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O processo de mudança organizacional possui diferentes

aspectos. Mintzberg (2006) utiliza a figura do cubo para

caracterizar este processo. As faces do cubo mostram as duas

principais dimensões da mudança, a estratégia e a

organização. Acima e abaixo do cubo estão os níveis em que

pode haver mudança, que vai desde uma mudança conceitual,

das posições estratégicas e estrutura da organização,

localizada no topo do cubo, até mudanças concretas, conforme

figura abaixo.

Constituem a dimensão Organização, do nível concreto para

o conceitual, os seguintes elementos:

A figura abaixo representa o modelo geral de programas

governamentais, com seus componentes. Para cada

componente do modelo aplica–se um tipo de avaliação.

Considerando a numeração entre parênteses no interior da

figura, a relação correta dos tipos de avaliação

correspondentes aos componentes do modelo é:

Será concretado um pilar cilíndrico de concreto armado, com raio de 0,5m e altura de 5m. A taxa de armadura dessa peça é de 200 kgf/m3.
Desprezando–se eventuais desperdícios, e adotando–se a aproximação π= 3,14, as quantidades de concreto e aço que serão utilizados para a execução desse pilar são, respectivamente, de:

Uma das modalidades de contratação para uma obra é por preço fixo, ou seja, o contratado executará a obra, conforme projeto e especificações técnicas, dentro de um prazo determinado e por um preço pré-estabelecido. Este regime também é conhecido como:

A figura abaixo apresenta uma máquina bastante utilizada

na construção civil.



Essa máquina é utilizada para:

Observe o desenho abaixo, que mostra um elemento de fundação.

Este tipo de fundação é denominado:

Uma laje maciça de concreto armado, constituído por cimento Portland comum, possui 12cm de espessura. Para essa laje,

o tempo mínimo requerido para retirada de suas formas é de:

Na fiscalização da execução de piso com material cerâmico em uma loja comercial, com tráfego intenso de pessoas e sujeito

à lavagem periódica, deve–se observar se:

A Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) tem como fato gerador o poder de polícia conferido ao IBAMA para controle e fiscalização das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. Dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta atividade passiva da TCFA, mas com pequena relação entre potencial de poluição e grau de utilização é:

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:

Os três blocos principais de implantação da Gestão

Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e

Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o

alinhamento da arquitetura organizacional implementadora

e a implantação de mecanismos de monitoramento e

avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na

construção da agenda estratégica:

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida

por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre

como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar

valor público a partir de três tipos de enfoques:

estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que

devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de

estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a

identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar

o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem

de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três

aspectos fundamentais para a criação de valor público:

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas,

avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais

nas afirmativas a seguir:



I – A política pública permite distinguir entre o que o governo

pretende fazer e o que, de fato, faz.

II – A política pública envolve vários atores e níveis de decisão,

embora seja materializada através dos governos, e não

necessariamente se restringe a participantes formais, já que

os informais são também importantes.

III – A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.

IV – A política pública é uma ação intencional, com objetivos a

serem alcançados.

V – A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é

uma política de longo prazo.



Assinale:

Ao longo de todo o processo de realização de uma obra, é necessário um rigoroso controle técnico, administrativo e financeiro. Como medidas associadas ao controle administrativo da obra, podem–se citar:

Observe o cronograma inicial de realização de algumas das atividades de uma obra:

Posteriormente, foram verificadas as seguintes ocorrências:

– o início da instalação do canteiro deverá ser postergado em 15 dias;
– o serviço de fundação deverá durar 1 mês a mais do que o previsto acima;
– o serviço de superestrutura deverá durar 15 dias a mais do que o previsto acima;

O cronograma acima deverá ser ajustado, respeitadas ainda as seguintes condições:

– os serviços preliminares só poderão ser realizados após o término da instalação do canteiro;
– a fundação só pode ser iniciada 15 dias após terem iniciados os serviços preliminares;
– a superestrutura só pode ser iniciada quando o serviço de fundações estiver concluído;
– a cobertura só pode ser iniciada quando o serviço de superestrutura estiver concluído;

Sabendo–se que se deseja entregar a obra o mais rápido possível, o novo prazo previsto para a conclusão dessas atividades será:

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