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“O movimento educacional conhecido como escola nova surge no final do século XIX,

justamente para propor novos caminhos com o mundo no qual se acha inserido."

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.167

Considerando-se esse movimento, é CORRETO que

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, sociólogos franceses, escreveram juntos as

obras Os herdeiros (1964) e A reprodução (1970). Foram influenciados pelo

estruturalismo francês, sobretudo pelo linguista Ferdinand de Saussure.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.188

Considerando-se as teorias crítico-reprodutivistas, é CORRETO afirmar que

“Enquanto o saber, da tradição grega clássica à era das luzes e até o fim do século XIX,

era efetivamente algo para ser compreendido, pensado, refletido, hoje, nós, indivíduos,

vemo-nos, agora, privados do direito à reflexão...

Defrontamo-nos desde o século XVI, mas sobretudo no XX, com o desafio da ruptura

cultural entre a cultura das humanidades e a cultura científica. Essas duas culturas

possuem natureza inteiramente diferente."

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgard de Assis

Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002 p. 51 57

A partir desses fragmentos, acompanhando a reflexão de Edgar Morin sobre a distinção e

a ruptura que se realizou entre os saberes, o que se verifica é o fato de que

“O que é então a liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do

mundo. O mundo está já constituído, mas também não está nunca completamente

constituído. Sob o primeiro aspecto, somos solicitados; sob o segundo, somos abertos a

uma infinidade de possíveis."

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999

p. 608-611(Adaptado)

A partir desse fragmento sobre o tema da liberdade e do determinismo no pensamento de

Merleau-Ponty, é CORRETO afirmar que

“Os que se dedicaram às ciências foram ou empíricos ou dogmáticos. Os empíricos, à

maneira das formigas, acumulam e usam as provisões; os racionalistas, à maneira das

aranhas, de si mesmos extraem o que lhes serve para a teia. A abelha representa a

posição intermediária: recolhe a matéria-prima das flores do jardim e do campo e com

seus próprios recursos a transforma e digere."

BACON, Francis. Novum organum, XCV.

A partir desse fragmento, para Francis Bacon, o que melhor caracteriza a natureza e os

procedimentos da ciência é o fato de ela

“Os homens não são apenas um resultado da história em sua indumentária e

apresentação, em sua figura e seu modo de sentir, mas também a maneira como veem e

ouvem é inseparável do processo de vida social tal como este se desenvolveu através

dos séculos. Os fatos que os sentidos nos fornecem são pré-formados de modo duplo:

pelo caráter histórico do objeto percebido e pelo caráter histórico do órgão perceptivo.

Nem um nem outro são meramente naturais, mas enformados pela atividade humana,

sendo que o indivíduo se auto percebe, no momento da percepção, como perceptivo e

passivo."

HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica". In. Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Textos

escolhidos. Trad. Zeljko Loparié ... [et al.] 5 ed. São Paulo: Nova Cultural, p. 37 (Os pensadores).

Com base na leitura desse fragmento, considerando-se os pressupostos antropológicos

presentes no texto, é CORRETO afirmar que eles são

“A primeira proposição da moralidade diz que, para ter valor moral, uma ação deve estar

baseada no dever, declarou Kant. Nem todo mundo concordaria. Pode-se argumentar que

outros motivos contam tanto ou mais ___ o amor, por exemplo. Pode-se argumentar

também que os motivos importam menos que as consequências, sendo a ação moral

julgada não pela boa intenção das pessoas, mas pelo bem que praticam. Formalmente

falando, essas alternativas não estão em colisão direta com uma ética do dever, uma vez

que poderia haver, por exemplo, um dever de amar o próximo ou de produzir as melhores

consequências. Os contrastes, porém, são sempre feitos. O que eu espero da ética é que

ela ofereça um modo sistemático de saber, ou pelo menos de ter garantias para crer que

um curso de ação está certo ou errado. Tanto o 'Dever' quanto as 'melhores

consequências' apresentam suas ofertas e é interessante compará-las. (...) Uma ética que

faz apelo à razão tem, portanto, duas tarefas. Uma é fornecer as ferramentas para decidir

se racionalmente x, e não y, é a coisa certa a fazer. A outra é demonstrar que, ao fazer x,

uma pessoa estará agindo não apenas moralmente como também racionalmente."

HOLLIS, Martin. Filosofia. Um convite. Trad. Antivan G. Mendes. São Paulo: Loyola, 1996 p.162-165

A partir desse texto, considerando-se a importância dos valores éticos na estruturação

política das sociedades,

Em primeiro lugar, se hoje existe uma ameaça à paz mundial, essa vem ainda uma vez do

fanatismo, ou seja, da crença cega na própria verdade e na força capaz de impô-la. (...).

Em segundo lugar, temos o ideal da não violência: Jamais me esqueci do ensinamento de

Karl Popper segundo o qual o que distingue essencialmente um governo democrático de

um não democrático é que apenas no primeiro os cidadãos podem livrar-se dos seus

governantes sem derramamento de sangue. As tão frequentemente ridicularizadas regras

formais da democracia introduziram pela primeira vez na história as técnicas de

convivência, destinadas a resolver conflitos sociais sem o recurso à violência. Apenas

onde essas regras são respeitadas o adversário não é mais um inimigo (que deve ser

destruído), mas um opositor que amanhã poderá ocupar o nosso lugar. Em terceiro lugar:

o ideal da renovação gradual da sociedade através do livre debate das ideias e da

mudança das mentalidades e do modo de viver: apenas a democracia permite a formação

e a expansão das revoluções silenciosas (...). O método democrático não pode perdurar

sem se tornar um costume.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia, 4 ed. RJ: Paz e terra, 1986 p. 38-40

A partir desse fragmento, sobre o conceito e a realidade de democracia é CORRETO

afirmar que

A doutrina democrática repousa sobre uma concepção individualista de sociedade [...]

Isso explica por que a democracia moderna se desenvolveu e hoje exista apenas onde os

direitos de liberdade foram constitucionalmente reconhecidos. [...]. Não há dúvida de que

a democracia tenha nascido da concepção individualista, atomista, da sociedade. Não há

também dúvida de que a democracia representativa nasceu do pressuposto (equivocado)

de que os indivíduos, uma vez investidos da função pública de escolher os seus

representantes, escolheriam os melhores.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra,

2000 p. 23 e 154

Com base nesse fragmento, sobre a natureza e as históricas realizações da democracia,

é CORRETO afirmar que

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ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, citando uma reflexão de Bárbara Freitag, diz: “Kohlberg

procurou discutir com os colegas os problemas emergidos no contexto da educação moral.

Para explicar as resistências desse contexto com relação à educação moral, pôs em

debate o que chamou de [currículo oculto] hidden curriculum e [atmosfera moral] moral

atmosphere [...]".

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2 ed. São Paulo: moderna, 1996 p.125

De acordo com Kohlberg, é CORRETO afirmar que

Uma das formas de abordarmos a identidade humana é o tema corpo e mente ou corpo e

psiquismo. Contemporaneamente, o clássico tema “corpo e alma" reaparece com todo

vigor na filosofia da mente, em profundo diálogo com a neurobiologia e a psicologia

cognitiva. Na tradição filosófica, essa temática esteve inscrita na busca pelas essências.

Considerando-se as concepções relacionadas à reflexão sobre o tema, é CORRETO

afirmar que

Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas

falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão

mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era

necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões

a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se

quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências. (...). Tudo o que recebi,

até presentemente, como mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos

sentidos. Ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e que

de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.

DESCARTES. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural. Os pensadores.

A partir desse fragmento de Descartes, sobre a concepção e os procedimentos do

racionalismo, é CORRETO afirmar que

A meu ver, a democracia surge quando os pobres, tendo vencido os ricos, eliminam uns,

expulsam outros e dividem por igual com os que ficam o governo e os cargos públicos. E,

devo dizer, na maior parte das vezes estes cargos são atribuídos por sorteio. [...] Nesse

Estado não há obrigação de mandar, se não se for capaz de tal, nem de obedecer se não

se quiser [...]

PLATÃO. A República. Livro VII. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova cultural, 2000 p.274

Uma sociedade na qual os que têm direito ao voto são os cidadãos masculinos maiores

de idade é mais democrática do que aquela na qual votam apenas os proprietários e é

menos democrática do que aquela em que têm direito ao voto também as mulheres.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra,

2000 p. 31

Com base na leitura desses fragmentos, considerando-se a caminhada histórica da

democracia na cultura ocidental, é CORRETO afirmar que

Dentre as diversas tendências antiautoritárias, alguns pedagogos restringem-se a uma

visão baseada na psicologia; enquanto outros, preocupados com aspectos sociais e

políticos, estendem suas críticas também à sociedade a que pertencem, havendo, ainda,

quem concilie psicanálise e marxismo. Enquanto uns são típicos representantes da

pedagogia liberal; outros partem de pressupostos socialistas e, mais que reforçar a escola,

assumem a tarefa revolucionária de liberação das classes oprimidas.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.171

Sobre a emergência e a atuação das teorias antiautoritárias, é CORRETO afirmar que,

nessa ótica,

“O olhar obtém mais ou menos das coisas segundo a maneira pela qual ele as interroga,

pela qual ele desliza ou se apoia nelas. Aprender a ver as coisas é adquirir um certo estilo

de visão, um novo uso do corpo próprio, é enriquecer e reorganizar o esquema corporal.

Sistema de potências motoras ou de potências perceptivas, nosso corpo não é objeto

para um “eu penso": ele é um conjunto de significações vividas que caminha para seu

equilibrio."

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto ribeiro de Moura. São Paulo:

Martins Fontes, 2006 p. 212

A partir desse fragmento, considerando-se a fenomenologia da percepção, de MerleauPonty,

sobre o processo epistemológico, é CORRETO afirmar que

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