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“Qual se fizera, desde o século XVII, na Amazônia e, na centúria seguinte, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não cessaram, durante a estada de d. João e o Primeiro Reinado, os esforços para enviar para as terras brasileiras [...] colonos saídos das áreas superpovoadas de Portugal, principalmente do arquipélago dos Açores. Em 1809, 3 mil islenhos se instalaram no sul do país e novas levas não tardaram a seguir para a Bahia, o Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais"

SILVA, Alberto da Costa e. População e Sociedade. In: SCHWARCZ, Lilia M. História do Brasil Nação: 1808 - 2010, volume 1, Crise colonial e independência: 1808 - 1830, coordenação de Alberto da Costa e Silva. Rio de Janeiro: Fundación Mapfre e Editora Objetiva, 2011. p.38

O movimento migratório para o Brasil, como descrito no trecho destacado, sobretudo entre o período joanino e o Primeiro Reinado, era justificado pela

Nesse texto, o autor, principalmente, busca

O principal objetivo do gênero textual predominante nesse texto é

Considere o caso hipotético a seguir. Fiscal sanitário do município X, Afonso lavra auto de infração durante inspeção em um açougue em razão de condições inapropriadas de estocagem de produtos alimentícios. O ato é praticado pelo fiscal no uso do poder administrativo

Até pelo menos metade do ano de 2017, a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara se colocava como um dos empecilhos à retomada das atividades da mineradora Samarco. Esse impedimento se relaciona

Para muitos pesquisadores, o século XIX é considerado marco zero na constituição da História enquanto disciplina e campo de estudos e pesquisas no Brasil. É fato conhecido dos estudiosos desse campo e reforçado pelas palavras de Carlos Leonardo Kelmer Mathias (2011, p. 41) que, nesse contexto, pode-se identificar que o Estado Imperial “estava em busca de sua afirmação enquanto nação e detinha uma orientação em sintonia com as tendências historiográficas caudatárias, fundamentalmente de matriz francesa”. Dessa forma, refletindo sobre as características fundadoras / balizadoras do ensino de história ao longo do século XIX, analise as afirmativas a seguir. I. O ensino de história nasceu sob a égide da elaboração dos agentes responsáveis por formar a nação, arquitetando um passado habilitado a homogeneizar e unificar as ações humanas na constituição de uma cultura nacional. II. A história ensinada era a história exclusiva da elite branca, voltada para Europa e para a mestiçagem da raça brasileira. III. A história ensinada, dada sua natureza caudatária, cuja matriz era o Colégio Pedro II, não costumava estar em sintonia com a história acadêmica, produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Conforme as informações e reflexões desse autor em relação ao ensino de história no Brasil, ao longo do século XIX, estão corretas as afirmativas

“Inventou-se [...] uma aristocracia da cana, cujo ápice absoluto era ocupado pelo senhor de escravos e seu centralismo político e social. Nos 'distantes e largos Brasis', o proprietário da região reinava quase só, raramente havendo interferência da Coroa portuguesa nesses que se consideravam negócios internos. [...]"

SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 72.

O poder dessa aristocracia da cana, considerando a análise feita pelas autoras da obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, era assegurado porque os

Provas: FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Psicólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico Veterinário FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Assistente Social FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Ambiental FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Matemática FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Enfermeiro FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Dentista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - História FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Educador Físico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Contador FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fonoaudiólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Turismólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Ensino Religioso FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Artes FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fisioterapeuta FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Terapeuta Ocupacional FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Nutricionista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Civil FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Auditor
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Adjetivos Locução Verbal Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro) Conjunções

Releia o trecho a seguir. “Isso não significa, é claro, que essa lógica seja aceita por todos, mas pelo menos é uma lógica com fundamentos.” De acordo com a norma-padrão, em relação a esse trecho, pode-se afirmar que

Provas: FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Psicólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico Veterinário FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Assistente Social FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Ambiental FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Matemática FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Médico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Enfermeiro FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Dentista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - História FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Educador Físico FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Contador FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fonoaudiólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Turismólogo FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Ensino Religioso FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Professor - Artes FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Fisioterapeuta FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Terapeuta Ocupacional FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Nutricionista FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Engenheiro Civil FUNDEP - 2018 - Prefeitura de Santa Bárbara - MG - Auditor
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Pontuação Vocativo e Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal, Adjunto Adverbial e Aposto

Releia o trecho a seguir.

“Diz a superpotência, os Estados Unidos da América, que a lógica é a ameaça do poder de destruição em massa [...]"

Analise as afirmativas a seguir em relação ao excerto destacado.

I. Trata-se de um aposto.

II. Obrigatoriamente, deve ser isolado do trecho por vírgulas ou outra pontuação que desempenhe essa mesma função.

III. Faz parte dos chamados “termos essenciais da oração".

Estão corretas as afirmativas:

Uma lei do Distrito Federal de 2003 incluía no calendário de eventos oficiais daquele ente da Federação um festival de música de caráter particular. A lei, que ainda determinava que o poder público distrital destinasse recursos necessários à montagem e à realização do evento, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Sustentando o caráter privado do evento, o relator do processo e os demais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entenderam que o destaque e o apoio financeiro garantidos pela lei ao evento realizado por uma sociedade empresarial com fins lucrativos constituía um favorecimento a determinado segmento social, incompatível com o interesse público. Diante dessa fundamentação, o Tribunal considerou que a lei feria diretamente os seguintes princípios constitucionais expressos da administração pública:

A Estrada Real é um empreendimento turístico fundado sobre os antigos caminhos oficializados pela Coroa Portuguesa para regular o trânsito de riquezas minerais das minas até o porto do Rio de Janeiro. Ela é composta de quatro roteiros, sendo que a cidade de Santa Bárbara, considerando sua constituição histórica, se localiza no

“Não bastasse a ferocidade dos quilombolas, uma inquietude nova e constante acrescentava-se ao percurso dos viajantes em trânsito: o medo dos ataques das quadrilhas de salteadores formadas por homens livres brancos, mamelucos, mulatos ou negros alforriados. [...] O mais célebre grupo de salteadores das Minas, a quadrilha da Mantiqueira, agia no alto da serra, perto do trecho que o Caminho Novo se bifurcava na vila de São João del Rey e em direção a Vila Rica. [...] A quadrilha [...] só foi desbaratada com muito esforço, por volta de 1783, pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, então comandante do destacamento do Caminho Novo. [...]"

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 120-1.

Tomando o trecho como referência, em relação à ocupação populacional das minas no século XVIII, é correto afirmar que

Observe a imagem a seguir.

O Novo Sindicalismo se refere a “sindicatos construídos a partir do chão da fábrica, que tomavam suas decisões em grandes assembleias, e provaram que, no Brasil, não era só futebol que enchia estádio – durante as greves de 1979 e 1980, as famosas assembleias no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo, chegaram a reunir mais de cem mil trabalhadores" (SCHWARCZ; STARLING, 2015, p. 477).

O movimento surgido com as greves de 1978 no ABC paulista se intitulou Novo Sindicalismo porque, diferentemente daquele praticado até essa data,

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