A trajetória da educação profissional no Brasil, de acordo com Faria Filho, Veiga et. al.
(2000), teve a discriminação do trabalho manual em sua gênese até chegar aos dias
atuais com a consolidação de uma política de educação profissional.
Analise as seguintes afirmativas sobre educação profissional no Brasil, assinalando com
V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A formação da nossa força de trabalho foi influenciada pela inclusão da mão de
obra escrava em determinadas ocupações desenvolvidas por meio da força física e
pelo uso das mãos, dando origem ao preconceito contra o trabalho manual.
( ) O ensino industrial passou a assumir um papel insignificante na formação de mão
de obra a partir de 1930
( ) As escolas de aprendizes e artífices se consolidaram, ao longo do tempo e
constituíram a rede de Escolas Técnicas do país, no início do século XX.
( ) Atualmente, a estrutura da educação profissional é constituída por dois níveis:
básico, que se destina à qualificação, requalificação e reprofissionalização de
trabalhadores; e o técnico, com a finalidade de proporcionar habilitação profissional
a alunos egressos do ensino médio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.