Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 45 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considere o que se afirma sobre os sinais de pontuação empregados no primeiro período do texto:

Se o Mayflower, o barco dos pioneiros colonos ingleses – os chamados Peregrinos, que saíram de Plymouth, na Inglaterra, rumo à América do Norte –, estivesse cheio de garrafinhas plásticas de água, esse lixo ainda restaria entre nós, quatro séculos depois.

I. Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas, mas pode-se dizer que a autora talvez tenha optado por eles para obter mais clareza, pois já há outras vírgulas no texto.

II. A vírgula que marca a oração adverbial condicional deslocada é a que aparece após água.

III. A primeira e a quinta vírgula encerram um aposto (seguido de outros elementos explicativos) de Mayflower.

IV. A vírgula após Peregrinos é obrigatória porque introduz oração adjetiva explicativa.

Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com o ECA, analise as assertivas abaixo: I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. II. No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola. IV. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma das metas do PNE é alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do:

De acordo com o Plano Nacional de Educação, os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que: I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com a política social. II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural. III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo no ensino fundamental e em rede privada. IV. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. Quais estão INCORRETAS?

Quando estudamos os objetivos da educação física escolar nos deparamos com uma lista extensa, por exemplo: democratizar o acesso a educação física, a busca pela autonomia, lazer e saúde enquanto possibilidades da educação física, etc. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Após o período formal de aulas de educação física na escola (mais de 11 anos ao longo da escolaridade), os alunos deveriam ter condições de manter uma prática regular de atividade física, se assim desejarem, sem o auxílio de especialistas. Deveriam negar atitudes de violência no esporte ou em qualquer outra manifestação social, apreciar um bom espetáculo de dança ou mesmo esporte, reconhecer as características de uma academia de ginástica adequada, posicionar-se criticamente em relação aos padrões de beleza impostos pelas diferentes mídias, participar de um jogo de voleibol na praia no seu tempo livre de lazer, relacionar as diferentes práticas de atividades físicas com aspectos nutricionais e os gastos energéticos, além de muitos outros aspectos. ( ) A discussão sobre saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela educação física, e a abordagem de maior destaque é aquela com base em um entendimento de ser humano e de movimentos fundamentados predominantemente em valores humanos. Essas manifestações podem ser percebidas pela eleição dos conteúdos esportivos orientados ao alcance da performance máxima, ou de concepções que reduzem os alunos a um conjunto anatomofisiológico. ( ) Embora o conceito da instituição escola esteja se alterando nas últimas décadas, ele esteve, até agora, atrelado à reprodução da cultura e do trabalho. Falta, nesse sentido, espaço para o lazer. Essa falta não se restringe às discussões sobre sua importância, mas se confunde com a falta de espaços, horários, contingente humano, enfim, resume o que a escola pensa sobre o lazer: nada ou quase nada. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Ao pensarmos em avaliação do ato de ensinar educação física, nos deparamos com a concepção dos critérios. Analise as definições dos tipos de critérios descritos abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Funcionalista, então poderá tomar como ponto de partida da análise o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que melhoram resistência, força e mobilidade dos alunos. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Biologista, parte do princípio que a prática desportivo-motora em si mesma atua formativamente, então será útil, como guia de análise, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada a medida em que desencadeia prazer nos alunos e contribua para a manutenção da alegria no movimento e no jogo. ( ) Se um professor de educação física se orientar preferencialmente por um Conceito Behaviorista, acredita que a educação física deve se voltar para a melhoria de habilidades técnico-desportivas, operacionalizáveis, então poderá servir, como ponto de partida, o seguinte: a qualidade das aulas de educação física deve ser avaliada na medida em que contribua para o aumento de rendimentos técnico-desportivos dos alunos. A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

Quando estudamos o desenvolvimento motor humano temos a determinação da importância de tal. Sendo assim, analise as assertivas abaixo: I. O desenvolvimento humano é uma área complexa e diversificada de estudo na qual não podemos considerar-nos completamente educados até compreendermos todos os aspectos das mudanças que ocorrem durante várias fases da vida. Devemos esforçar-nos para compreender as mudanças motoras que experimentamos comumente com a idade e suas inerentes mudanças intelectuais. II. A compreensão plena do desenvolvimento motor torna necessário o conhecimento dos domínios cognitivo, afetivo e físico, pois eles não afetam profundamente o comportamento motor. III. A compreensão do desenvolvimento motor humano é importante também para ajudar os indivíduos a aperfeiçoar ou aprimorar seu desempenho nos movimentos, o que pode proporcionar muitos benefícios. Quais estão corretas?

Em relação ao processo ensino-aprendizagem no ensino do desporto, analise as assertivas abaixo: I. A aprendizagem motora se preocupa com o estudo do processo de aquisição de habilidades motoras, em outras palavras, o foco das pesquisas está em investigar como os indivíduos adquirem habilidades motoras. Pode-se dizer que as perguntas feitas em torno dessa preocupação referem-se aos mecanismos internos envolvidos no processo de aquisição de habilidades motoras e os fatores que influenciam esse processo. II. A prática pode ser definida como um esforço consciente de organização, execução, avaliação e modificação das ações motoras a cada tentativa. Ela tem sido um dos fatores mais estudados no campo da aprendizagem motora, uma vez que é um aspecto fundamental para a ocorrência de aprendizagem. III. Além da prática, na aquisição de habilidades motoras, é fundamental a informação, seja esta advinda de fontes externas (feedback extrínseco) ou do próprio corpo (feedback intrínseco). Assim, o feedback, em uma definição mais ampla pode ser entendido como toda informação de retorno sobre um movimento realizado, transmitida pelo professor ou percebido pelo próprio aprendiz, para auxiliar no processo de aquisição de habilidades motoras. Quais estão corretas?

Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas em relação às considerações feitas sobre termos da seguinte frase do texto.

“Temos de ser gratos aos pioneiros por não usarem nada de plástico", pensei pouco tempo atrás, no trem que me levava até Plymouth, na costa sul da Inglaterra. (l. 10 e 11)

( ) Temos/pensei – verbos cujos sujeitos são ocultos.

( ) gratos – predicativo do sujeito.

( ) aos pioneiros – complemento nominal.

( ) nada de plástico – complemento verbal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Para responder a questão seguinte considere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I. Buscar refúgio, auxílio e orientação. II. Crença e culto religioso. III. Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação. IV. Opinião e expressão. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou: I. Por diferentes estratégias de educação continuada. II. Em instituições especializadas. III. No ambiente de trabalho. Quais estão corretas?

Para responder a questão seguinte considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Até o final do primeiro semestre do nono ano de vigência deste PNE, o Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional, sem prejuízo das prerrogativas deste Poder, o projeto de lei referente ao Plano Nacional de Educação a vigorar no período subsequente, que incluirá:

Para responder a questão seguinte considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

Os objetivos dos PCN’s se definem em termos de capacidades de ordem:

Assinale a alternativa INCORRETA acerca do que se afirma sobre duas ocorrências do vocábulo COMO (l. 13 e 23).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282