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O terceiro e o quarto parágrafo terminam, respectivamente, com as expressões “assim por diante” e “assim por seguinte”. Sobre ambas, pode-se garantir que

“Eu conheço você há anos e posso garantir a você que não vou impedir você de contar sua versão dos fatos.” Num exercício sobre pronomes, o professor propôs aos alunos que reescrevessem a frase acima substituindo os termos sublinhados por pronomes oblíquos átonos coerentes com a frase original. A resposta dada como correta foi esta:

Assinale a alternativa que mostra uma frase com erro de concordância segundo as regras da língua-padrão.

Em uma empresa todos os funcionários têm mais de 20 anos e nenhum funcionário tem mais de 60 anos. A negação dessa proposição é:

A Lavagem das Escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre

Com base nos PCNs, uma professora exibiu para seus estudantes o filme “Pode me chamar de Nadí” (2009), de Deo Cardoso. O cine-debate problematizou as experiências de crianças e adolescentes que sofrem cotidianamente as consequências dos estigmas sociais. A partir das orientações da proposta curricular nacional e dos objetivos do planejamento, é correto afirmar que


Sabemos que ainda está em construção e, por vezes, a ser construída Uma escola-expressão, Da vida, sem restrição .... Ainda

está por ser construída ou ainda está em construção uma pedagogia viva que reflita a vida de cada um.

Sendo assim, podemos afirmar que a escola brasileira ainda carrega em pleno século XXI uma herança baseada nas

características de sua sociedade e sua história. Portanto, baseado nisso, podemos afirmar que:

O Decreto nº 5.840 de 2006 estabeleceu o Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) para todo o país. Como decorrência desse Decreto, determinou-se que o PROEJA tem por função

“A educação para o inconformismo tem de ser ela própria inconformista. A aprendizagem da conflitualidade dos conhecimentos tem de ser ela própria conflitual. Por isso, a sala de aula tem de transformar-se ela própria em campo de possibilidades de conhecimento dentro do qual se há de optar.”
(SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma Pedagogia do Conflito, 1996)
O trecho acima de Boaventura de Souza Santos nos mostra a sala de aula como campo de possibilidades de conhecimento. Para que o docente atue de forma mais comprometida e em conformidade com uma pedagogia emancipatória, é necessário que ele perceba que os alunos crianças e adolescentes são

Depreende-se da leitura atenta do texto que a autora considera que as boas crônicas

Assinale a única alternativa que mostra uma frase escrita inteiramente de acordo com as regras de acentuação gráfica vigentes.

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