas as etapas do ensino devem receber o mesmo valor por aluno.

Está correto apenas o que se afirma em:

Na tendência liberal tradicional, entre outros aspectos, a metodologia praticada é:

De acordo com a proposta triangular, trabalhar com o ensino da Arte não significa apenas desenvolver atividades que liberam as emoções, mas também enfocar a arte como construção do conhecimento, realização de experiências do fazer artístico, da leitura da obra de arte, da contextualização, bem como:

Cavalo Marinho é um folguedo folclórico tradicional da zona da mata setentrional de Pernambuco, Alagoas e agreste da Paraíba. Apesar de ser uma variação do Bumba meu boi, a brincadeira tem características próprias e além do "auto do boi", podem ser vistos diversos personagens fantásticos. Esse folguedo se caracteriza como:

A dança, no contexto educacional brasileiro, aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades rítmicas e expressivas da Educação Física. Na disciplina Arte a dança é trabalhada como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Como atividade de arte cênica e para apresentações. Já, na educação física, o propósito da dança é diferente, podendo:

" Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros." A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural , permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.

Está correto apenas o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282