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O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal estabelece como vedações ao servidor

público

Ou João é culpado ou Antônio é culpado. Se Antônio é inocente então Carlos é inocente. João é culpado se e somente se Pedro é inocente. Ora, Pedro é inocente. Logo,

Uma comunidade da periferia da cidade atravessa problemas com a subprefeitura responsável pelas demandas dos seus moradores. Em função das reformas para a chamada “modernização do bairro”, aquele espaço de moradia está mapeado como área reservada à construção de viadutos para maior circulação de veículos. Por conta da ameaça de remoção de suas casas, as relações interpessoais estão fragilizadas e os estudantes da escola local sofrem com os reflexos do problema. Tendo em vista a situação acima relatada e sua relação com a escola local, é correto afirmar que

Não é possível fazer-se profissional da aprendizagem nas condições atuais, marcadas tão insistentemente

pela lógica do instrucionismo. Há que mudar radicalmente o processo de formação, estudar como parte

integrante do exercício profissional, ser capaz do projeto pedagógico próprio, saber pesquisar e elaborar. Ao

mesmo tempo, é essencial imprimir à profissão o horizonte de atualização imprescindível para quem, pela

reconstrução do conhecimento com qualidade formal e política, direciona os tempos. (DEMO. P. Ironias da

educação: mudança e contos sobre mudança. Rio de Janeiro: DP&A, 2000)

O momento educacional atual mais do que nunca requer uma formação de professores comprometidos com o ensino/

aprendizagem, com a luta pelo acesso aos direitos básicos do cidadão. Para isso e muito mais faz-se necessário também tratar

sobre a perspectiva intercultural da educação na formação de professores. Em tal perspectiva valoriza-se os (as)

“O importante e bonito do mundo é
Isso: que as pessoas não estão
Sempre iguais, ainda não foram
Terminadas, mas que elas vão
Sempre mudando. Afinam e desafinam.”
(Guimarães Rosa)
O trabalho educativo permite essa transformação da subjetividade do sujeito de que fala Guimarães Rosa. Logo, o que caracteriza a excelência do trabalho educativo universitário é também a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, ou seja,

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire)
Uma outra contribuição de Paulo Freire é a sua concepção de currículo, ou seja, na verdade ele trabalha muito mais com teorias do que com currículos. Sendo assim, Freire valoriza a dimensão filosófica do “currículo” como devendo ser

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