Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 46 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta emprego de linguagem figurada.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Na linha 26, temos o emprego da conjunção “mas”. Ela poderia ser substituída por _____________, que também expressa a ideia de _____________, desde que _____________ alterações no período. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Observe a frase a seguir: “O dentista diz que não devo comer nada por uma hora.” Assinale a alternativa que NÃO apresenta pergunta que possa ser respondida por ela.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

No trecho: “Entro no elevador, de novo a notícia de que o ator não fará a série”, caso alterássemos a primeira forma verbal, conjugando-a no pretérito imperfeito, como seria a redação mais adequada para o período?

Para Macedo, agora é fundamental um ensino e uma aprendizagem mais investigativa, ou seja, pautados por projetos ou pelo enfrentamento de situações-problema. O papel do professor, nesse novo cenário, é também o de um:

Analise as seguintes assertivas a respeito da mesopotâmia: I. Fazia parte de um território em que hoje fica o Kuwait, a Síria, o Iraque e, ao sul, a Turquia, no oriente médio. II. O Crescente Fértil é uma região formada pelo Egito e a mesopotâmia, baseado nas qualidades de suas terras oportunas para o desenvolvimento da agricultura. III. Localizada entre os rios Tigre e Karun, formada basicamente por montanhas, essa região pode chegar a 50 graus à sombra. IV. Vivendo da agricultura, foi na mesopotâmia, há milhares de anos, que povos como os Sumérios, Acadianos, Hititas, Caldeus, Babilônios, Romanos e Sírios se fixaram nessa região. Quais estão corretas?

Em relação à escravidão e ao processo de descravização no Rio Grande do Sul, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo. ( ) Entre os anos de 1860 e 1870, iniciou um processo de descravização no Rio Grande do Sul. Nesse período histórico, o Estado Rio-Grandense deixou de ser uma das principais regiões escravistas, assumindo um papel social e demográfico. ( ) O processo de descravização teve base solidificada no valor da venda dos cativos, pois, a partir de 1850, houve um rápido crescimento no valor de venda dos cativos. ( ) O valor de venda dos cativos enquadrou-se dentro do processo de descravização como um impedimento ao envio de cativos para os cafeicultores do centro-sul do Brasil. Isso fez a região de cafeicultores do centro-sul do Brasil apresentar a menor população de cativos nesse contexto histórico. ( ) Existem relatos feitos pelo Ministro da Agricultura de 1884 que colocam o Rio Grande do Sul como o maior exportador de cativos entre os anos de 1874 e 1884. Nessa configuração, os dados registrados apontam a existência de 14.302 cativos enviados a outras regiões. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Professores, direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal ABC se reuniram com o intuito de encontrar caminhos para prevenir e combater ações violentas dentro da escola e na comunidade escolar. A ideia da equipe pedagógica da Escola é unir forças e trazer para dentro da unidade de ensino instituições e entidades que lidam com a questão da violência em diversas esferas sociais. Segundo Perrenoud, a competência de referência que trata da situação acima é:

Para Mittler, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas: I. A mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças. II. A ajudar todos os professores a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as crianças nas suas escolas. III. Prepará-los para ensinarem àquelas crianças que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão. Quais estão corretas?

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas nas assertivas abaixo acerca das discussões e fundamentos sobre o conceito de pré-história. ( ) A historiografia tradicionalmente retratava as origens da humanidade, situando os historiadores no tempo histórico, conhecido como pré-história, conceito este que diverge das convicções dos historiadores na atualidade. ( ) O conceito de pré-história teve sua configuração a partir do século XIX, na Europa, pois os estudiosos acreditavam que só era possível resgatar o passado de uma sociedade através da escrita deixada por ela. ( ) Com o avanço tecnológico, corroborado com o DNA, através da análise de objetos físicos e orais, fica evidente que a invenção da escrita é fundamental para a história. Nesse sentido, ao determinar a análise da idade de fósseis e de relatos arqueológicos, é comprovado por unanimidade pelos historiadores recentes que antes da escrita não existia história. ( ) Ao refletir sobre o assunto pré-história há uma certa reserva pelos historiadores, pois a invenção da escrita, determinada como marco da história, contradiz com o conceito de história do cotidiano e desfigura a possibilidade da valorização da micro-história. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando o contexto histórico, assinale a alternativa que representa o povo cuja produção artística e cultural surge imitando os gregos com o desenvolvimento do Latim, textos de filosofia e política. Também faz parte do legado desse povo as ciências jurídicas.

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando a gênese do período de redemocratização no Brasil e a política externa governamental utilizada nesse contexto histórico.

Assinale a alternativa INCORRETA considerando a visão de Leandro Karnal (2008) sobre conceito de sujeito histórico.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282