Conforme Soares (2005), aos alunos do Instituto Nacional de Surdos–Mudos que não
seriam destinados “para a carreira das letras", ou seja, para aqueles a quem não seria
ensinada a linguagem escrita, o ensino profissionalizante deveria levar em conta alguns
fatores.
Analise as seguintes afirmativas e assinale a INCORRETA.
Leia os textos a seguir de Soares (2005).
“Às professoras especializadas, carinhosamente preparadas pelo Instituto Nacional de
Educação de Surdos, (...) ofereço estes ensinamentos por mim colhidos em fontes
idôneas, na experiência bem–sucedida de outros povos e na minha própria experiência,
como auxílio à intensificação da campanha de redenção da criança deficiente da audição
e da fala, numa patriótica e educativa contribuição ao progresso (...)."
“As crianças surdas serão muito mais felizes e alcançarão o nível das demais crianças,
que no seio da sociedade vivem, quando nós lhes ensinarmos a falar e a compreender o
que os outros dizem."
De acordo com o autor, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a
proposta educacional defendida.
A sequência de sinais apresentados abaixo forma uma estrutura sintática em Libras.
Conforme Quadros e Karnopp (2004), a construção acima está associada a qual estrutura?
Na elaboração de um sinal em Libras, existem algumas propriedades e algumas
restrições que são impostas pelo sistema perceptual (visual) e outras pelo sistema
articulatório (fisiologia das mãos). Essas restrições fazem com que os sinais sejam mais
facilmente produzidos e percebidos, produzindo, assim, um sistema linguístico com uma
complexidade controlada.
Assinale a alternativa que NÃO faz parte das restrições requeridas para a boa–formação
de sinais.
O Decreto 5626 regulamenta a Lei nº 10.436 e o Art. 18 da Lei nº 10.098.
De acordo com esse Decreto
Na educação infantil, Lacerda (2009) destaca alguns aspectos que são problemáticos
para o IE, pois ele enfrenta desafios enormes na interação com as crianças surdas
incluídas em salas de aulas com ouvintes, uma vez que, na maioria, são filhas de pais
ouvintes.
Sobre a inclusão de surdos na educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
A obra de Vigotsky tem influenciado diversos autores atuais na busca de compreender
melhor o pensamento, a aquisição da linguagem, o processo de aprendizagem e o
desenvolvimento da criança surda.
De acordo Vigotsky, assinale a alternativa CORRETA.
Identifique no quadro abaixo, o significado dos sinais referentes a meios de transporte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Identifique a forma de se perceber a pessoa surda de acordo com cada concepção ou
visão.
Relacione as concepções na COLUNA II com as definições na COLUNA I.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a formação dos professores, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a aprendizagem de Libras por ouvintes, é INCORRETO afirmar que o aprendiz
dessa língua
De acordo com Soares (2005), eram características da seleção e do tratamento oferecido
aos surdos no Instituto Nacional de Surdos–Mudos do Rio de Janeiro, EXCETO:
Levando–se em conta o currículo escolar de uma escola bilíngue, de acordo com Quadros
(1997), são propostas do bilinguismo, EXCETO:
A Libras é regida por parâmetros que se combinam na formação dos sinais. Relacione os
sinais da COLUNA I conforme o parâmetro pelo qual são opostos na COLUNA II.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Sobre a Lei nº 10.436 que Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras
providências, assinale a alternativa INCORRETA.