O Plano Estadual de Educação (PEE) de Goiás, para o decênio de 2015/2025, aprovado na forma dos anexos da Lei nº 18.969/2015, apresenta 21 metas e respectivas estratégias para buscar o desenvolvimento permanente da educação. A meta 9 pretende “consolidar a educação escolar do campo, das populações tradicionais, das comunidades indígenas, quilombolas e itinerantes”. Entre as estratégias que devem ser utilizadas para alcançar a mencionada meta, é correto citar a de
Como afirmado por linguistas e ativistas, muitas línguas indígenas no Brasil estão em risco de se tornarem línguas mortas ou sem falantes em pouco tempo. Outras já perderam seus últimos falantes fluentes e agora estão silenciadas ou passando por processos de revitalização.
Acerca desse assunto, tendo em vista os processos de perda da língua materna, suas causas, suas consequências e seus desafios, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que o sentido do texto e a correção morfossintática de suas construções foram preservados na reescrita.
A Lei no 7.716/1989 estabelece determinações específicas em relação aos crimes de indução ou incitação da discriminação e do preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, quando forem praticados por intermédio dos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza.
No que tange a essa previsão legal, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público, ou a pedido deste, a
As práticas agrícolas entre os povos indígenas geralmente são realizadas por grupos de pessoas residentes nas aldeias, onde o trabalho de plantio e de colheita são executados por membros de um núcleo familiar. As áreas de cultivo de alimentos, que são abertas em meio à vegetação nativa, são comumente denominadas
Os Referenciais para a formação de professores indígenas (2002) apontam uma dimensão importante na formação de docentes indígenas que é o desenvolvimento de suas competências profissionais para a atuação na escola indígena específica e diferenciada. Algumas dessas competências são de caráter geral e constituem atributos e objetivos da formação de qualquer docente como mediador, produtor, intérprete, pesquisador e divulgador de saberes e culturas entre outros – seus alunos e a comunidade e a sociedade envolvente.
A respeito dessas competências profissionais do docente indígena em formação, é correto afirmar que
Esse excerto apresenta uma reflexão a respeito de um importante instrumento para a autonomia da escola indígena, que é o PPP. Quanto a esse instrumento, assinale a alternativa correta.
O currículo é uma parte central do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, uma vez que é nele que os conhecimentos a serem desenvolvidos por meio da prática educativa são sistematizados e organizados de acordo com cada fase do ensino. A esse respeito, é correto afirmar que o currículo da escola indígena, tendo garantido o direito de ser específico e diferenciado, deve