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Leia com atenção o texto a seguir para responder a questão.

   A igualdade é coisa que todos desejam. As crianças querem ser iguais. Daí a importância de ter o brinquedo que todas têm. A menina que não tinha a Barbie era aleijada, estava excluída das conversas, dos brinquedos, das trocas. A criança que não tivesse o "bichinho eletrônico" era uma criança "portadora de deficiência”. "Como não ter o bichinho se todas as crianças têm o bichinho?” Os pais compravam o bichinho – mesmo sabendo que ele era idiota – para que o filho não sentisse a dor da exclusão. Os adolescentes usam tênis da mesma marca, camisetas da mesma grife, fazem todos as mesmas coisas, [...] falam todos _____ mesmas palavras que só eles entendem. Ai daquele que falar as palavras da linguagem dos pais, ou que usar tênis e camiseta de marca desconhecida. Esse adolescente é "diferente", “não pertence" ao grupo, é "portador de deficiência". O grupo é o "conjunto" – no sentido matemático ao qual pertencem os iguais. Os diferentes "não pertencem", são excluídos. Os diferentes estão condenados _____ solidão.
   As pessoas portadoras de deficiência estão condenadas, de início, ____ solidão. Por serem fisicamente diferentes e por não poderem fazer o que todos fazem, estão excluídas do grupo.
   Ser igual é muito fácil. Basta deixar-se levar pela onda, ir fazendo o que todos fazem, não é preciso pensar muito nem tomar decisões. As decisões já estão tomadas. É só seguir ____ onda. A vida é uma grande festa. Mas o "diferente" está sozinho. Não existe nenhuma onda que o leve, nenhum bloco que o carregue. Cada movimento é uma batalha.
   Os "normais" podem dizer simplesmente: "Sou igual _____ todos, portanto sou." É a igualdade que define o seu ser. Mas os "portadores de deficiência" têm que fazer uma outra afirmação: Pugno, ergo sum – luto, logo existo. Muitos, sem coragem para enfrentar a luta solitária, desistem de viver e são destruídos. Os que aceitam o desafio, entretanto, se transformam em guerreiros.

   Há jardins que se fazem por atacado: basta comprar _____ plantas no Ceasa e em Holambra. As plantas são produzidas em série, em terra cientificamente preparada. São jardins bonitos, feitos com plantas produzidas em série, todas iguais. Mas há os jardins das solidões, que florescem nas pedras.
   As pessoas são assim também. Há os jardins produzidos em série. Parecem diferentes, mas são todos iguais. Quem quiser um que chame um paisagista. E há aqueles que nenhum paisagista sabe fazer. Brotam da rudeza da pedra vulcânica com uma beleza que é só sua.
   Pois foi organizado, em Campinas, o "Centro de Vida Independente" – uma ONG (Organização Não-Governamental) que tem por objetivo reunir as pessoas portadoras de deficiência (PPDs). Surgida nos Estados Unidos, nos anos 70, foi criada por portadores de deficiências graves, provenientes na sua maioria, de ferimentos na guerra do Vietnã. O seu objetivo é encorajar os PPDs a assumir sua vida de maneira independente, sem medos e sem vergonhas: fazer brotar jardins nas pedras brutas.

ALVES, Rubem. Sobre violinos e rabecas. in Concerto para corpo e alma. Campinas, São Paulo: Papirus: Speculum, 1998.

Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE as lacunas do texto:

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

Analise as afirmativas sobre as dimensões históricas da Educação Física.

  1. A inserção da Educação Física no espaço escolar é permeada de referências históricas singulares. Associadas a ideais higiênicos, eugênicos e militares, a Gymnastica e a Educação Physica percorrem um particular caminho no interior dos recintos escolares.
  2. A Eugenia pretendia regenerar os indivíduos para melhorar a sociedade, controlando a população biologicamente, organizando a sociedade contra fatores de degeneração, evitando casamentos entre pessoas de menores valores sociais como os considerados tarados, degenerados e raças inferiores.
  3. A concepção militarista na educação física objetivava, como remete o nome, preparar a criança, o adolescente e o adulto para a guerra, então, suas atividades eram mais rígidas e visavam o preparo físico apurado.
  4. Tanto esporte quanto ginástica chegaram ao Brasil no contexto de mudanças socioculturais do século XIX e, principalmente nos anos finais daquele século, foram compreendidas como estratégia de controle corporal e de adequação aos novos ritmos de vida necessários e impostos com a modernidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

O Professor de Educação Física Carlos Alberto estava assistindo ao jogo de futebol do seu filho de 8 (oito) anos. Analisando seus movimentos e sua idade, ele pode descobrir em qual fase do desenvolvimento motor o seu filho se encontra. Assinale a alternativa que indica qual é essa fase:

O papel do professor de educação física, em qualquer modalidade de ensino, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando ao seu aluno o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem. Sobre as possibilidades de ensino da Educação Física na Educação Básica, é CORRETO afirmar que:

Leia o trecho a seguir.

Nesse sentido, são competências específicas da Educação Física para o ensino fundamental, EXCETO:

Leia com atenção o texto a seguir para responder a questão.

   A igualdade é coisa que todos desejam. As crianças querem ser iguais. Daí a importância de ter o brinquedo que todas têm. A menina que não tinha a Barbie era aleijada, estava excluída das conversas, dos brinquedos, das trocas. A criança que não tivesse o "bichinho eletrônico" era uma criança "portadora de deficiência”. "Como não ter o bichinho se todas as crianças têm o bichinho?” Os pais compravam o bichinho – mesmo sabendo que ele era idiota – para que o filho não sentisse a dor da exclusão. Os adolescentes usam tênis da mesma marca, camisetas da mesma grife, fazem todos as mesmas coisas, [...] falam todos _____ mesmas palavras que só eles entendem. Ai daquele que falar as palavras da linguagem dos pais, ou que usar tênis e camiseta de marca desconhecida. Esse adolescente é "diferente", “não pertence" ao grupo, é "portador de deficiência". O grupo é o "conjunto" – no sentido matemático ao qual pertencem os iguais. Os diferentes "não pertencem", são excluídos. Os diferentes estão condenados _____ solidão.
   As pessoas portadoras de deficiência estão condenadas, de início, ____ solidão. Por serem fisicamente diferentes e por não poderem fazer o que todos fazem, estão excluídas do grupo.
   Ser igual é muito fácil. Basta deixar-se levar pela onda, ir fazendo o que todos fazem, não é preciso pensar muito nem tomar decisões. As decisões já estão tomadas. É só seguir ____ onda. A vida é uma grande festa. Mas o "diferente" está sozinho. Não existe nenhuma onda que o leve, nenhum bloco que o carregue. Cada movimento é uma batalha.
   Os "normais" podem dizer simplesmente: "Sou igual _____ todos, portanto sou." É a igualdade que define o seu ser. Mas os "portadores de deficiência" têm que fazer uma outra afirmação: Pugno, ergo sum – luto, logo existo. Muitos, sem coragem para enfrentar a luta solitária, desistem de viver e são destruídos. Os que aceitam o desafio, entretanto, se transformam em guerreiros.
   Há jardins que se fazem por atacado: basta comprar _____ plantas no Ceasa e em Holambra. As plantas são produzidas em série, em terra cientificamente preparada. São jardins bonitos, feitos com plantas produzidas em série, todas iguais. Mas há os jardins das solidões, que florescem nas pedras.
   As pessoas são assim também. Há os jardins produzidos em série. Parecem diferentes, mas são todos iguais. Quem quiser um que chame um paisagista. E há aqueles que nenhum paisagista sabe fazer. Brotam da rudeza da pedra vulcânica com uma beleza que é só sua.
   Pois foi organizado, em Campinas, o "Centro de Vida Independente" – uma ONG (Organização Não-Governamental) que tem por objetivo reunir as pessoas portadoras de deficiência (PPDs). Surgida nos Estados Unidos, nos anos 70, foi criada por portadores de deficiências graves, provenientes na sua maioria, de ferimentos na guerra do Vietnã. O seu objetivo é encorajar os PPDs a assumir sua vida de maneira independente, sem medos e sem vergonhas: fazer brotar jardins nas pedras brutas.

ALVES, Rubem. Sobre violinos e rabecas. in Concerto para corpo e alma.Campinas, São Paulo: Papirus: Speculum, 1998.

 Está CORRETA a afirmação da alternativa:

A avaliação serve para, dentre outros objetivos, perceber o nível de aprendizado dos alunos. Porém, não necessariamente, deve classificar os sujeitos em uma visão competitiva. Sendo assim, diversas são as formas de avaliar e diversos são resultados obtidos. Se uma avaliação diagnóstica for aplicada, ela visa:

Relacione cada classificação funcional dos músculos com suas respectivas características.

  1. Fixadores ou posturais ou estabilizadores.
  2. Agonista.
  3. Antagonista.
  4. Antigravitários.
  5. Sinergista.

 

  • É o músculo cuja ação elimina algum movimento indesejável em relação ao movimento pretendido, ou aquele que auxilia o agonista.
  • Quando o músculo é o agente principal de um dado movimento.
  • São os músculos responsáveis pela estabilidade do corpo, envolvidos nos mecanismos posturais.
  • É o músculo que se opõe à ação de um dado agonista.
  • São os músculos responsáveis pela postura ereta.

A sequência CORRETA é:

De acordo com a abordagem construtivista leia os itens abaixo:

  1. A meta da construção do conhecimento é evidente quando alguns autores propõem como objetivo da Educação Física respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica e, gradativamente, propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras com vista à construção do conhecimento.
  2. Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo. Nesta concepção, a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente de acordo com as pressões do meio.

Dos itens acima:

Para atingir o principal objetivo defensivo no jogo de basquetebol, que é o impedimento da conversão de cesta pelo adversário, diversas ações são necessárias. Partes dessas ações são exercidas individualmente, como evitar o posicionamento do jogador de ataque em local privilegiado para arremessar e dificultar o recebimento da bola (marcar linha do passe). Tais ações individuais são frequentemente elencadas como um dos fundamentos do jogo.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

  1. Para defender bem, o jogador deve estar em posição de expectativa, com os pés afastados mais ou menos na largura do quadril, joelhos semiflexionados e tronco ligeiramente inclinado.
  2. O defensor, ao marcar um jogador com ou sem bola, posiciona-se entre o atacante e a cesta, com exceção para a situação em que um atacante está muito próximo à cesta (posição de pivô) e opta-se por marcar o jogador pela frente.
  3. Ao marcar um jogador que está sem a posse de bola, o defensor poderá perder de vista o jogador e focar somente na bola. Só assim, ele defenderá melhor e estará preparado para, se necessário, realizar a rotação defensiva.
  4. É comum que os atacantes sejam marcados fechando primordialmente o meio, ou seja, em caso de drible, o defensor direciona o atacante a driblar para as laterais da quadra, onde o jogador terá mais espaço para jogar e, consequentemente, mais opção de jogo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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