Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 36 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.

Cada função no desenvolvimento cultural de uma criança aparece duas vezes, ou seja, primeiro no nível:

Segundo Moretto, na perspectiva da construção do conhecimento, há um novo enfoque a ser dado ao papel do professor, que deve dominar três núcleos de conhecimento. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Características psicossociais e cognitivas.
2. Conteúdos relevantes da área do saber.
3. O papel de mediador da aprendizagem.

Coluna 2

( ) O professor precisa ter sensibilidade e fundamentação necessárias para detectar o contexto de vivência de seus alunos e com isso saber ancorar os novos conhecimentos.

( ) Ao professor cabe conhecer com boa profundidade os conteúdos de sua disciplina ou área do saber.

( ) O professor deve conhecer as competências, as tecnologias disponíveis para o apoio pedagógico e as melhores intervenções pedagógicas, de modo a criar as melhores condições para que o aluno aprenda.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, ao que refere-se a tarefa avaliativa bem elaborada.

( ) Favorece a expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos.

( ) Suscita respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta.

( ) Analisa processos de aprendizagens através de registros classificatórios, como graus numéricos, fichas de comportamento e pareceres roteirizados.

( ) Possibilita ao professor investigar hipóteses construídas por eles.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Analise as assertivas a seguir, considerando o exposto no texto: I. O assunto principal do texto é a presença inexorável do processo decisório mesmo em pequenas decisões cotidianas. II. O texto utiliza uma passagem narrativa como forma de fundamentar um texto biográfico acerca da vida e das descobertas de vários pesquisadores. III. De acordo com a leitura, pode-se inferir que Ana e a autora são amigas, uma vez que são ambas mulheres e compartilham rotinas semelhantes. Quais estão corretas?

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 10, 12 e 31.

Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação.

A União promoverá a realização de pelo menos __________________ conferências nacionais de educação até o final do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo ________________________, instituído nesta Lei, no âmbito do Ministério da Educação. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Segundo Hoffmann, uma tarefa avaliativa bem elaborada favorece: I. A expressão própria de ideias e diferentes estratégias de solução dos alunos. II. Possibilidade de o professor investigar as hipóteses construídas por eles até aquele momento, ou os processos de raciocínio de que se utilizaram. III. Que suscite respostas diferentes de alunos diferentes a uma mesma pergunta. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar, de acordo com Lev Vygotsky.

É fundamental destacar a assertiva de Vygotsky ao dizer que “a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar”. De acordo com o pensamento de Vigotsky, analise as assertivas abaixo: I. Nenhuma criança entra em uma escola e parte do nada, como se fosse uma tábua rasa, sem preenchimento algum, ao contrário, ela traz uma história, algo que vem antes e que pode ou não ter continuidade. II. A aprendizagem não necessariamente inicia-se na idade escolar, para o autor existe uma diferença substancial entre o que é produzido em termos de aprendizagem antes da criança estar na idade escolar e o que ela adquire durante sua estada nas instituições escolares. III. Algumas crianças aprendem através da imitação dos adultos, com isso não há o compromisso em saber de sua pré-história. Quais estão corretas?

Um dos objetivos da escola deve ser o de oferecer ao aluno situações de experiências que o oportunizem realizar aprendizagens. Para tanto, os pressupostos teóricos de Vygotsky, reafirmam a importância das interrelações entre: I. Professor/aluno. II. Aluno/aluno. III. Desenvolver/aprender. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

Segundo a autora, aponta-se para três princípios norteadores da avaliação mediadora que fundamentam a elaboração de registros de avaliação. Sobre os princípios, assinale a alternativa correta.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Assinale a alternativa que apresenta a correta possibilidade de reescrita do trecho “os processos decisórios nos indicam o quanto podemos ser diferentes em cada situação” retirado do texto.

Para responder à questão, considere os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas no que se refere à função dos PCN’s: ( ) Funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira. ( ) Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações. ( ) Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o tema Avaliação na Educação Infantil, de acordo com a autora Jussara Hofmann.

É preciso ressiginificar a avaliação infantil como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282