O conhecimento indígena relacionado à utilização das plantas e a suas partes é repassado entre gerações por meio da oralidade e das práticas cotidianas que cada povo realiza nos próprios territórios. Tradicionalmente, os anciãos explicam e demonstram para os jovens como obter alimentos, remédios e fibras para rituais, curas, caçadas e festas. Com base nisso, assinale a alternativa que indica um exemplo desses saberes transmitidos.
O buriti é uma palmeira muito importante para vários povos indígenas que habitam a região do cerrado. As suas folhas são utilizadas para cobrir casas e fazer fibras, os brotos, para a confecção de cestos, os frutos e as castanhas são consumidos como alimento, e o tronco faz parte de rituais como as corridas de tora. Apesar de existir por toda a extensão do bioma, o buriti é encontrado em um tipo específico de ambiente conhecido como
Tendo em vista a linguagem não verbal e o respectivo significado na cultura indígena, assinale a alternativa que resume as ideias do excerto.
De acordo com o RCNEI/Indígena, o ensino de matemática nas escolas indígenas
Em relação ao lugar das línguas nos cursos de formação de docentes indígenas, assinale a alternativa correta.
Conforme a Lei nº 18.969/2015, no processo educacional, é preciso articular o ambiente escolar a outros espaços comunitários, a fim de que sejam garantidos o desenvolvimento sustentável e a preservação da identidade cultural das etnias indígenas. A esse respeito, é correto afirmar que, para isso ocorrer de fato, é necessário que as (os)
As práticas agrícolas entre os povos indígenas geralmente são realizadas por grupos de pessoas residentes nas aldeias, onde o trabalho de plantio e de colheita são executados por membros de um núcleo familiar. As áreas de cultivo de alimentos, que são abertas em meio à vegetação nativa, são comumente denominadas
Os Referenciais para a formação de professores indígenas (2002) apontam uma dimensão importante na formação de docentes indígenas que é o desenvolvimento de suas competências profissionais para a atuação na escola indígena específica e diferenciada. Algumas dessas competências são de caráter geral e constituem atributos e objetivos da formação de qualquer docente como mediador, produtor, intérprete, pesquisador e divulgador de saberes e culturas entre outros – seus alunos e a comunidade e a sociedade envolvente.
A respeito dessas competências profissionais do docente indígena em formação, é correto afirmar que
O currículo é uma parte central do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, uma vez que é nele que os conhecimentos a serem desenvolvidos por meio da prática educativa são sistematizados e organizados de acordo com cada fase do ensino. A esse respeito, é correto afirmar que o currículo da escola indígena, tendo garantido o direito de ser específico e diferenciado, deve