O processo de mudança organizacional possui diferentes
aspectos. Mintzberg (2006) utiliza a figura do cubo para
caracterizar este processo. As faces do cubo mostram as duas
principais dimensões da mudança, a estratégia e a
organização. Acima e abaixo do cubo estão os níveis em que
pode haver mudança, que vai desde uma mudança conceitual,
das posições estratégicas e estrutura da organização,
localizada no topo do cubo, até mudanças concretas, conforme
figura abaixo.
Constituem a dimensão Organização, do nível concreto para
o conceitual, os seguintes elementos:
A figura abaixo representa o modelo geral de programas
governamentais, com seus componentes. Para cada
componente do modelo aplica–se um tipo de avaliação.
Considerando a numeração entre parênteses no interior da
figura, a relação correta dos tipos de avaliação
correspondentes aos componentes do modelo é:
Será concretado um pilar cilíndrico de concreto armado, com raio de 0,5m e altura de 5m. A taxa de armadura dessa peça é de 200 kgf/m3.
Desprezando–se eventuais desperdícios, e adotando–se a aproximação π= 3,14, as quantidades de concreto e aço que serão utilizados para a execução desse pilar são, respectivamente, de:
Uma das modalidades de contratação para uma obra é por preço fixo, ou seja, o contratado executará a obra, conforme projeto e especificações técnicas, dentro de um prazo determinado e por um preço pré-estabelecido. Este regime também é conhecido como:
A figura abaixo apresenta uma máquina bastante utilizada
na construção civil.
Essa máquina é utilizada para:
Observe o desenho abaixo, que mostra um elemento de fundação.
Este tipo de fundação é denominado:
Uma laje maciça de concreto armado, constituído por cimento Portland comum, possui 12cm de espessura. Para essa laje,
o tempo mínimo requerido para retirada de suas formas é de:
Na fiscalização da execução de piso com material cerâmico em uma loja comercial, com tráfego intenso de pessoas e sujeito
à lavagem periódica, deve–se observar se:
A Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) tem como fato gerador o poder de polícia conferido ao IBAMA para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta atividade passiva da TCFA, mas com pequena relação entre potencial de poluição e grau de utilização é:
Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:
Os três blocos principais de implantação da Gestão
Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e
Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o
alinhamento da arquitetura organizacional implementadora
e a implantação de mecanismos de monitoramento e
avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na
construção da agenda estratégica:
A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida
por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre
como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar
valor público a partir de três tipos de enfoques:
estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que
devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de
estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a
identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar
o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem
de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três
aspectos fundamentais para a criação de valor público:
Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas,
avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais
nas afirmativas a seguir:
I – A política pública permite distinguir entre o que o governo
pretende fazer e o que, de fato, faz.
II – A política pública envolve vários atores e níveis de decisão,
embora seja materializada através dos governos, e não
necessariamente se restringe a participantes formais, já que
os informais são também importantes.
III – A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.
IV – A política pública é uma ação intencional, com objetivos a
serem alcançados.
V – A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é
uma política de longo prazo.
Assinale:
Ao longo de todo o processo de realização de uma obra, é necessário um rigoroso controle técnico, administrativo e financeiro. Como medidas associadas ao controle administrativo da obra, podem–se citar:
Observe o cronograma inicial de realização de algumas das atividades de uma obra:
Posteriormente, foram verificadas as seguintes ocorrências:
– o início da instalação do canteiro deverá ser postergado em 15 dias;
– o serviço de fundação deverá durar 1 mês a mais do que o previsto acima;
– o serviço de superestrutura deverá durar 15 dias a mais do que o previsto acima;
O cronograma acima deverá ser ajustado, respeitadas ainda as seguintes condições:
– os serviços preliminares só poderão ser realizados após o término da instalação do canteiro;
– a fundação só pode ser iniciada 15 dias após terem iniciados os serviços preliminares;
– a superestrutura só pode ser iniciada quando o serviço de fundações estiver concluído;
– a cobertura só pode ser iniciada quando o serviço de superestrutura estiver concluído;
Sabendo–se que se deseja entregar a obra o mais rápido possível, o novo prazo previsto para a conclusão dessas atividades será: