Com base nas atuais políticas de Educação Especial e na Lei Brasileira de Inclusão ou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, promulgado em 2015, ‘pessoa com deficiência’ é aquela:
Sobre o atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência intelectual, assinale a alternativa correta:
O estudante Carlos Augusto tem 14 anos e está matriculado na 2ª série do ensino médio. Além da aceleração de estudos, o estudante participa de atividades de enriquecimento curricular. Essas ações indicam que Carlos Augusto:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), é correto afirmar que:
Com relação às altas habilidades/superdotação, é correto afirmar que:
De acordo com a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o público-alvo da educação especial é composto por estudantes:
São consideradas barreiras no processo de inclusão de pessoas com deficiência:
A inclusão de estudantes público-alvo da educação especial depende da ação de professores especialistas e professores da classe comum. O ensino colaborativo, também conhecido como coensino, é considerado uma proposta relevante, pois:
Com relação ao trabalho pedagógico com os estudantes com surdez, é correto afirmar que:
Laura está matriculada no 3º ano do ensino fundamental e foi diagnosticada com Transtorno de Déficit de Aten-ção e Hiperatividade - TDAH. Após o diagnóstico, a psicopedagoga entrou em contato com a escola e passou aos professores algumas orientações. Assinale a alternativa mais adequada para o atendimento das necessidades de crianças com TDAH em sala de aula:
No âmbito da educação especial, uma escola inclusiva é aquela que: I- Garante a acessibilidade arquitetônica do ambiente físico. II- Busca superar as barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, programáticas e metodológicas que limitam a participação e aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial. III- Preocupa-se com os aspectos arquitetônicos e comunicacionais que prejudicam a participação e aprendizagem de, exclusivamente, pessoas com deficiência física, auditiva e visual. IV- Elimina todas as barreiras que limitam o desenvolvimento do público-alvo da educação especial, com exce-ção dos estudantes com altas habilidades e superdotação. V- Garante a presença de um professor de apoio para cada aluno público-alvo da educação especial. VI- Promove as condições para a inclusão do estudante em todas as atividades escolares. Estão corretas as afirmações:
Com relação ao papel do professor especialista em sala de aula:
Sobre a educação de pessoas com transtorno do espectro autista, é correto afirmar que:
Com relação ao atendimento educacional especializado de pessoas com paralisia cerebral, é correto afirmar que:
De acordo com o decreto 7611, de 17 de novembro de 2011, o atendimento educacional especializado (AEE) é compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucio-nal e continuamente”. São objetivos do AEE: