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Tendo como referência a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede

Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de

Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, analise as seguintes

afirmativas.

I. Entre os seus objetivos, cabe aos Institutos Federais ministrar a educação

profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados,

para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens

e adultos.

II. Uma das finalidades dos Institutos Federais é desenvolver a educação profissional e

tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de

soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.

III. Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional,

pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e

tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

A avaliação no ambiente educacional abrange 3 (três) dimensões básicas: avaliação da

aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de educação

básica.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das dimensões da

avaliação com o que compete a cada uma


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

As afirmativas seguintes fazem parte das políticas e programas de acesso à educação superior, EXCETO:

Analise as seguintes afirmativas sobre as técnicas de ensino, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Quando direcionadas para a busca de intencionalidade, as técnicas de ensino deixam de dar ênfase à ação docente, para possibilitar a participação do aluno.
( ) As técnicas de ensino são mediações ou condições necessárias e favoráveis, suficientes do processo didático.
( ) As técnicas definem o ideal educativo.
( ) As técnicas são destinadas ao professor e ao aluno, e não os docentes e discentes a elas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Segundo Shaffer (2009), estudos revelaram que o comportamento de realização e o autoconceito acadêmico dependem muito das atribuições de realização ou de como são interpretados os sucessos e os fracassos. Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de atribuições de realização, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Os adolescentes e jovens adultos tendem a atribuição de seus sucessos e fracassos a uma entre quatro possíveis causas: habilidade, esforço, grau de dificuldade da tarefa ou sorte.
( ) O esforço e o fator sorte são estáveis, isto é, são altamente invariáveis em diferentes situações, conduzindo a poucas expectativas.
( ) As crianças tendem a se tornar orientadas para o domínio quando ensinadas (pela atribuição de retreinamento) que seus fracassos podem ser atribuídos a causas instáveis e que podem melhorar seu desempenho com mais esforço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Pimenta (2010) destacou a importância da reflexão sobre o ensino como prática social complexa e de uma epistemologia que a contextualize na dimensão histórica e social, dando valor à ação do docente na construção do saber didático.
Sobre o ensino como prática social, é INCORRETO afirmar que

A trajetória da educação profissional no Brasil, de acordo com Faria Filho, Veiga et. al. (2000), teve a discriminação do trabalho manual em sua gênese até chegar aos dias atuais com a consolidação de uma política de educação profissional. Analise as seguintes afirmativas sobre educação profissional no Brasil, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A formação da nossa força de trabalho foi influenciada pela inclusão da mão de obra escrava em determinadas ocupações desenvolvidas por meio da força física e pelo uso das mãos, dando origem ao preconceito contra o trabalho manual.
( ) O ensino industrial passou a assumir um papel insignificante na formação de mão de obra a partir de 1930
( ) As escolas de aprendizes e artífices se consolidaram, ao longo do tempo e constituíram a rede de Escolas Técnicas do país, no início do século XX. ( ) Atualmente, a estrutura da educação profissional é constituída por dois níveis: básico, que se destina à qualificação, requalificação e reprofissionalização de trabalhadores; e o técnico, com a finalidade de proporcionar habilitação profissional a alunos egressos do ensino médio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A entrevista é um procedimento usado na investigação social para a coleta de dados ou

para auxiliar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação dos tipos de

entrevistas com as suas respectivas características.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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